quinta-feira, 20 de fevereiro de 2020

Sociedade e Meio Ambiente.





52 comentários:

  1. O valor que o governo federal e os estados deixam de arrecadar com a isenção fiscal aos pesticidas é equivalente a quase quatro vezes o orçamento total previsto para o Ministério do Meio Ambiente neste ano (R$ 2,7 bilhões) e mais que o dobro do que o SUS gastou em 2017 para tratar pacientes com câncer (R$ 4,7 bilhões).

    http://www.observatoriodaimprensa.com.br/sistemas-alimentares/bolsa-agrotoxico-empresas-recebem-isencoes-de-impostos-de-r-10-bilhoes-ao-ano/

    ResponderExcluir
  2. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Ana Caroline
    Número: 02
    4º Formação de Docentes
    Os vídeos nos mostra dois modelos de sistema o primeiro é o sistema linear, onde tudo tem uma ordem a ser seguida. Seres humanos vivem em volta desse conjunto no qual algumas pessoas como o governo e corporações tem mais valor do que os indivíduos que trabalham. Com o inicio da produção industrial estamos utilizando dos recursos naturais que o planeta nós oferece, os itens produzidos nos mercados tem um custo muito baixo se começarmos analisar os processos que se passam se torna muito barato e concluímos que pagamos com o uso de recursos naturais e perda de ar puro tendo como consequência doenças como o câncer e a asma.

    As pessoas trabalham nesse sistema por não existir outra alternativa, a maioria delas são mulheres que estão em período fértil ou já na gestação tendo problemas graves por conta dos produtos químicos. As mercadorias produzidas viram lixo em menos de 6 meses.

    Com isso a publicidade e a mídia causam grandes impactos nas nossas vidas, elas nos convencem a jogar coisas úteis no lixo por conta da publicidade. Atualmente consumimos o dobro do que a 50 anos atrás e o quanto consumimos é o que nos dá valor. O principal objetivo é produzir mais bens de consumo deixando saúde, educação, segurança entre outros aspectos importantes de lado. Em nossas casas temos mais coisas porem menos tempo para o que nos fazem felizes, chegando em nossos lares utilizamos o tempo livre para assistir TV e fazer compras, criando novamente um ciclo: trabalhar, ver televisão, comprar e assim sucessivamente. Reciclar e uma das soluções mas não apenas o suficiente de deixar o meio ambiente preservado.

    Nossa sociedade está totalmente desfigurada, algumas pessoas tem demais e outras de menos passando necessidades, precisamos nos consciencializar preservando o meio ambiente e garantindo o bem estar das pessoas as quais dependem disso.
    http://www.revistaea.org/pf.php?idartigo=479

    ResponderExcluir
  3. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Maria Rita Bet Lodi
    Número:24
    4 formação de docentes
    Ja como diz o video,o sistema em que vivemos é um sistema em crise, que pensa mais nos lucros e menos nas pessoas e nos recursos naturais que são perdidos durante a construção de um produto que mais tarde servirá ao consumismo.
    Prova de que o governo pensa mais no lucro do que nas pessoas é que apesar da quantidade de alimentos/produtos que são produzidos no Brasil ainda existem pessoas passando fome e necessidade, sem uma educação básica muitas vezes.
    Portanto, só haverá melhoria se criarmos um novo sistema, onde a prioridade seja as pessoas e a natureza e não o lucro.



    https://youtu.be/k9-8V95__AY



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna:Lituani Thasline Da Silva
      Número:18
      4°Formação de doscente
      Sobre o vídeo:Bauman:consumismo e
      sociedade de consumidores...
      Segundo o vídeo o sociólogo e filósofo Bauman dizia que o consumo é o Centro da vida social.
      Achei muito interessante a questão da venda da força de trabalho,o consumo acaba transformando o consumidor em mercadoria ,fazendo ele vender algo (sua força) para comprar o que deseja.
      Isso realmente é o que acontece,as pessoas ficam nesse ciclo do trabalho para as compras.
      As mercadorias tem finalidade de mercado, ou seja, são produzidas em grande escala para poderem ser colocadas nos comércios tendo objetivo o lucro.

      Excluir
  4. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna:Lituani Thasline Da Silva
    Número:18
    É de conhecimento, que a harmonia do meio ambiente e a sociedade está abalada, com isso cada vez mais o consumo, a poluição, o lixo aumentam. As pessoas usam os recursos naturais de uma maneira desenfreada, tudo isso compromete o meio ambiente trazendo prejuízos para todos os seres.
    O lucro é a base de tudo,independe se afetará outras vidas. O governo busca seu próprio crescimento, invés de pensar na população. A sociedade trabalha cada vez mais motivados pela propaganda para poderem satisfazer o ego inflado consumista.
    Observamos uma sociedade doente que sofre consequências de atitudes dos próprios humanos.
    Pessoas que trabalham em empresas que podem prejudicar sua saúde, isso quando há emprego,pois muitos não conseguem e passam fome mesmo em um mundo que produz comida suficiente para todos.
    Como o próprio video1 diz a melhoria acontecerá quando de modo geral não disperdissarmos recursos e pessoas. Precisamos mudar o caminho,pois o desequilíbrio total ainda não aconteceu.


    https://youtu.be/r6bG_yN-R28

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Taysa Mara da Silva
      Número: 32

      Sobre o vídeo: É chocante ver que ainda existe lugares onde famílias não tem água tratada, luz e comida, através das mídias vemos apenas um país que investe milhões em carnaval enquanto crianças passam fome e sede, país onde os programas do governo muitas vezes não atendem as famílias que realmente necessitam, e para onde vai todo o dinheiro arrecadado com os impostos? Se utilizassem esse dinheiro em prol de uma sociedade mais humana onde crianças não passariam fome, com certeza haveria menos investimento em carnaval e mais pessoas conscientes.

      Excluir
    2. Aluna: Ana Paula Seccon
      N° 03
      4°formação de Docentes
      Concordo completamente com o comentário acima, hoje em dia os grandes produtores só pensam em gerar lucro para si mesmo,ao invés de pensarem um pouco nas situações precárias que alguns individuos vivem na nossa sociedade, e também não pensam que a fome pode estar entre nós.

      Excluir
    3. Aluna: Victória Graboski n°34
      4° Formação de Docentes

      Não concordo que o grande vilão de uma sociedade mais desenvolvida seja o Carnaval. Pelo contrário, esta festa pode trazer um grande lucro para o governo (por questões de turismo e consumo aumentados nesta época), que poderia ser aplicado em programas sociais.
      O principal fator da desigualdade vivida hoje é causada pela má regência por parte dos órgãos políticos, que preferem fazer acordos com grandes produtoras e empresários do que se preocupar em acabar com a fome e a sede dos mais necessitados.

      Excluir
  5. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Taysa Mara da Silva
    Número: 32
    4° Formação de Docentes

    Ciclo da sociedade

    Nós vivemos em um ciclo, iniciando pelos recursos naturais que são extraídos pelas indústrias, as mesmas causam a poluição do meio ambiente, o que é produzido nas fábricas vai para o comércio, os produtos são lançados através da mídia para que a população se torne cada vez mais consumista.
    Após comprarmos esses produtos 99 % vira lixo em menos de 6 meses! Uma porcentagem bem significativa onde apenas 1 % é aproveitado, com isso pessoas que ocupam grandes cargos na sociedade tendem a ganhar cada vez mais, a população está sendo manipulada e induzida ao consumo.
    Diante disso, está nítido qual é o nosso ciclo de vida, trabalhar, ver e comprar, uma mente alienada causa problemas apenas para si, mas uma nação alienada, causa um atraso irreparável na sociedade. Pare, pense e mude suas atitudes, ainda há tempo para salvarmos nosso futuro.

    https://youtu.be/kOLMrk6p5ow

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Maria Rita Bet Lodi
      Número:24
      4 Formação de Docentes

      A ambição de sempre querer mais e melhor, está tornando as pessoas cegas em relação ao cuidado,ja não enxergamos que sem cuidado tudo acaba, que o desperdicio, a falta de preservação está acabando com tudo aquilo que nos mantém vivos, o meio ambiente, e quando acabarmos com ele, acabaremos com nossa própria espécie, pois não somos capazes de viver sem natureza. As pessoas precisam aprender a querer menos e cuidar mais, pois assim teremos natureza e vidas por muito tempo.

      Excluir
    2. Colégio Estadual Santa Bárbara
      aluna:Maria Eduarda Nalon
      n°:23
      4°Formação de Docentes
      Partindo do principio pode se dizer que as necessidades dos indivíduos aumentaram a partir do desenvolvimento global, junto desse fator um consumismos execivo, o que antes era desenvolvido com o básico hoje necessita do moderno indivíduos totalmente alienados a moda de consumismo, adquirir produtos sem necessidade.

      Excluir
  6. A produção de alimentos não tem objetivo principal matar a fome, e sim para a lucratividade dos comerciantes. Porém a fome aumenta cada vez mais, será que é a falta de alimento? O que não sabemos, grande parte que poderiam servir de alimentos a milhares de famílias, nem sempre chega até o consumidor, como podemos ver no vídeo "Ilha das Flores". Segundo a ONU, o total dos alimentos não utilizados, pelo menos 10% se perdem nas plantações. 50% são perdidos na distribuição, transporte e no abastecimento. Onde sobra apenas 40% para o consumo.
    Os comerciantes e consumidores também fazem parte dessa responsabilidade, optam muitas das vezes em descartar aqueles que estão fora dos padrões de aparência. O desperdício está também no hábito de adquirir mais do que se pode ser consumido e antes de tentar mudar o mundo, precisamos mudar os nossos costumes.
    https://youtu.be/eLq3GzSDnZc


    Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna; Cibelly Michelon n°09
    4° Formação de Docentes

    ResponderExcluir
  7. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Luana Tarasciuk da Silva
    Número: 19
    4° Formação de docentes

    Antes a fome era um problema muito maior do que é hoje, mas com os avanços científicos conseguimos aumentar em grande escala a produção de alimentos. Mas Então por que tantas pessoas não tem acesso ao alimento? É simples, porque o mercado visa exclusivamente o lucro e não a distribuição do alimento entre a população.

    Fome e capitalismo
    https://youtu.be/IStS8hAEeHE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como foi falado no vídeo a fome é muito grande não só no nosso país mas sim no mundo todo. E cada vez mais ela vem crescendo com o decorrer dos anos com tudo isso que vem acontecendo desde dos tempos passados porém agora está crescendo cada vez mais e com isso vem doenças que acabam afetando essas pessoas que passam fome então isso é muito preocupante, e deve ser refletido pois de alguma maneira isso tenque da uma amenizada.

      Aluna:Jéssica Thais Gonçalves da Maia
      4°Formação de Docentes

      Excluir
    2. E inadmissível que nos tempos de hoje com uma alta tecnologia, ótimos equipamentos, temos pessoas que passam fome, produzimos mais do que podemos comer e para aonde vai este excesso de comida ? Provavelmente para o lixo, pois grandes produtores pensam no alimentos como produto para exportação, um mero produto, esquecendo que várias pessoas não tem o que comer e a cada ano produzimos mais, e a fome vem aumentando aonde e apenas visado o lucro e não o ser humano
      Luis Felipe Pereira da luz n 20

      Excluir
  8. Aluna: Ana Pula Seccon
    4°Formação de Docentes
    N° 03

    Sociedade Capitalista
    Hoje em dia o principal objetivo de qualquer pessoa é lucrar, não apenas Pessoas Jurídicas, mas nós também como pessoas fisicas, procuramos sempre subir para o mais alto nível das clases, porque segundo nosso pensamento fútil oque nos trará felicidade é a riqueza, porém tem pessoas vivendo da miséria, sendo colocado a baixa do nivel de porcos. Suas alimentações muitas vezes são podres e nojentas oque pode causar várias doenças. Se imagine sem comida, sem dinheiro e com quatro filhos para criar, porque você não tem meios de se prevenir. Entao oque vc faria?. Oque você faria para mudar o mundo hoje? Oque você faria para alimentar o maior núméro de pessoas que passam fome hoje.
    https://nacoesunidas.org/fao-fome-aumenta-no-mundo-e-afeta-821-milhoes-de-pessoas/

    ResponderExcluir
  9. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Beatriz Rossoni
    4º Formação de Docentes
    Nº 05

    Com o passar dos anos a fome aumenta cada vez mais e o desperdício de alimentos também. Esses alimentos que são jogados fora poderia estar alimentando varias famílias que ainda passam fome.
    Só o Brasil desperdiça cerca de 26,3 milhões de toneladas de alimentos por ano, enquanto isso 5,2 milhões de pessoas passam fome no Brasil (dados de 2013).
    O relatório da FAO, mostrou que a fome aumentou no mundo todo, em 2017 cerca de 821 milhões de pessoas passavam fome em todo planeta.
    Os estabelecimentos em gerais jogam muito alimentos fora, sendo que poderia suprir a fome de muitas famílias, porem pensam mais na lucratividade ao envés de ajudar o próximo.


    https://www.youtube.com/watch?v=uwXcErXvp1E

    ResponderExcluir
  10. Como mostra o video História das coisas, só é dado valor quando o produto vai do mercado para a casa do consumidor e o valor dele não paga os salários adequados para o trabalhador que está lá para garantindo o sustento de sua familia.
    As empresas de eletrônicos por exemplo, elas lançam um produto que promete ser ótimo e a durabilidade dele é enorme. Mas com o passar do tempo o produto vai se estragando sozinho, as mesmas deviam fazer um teste de anos antes de colocar para o uso das pessoas.
    As fabricantes criam o produto com uma cerca durabilidade, que quando o mesmo não prestar mais elas estão sendo forçadas a comprar outro.
    Ao mesmo tempo que se tem pessoas querendo preservar o mundo também tem as que querem acabar com ele. A % de pessoas tirando os recursos naturais do mundo é muito maior das que querem preserva-lo.
    Hoje tudo gira em torno de moda e marca, se não se tem tal produto de determinada marca pessoas acabam sofrendo preconceito por causa disso.

    Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno: Thiago Henrique n°33
    4°FD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim realmente as empresas colocam uma durabilidade enorme sobre seus produtos mas na maior das vezes nunca isso retrata a realidade, após pouco tempo já ficamos sem e precisamos comprar novos produtos , causando uma grande quantidade de lixo no nosso meio ambiente.
      Aluno:adriel

      Excluir
  11. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Meliza Nalon n°27
    4° Formação de Docentes

    O video "História das coisas", mostra o terrível ciclo que mercadorias de diversos tipos passam diariamente. Matérias primas naturais estão se esvaindo justamente para suprir necessidades egoístas, desenfreadas e desnecessárias das pessoas.
    Tudo o que é comprado, uma hora ou outra vai parar no lixo, pois, propositalmente, algumas empresas de produtos, geralmente eletrônicos, diminuem o tempo de "vida" do mesmo para fazer os consumidores adquirirem sempre as novidades e não ficarem "para trás".
    Com a forte influência das mídias sociais isso vem ocorrendo cada vez mais, nos fazendo comprar coisas fúteis que não vão durar por muito tempo.
    Esse é o ciclo consumista que vivemos nos dias de hoje.

    https://www.youtube.com/watch?v=JEscMq36Oes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Sônia Aparecida Rodrigues Santos
      n°:30
      4°Formação de Docentes
      Proteger o nosso mundo é uma obrigação de todos. Se cada um fazer a sua parte faremos a diferença. Consumir de forma adequada todos concordamos, mas nem todos fazem.
      Temos que cuidar do hoje para que o amanha exista. Consumir com consciência é contribuir para um mundo melhor.

      Excluir
    2. Uma solução para pararmos pelo menos um pouco esse ciclo consumista é adotar um estilo de vida mais sustentável e minimalista, comprar somente o necessário, ver da onde esses produtos estão chegando e situação em que eles são produzidos.

      Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna:Daniele Aparecida Oliveira Soares
      n°:11
      4°Formação de Docentes

      Excluir
  12. Colégio estadual Santa Bárbara
    Aluna: Jéssica Thais Gonçalves da Maia
    4° Formação de Docentes

    Podemos perceber com o vídeo "história das coisas" que temos o papel na sociedade só de comprar essas coisas mas nunca paramos pra pensa de onde elas vem e para onde elas vão quando nos desfazendo dela.
    Essa ação da retirada desses recursos do meio ambiente para a fabricação desses produtos que comercializamos e consumimos esta prejudicando nosso planeta e isso no futuro vai haver consequências, o homem só pensa no lucro que aquele produto depois de feito irá gerar. Então com esse pensamento focado só no "lucro" faz com que ele não reflita sobre o desgaste que está fazendo no planeta, e isso não vai afeta apenas quem fez isso mas sim o resto da humanidade.
    A humanidade vive em uma crise que o governo certamente prefere fechar os olhos e ver só o que tem de bom na sociedade e o que os cidadãos podem contribuir com isso, ou seja fazendo esses produtos para serem vendidos e gerando benefícios para as pessoas que ficam na alta sociedade.
    https://youtu.be/wcBwFCVC1R0
    https://youtu.be/wcBwFCVC1R0

    ResponderExcluir
  13. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Tainá Katlin Loures
    Número: 31
    4° Formação de Docentes
    Atualmente vivemos em uma sociedade onde as pessoas que tem mais dinheiro são mais valorizadas do que as pessoas trabalhadoras que passam horas dentro das industrias, até mesmo as mulheres gestantes, correndo riscos trabalhando com produtos tóxicos, mas como não veem outras alternativas são obrigadas a trabalhar nessas condições.
    As toxinas saem das fabricas como produtos, mas mais ainda como poluentes, mas isso só ocorre pelo fato da sociedade ser consumista, alienados e muito mais, pois cada vez que é lançado produtos novos, nós compramos e isso faz com que seja feito mais ainda e como são vendidos por valores baixos os donos das empresas pagam um salário baixo também para os trabalhadores.
    Em nossas casas temos muitas coisas que de alguma forma estamos colaborando co
    m a poluição do meio ambiente, até mesmo muitas vezes estamos jogando fora alimentos que podem ser consumidos, não pensamos que em algum lugar do mundo tem pessoas que não tem esse alimento para comer e se alimentam de comidas que são jogadas fora.

    https://www.youtube.com/watch?v=iES7FKPukbk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, não devemos pensar só nas pessoas que passam fome, mas também nas pessoas que jogam essa comida que poderia estar alimentando muitas outras pessoas, devemos encontrar uma solução para esse grande problema que cada dia fica pior.
      Aluna:Marina Lopes

      Excluir
  14. Colégio Estadual Santa Bárbara
    aluna:Maria Eduarda Nalon
    n°:23
    4°Formação de Docentes
    Desigualdade Social
    Partindo de uma visão ampla do desenvolvimento social,pode-se dizer que um dos principais temas tratados, e o capitalismo junto de suas desigualdade social, onde alguns tem muito, e muitas tem pouco, ou quase nada, dissemina a realidade do individuo referente a compaixão com o próximo, pode ser visto na passagem em que os empregados separavam o resto dos alimentos orgânicos que achavam "bom", o povo fica com o resto dos alimentos que não era considerados bons para os porcos.
    https://www.youtube.com/watch?v=nlF_d9Xw01Y

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Mayara Rodrigues Antunes n°26
      4°FD
      Podemos levar em consideração que o Brasil é um país onde é praticamente impossível implantar um sistema igualitário, primeiramente porque vivemos em um local onde existe muita diversidade e com isso se torna difícil manter uma igualdade perante todos os cidadãos.
      A renda é mal distribuída,pois o poder está nas mãos de uma minoria a qual tem mais dinheiro e desenvolvem grande influência na vida da maioria da população que está a mercê de vários problemas relacionados tanto a moradia,saúde, educação e saneamento básico.

      Excluir
  15. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Mayara Rodrigues Antunes n°26
    Turma: 4°FD
    Consumismo,o mal do século

    Como vimos em ambos os vídeos, consumismo está altamente ligado às nossas vidas, porém, nos últimos anos ele vem nos trazendo graves consequências.Vivemos em um loop infinito do consumismo desenfreado que nos trás graves problemas ambientais.
    O ciclo do consumismo nos torna marionetes do sistema, onde muitos acreditam que possuir algo vai os fazer se incluir dentro de algum grupo do âmbito social, pois a mídia lhes passa isso. Como o dito de George Orwell- "a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa"- ou seja, tudo está entrelaçado e conduzindo a ruína de nosso planeta.
    Podemos salientar que a necessidade por adquirir novos produtos assim que lançados não é algo individual pois por de trás disso existe outros grupos de pessoas. Mas isso não impede de começarmos nos mesmo se conscientizar e preservar o pouco que ainda resta do nosso meio ambiente.

    https://www.youtube.com/watch?v=ni4Ya9fL1TQ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Ana Caroline
      Número: 02
      4º Formação de Docentes

      Sociedade de consumo
      O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade de bens, mercadorias ou serviços. Atualmente nossa sociedade está "educando" as outras pessoas para ter um estilo de vida específica de consumo seja por status na sociedade, por impulso ou simplesmente para fazer se sentir incluso. Esse processa começa na nossa infância com as dependências das compras, tudo isso por influência da mídia. Precisamos repensar sobro nossos atos pois o consumismo está determinando quem somos, estamos necessitando mudar nossos hábitos para que essa sociedade consumista tenha fim e possamos controlar nossas próprias vidas.

      Excluir
  16. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Nicole dos Santos de Oliveira
    Turma: 4°FD
    N°: 28

    Com o mundo capitalista onde vivemos, tudo o que é feito visa estritamente o lucro. E com a indústria de alimentos não é diferente, mais da metade dos alimentos produzidos são jogados fora, desde a plantação até chegar a mesa do consumidor. Muita comida é jogada no lixo por diversos fatores, sendo alguns deles: na hora da colheita, transportação realizada de maneira inadequada, por não estarem esteticamente bonitos, pelo consumismo exagerado, mas principalmente para aumentar o preço, afinal quanto menor a oferta mais caro o produto se torna. Assim, milhares e milhares de alimentos em ótimo estado para o consumo são desperdiçados a cada ano. Esta é uma situação extremamente preocupante já que a fome no mundo vem aumentando cada vez mais, famílias são vistas em condições alimentares desumanas onde acabam tendo que comer restos e migalhas do lixo, isso quando encontram algo, pois muitas vezes não consomem literalmente nada até infelizmente morrerem de fome. E isso tudo por uma sociedade desprovida de empatia e amor, que apenas valoriza o poder aquisitivo e não as condições de vida população, se continuarmos assim a situação só tende a piorar, pois o índice populacional é cada vez maior.

    https://www.politize.com.br/fome-no-mundo-causas-e-consequencias/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como retratada na notícia, a fome vem atingindo cada vez mais pessoas, mas o pior problema são as causas que nos levam até esse quadro tão deprimente e significante da fome atualmente. A falta de alimentos, se analisada, pode ser vista como o último dos pontos que nos levam a esse disparate. Possuímos alimentos, muitas vezes em grandes quantidades, mas o principal motivo que impede que os mesmos cheguem até as pessoas que necessitam, é o lucro exacerbado, ou seja, não pode pagar então é melhor jogar fora do que alimentar alguém que esteja necessitando. Infelizmente é esse o pensamento de uma sociedade que visa apenas a lucratividade, deixando o bem-estar do ser humano de lado, tornando-o a última opção no quadro de importância.

      Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna:Luzia Ap.dos Santos n°21
      Turma:4°F.D.

      Excluir
  17. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna:Luzia Ap.dos Santos
    Turma:4°F.D.
    Número:21

    Podemos observar que vivemos em uma sociedade capitalista, sendo assim, o principal objetivo é o lucro. Portanto não interessam valores morais quando o assunto envolve lucratividade, as pessoas não pensam sobre como o outro está vivendo, pois isso se caracteriza como um ponto do sistema capitalista, a propriedade privada. Assim, vemos que nossa sociedade acabou entrando em um "desequilíbrio financeiro", isto é, as empresas apenas visando seu poder financeiro privado, induzem as pessoas por meio de propagandas a comprarem coisas desnecessárias, forjando na mente das mesmas que elas necessitam daquilo, o que em grande parte não é verdade.
    Mas e os valores morais? Quando o assunto é lucro, os mesmos são postos em segundo plano, no entanto cabe a consciência de cada um.
    Porém somos uma sociedade, então querendo ou não, a sua atitude atinge alguém, seja direta ou indiretamente.

    https://youtu.be/kw1b7wpwlVY

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Nicole dos Santos de Oliveira
      Turma: 4° FD
      N°: 28

      Sobre o vídeo:
      É muito triste ver cenas como essa, crianças, jovens e adultos em casos de subnutrição e que acabam morrendo de fome, como citado no vídeo mais da metade da população do Iêmen passa fome, mas não só nesse país assim como em outros lugares do mundo também, inclusive o Brasil. Enquanto isso, o restante da sociedade desperdiça comida como se não houvesse amanhã, alimenta cada vez mais a cultura do consumismo e não demonstra importância e empatia alguma em relação a essas pessoas que estão em situações de extrema pobreza. Esse quadro necessita de mudança imediata, as pessoas precisam abrir os olhos e ver a situação do próximo, deixando de lado a questão de lucratividade e produção, caso contrário o mundo irá se acabar da pior maneira possível.

      Excluir
  18. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna:Sônia Aparecida Rodrigues Santos
    n°:30
    4°Formação de Docentes
    A Fome no Brasil
    Apesar dos grandes avanços tecnológicos, econômicos sociais,a falta de comida no Brasil é continua. Isso acontece em processo do resultado da desigualdade de renda.
    O Brasil não tem falta de alimentos pelo contrario a quantidade de comida desperdiçadas é de toneladas por ano.
    É difícil entender um pais onde é bastante evoluído na produção agrícola,que tem como objetivo maior na exportação e deixa seu povo de classe econômica baixo, na miséria. A preocupação e o amor com o próximo esta muito longe da realidade.
    para o governo fornecer cestas básicas não resolve o problema apenas adia o mesmo,é preciso oferecer condições para que o cidadão tenha possibilidades de auto-sustentar por meio de um trabalho e uma remuneração digna. Uma das medidas a longo prazo é melhorar a educação publica,só assim as pessoas terão uma maior independência financeira e os índices de fome poderão ser reduzidos.
    https://www.youtube.com/watch?v=YchVf3uT5Hg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Aluna: Meliza Nalon n°27
      4° Formação de Docentes

      Se o lucro que o produtor rural recebesse de volta ao vender seu produto a um supermercado, fosse equivalente ao que ele produz diariamente, não haveria tanto desperdício. Está cada vez mais difícil uma pessoa garantir sua cesta básica porquê os produtores jogam fora aquilo que não conseguiram vender, automaticamente aumentando o preço dos produtos.

      Excluir
  19. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Júlia Damini de Carvalho
    Série: 4° Formação de Docentes
    Como podemos ver no vídeo, a vida humana hoje não tem mais valor, colocamos a lucratividade na frente de tudo, colocamos qualquer coisa na frente de uma vida.
    As pessoas não se importam mais com o outro, pensam em si só, no seu bem estar, sem dar ouvido a outros, mostra no vídeo, o senhor dando prioridade para um porco, e só depois deixando a pessoas que moravam naquele lugar escolher algo para comer, uns tem tanto e outros nada, usamos, quebramos, deixamos estragar as coisas, sem dar valor algum, enquanto uns tem tudo, outros não tem nada, e precisam se contentar com coisas estragadas, e ficam felizes de ver, mesmo que seja estragado pois é aquilo ou mais fome. Crianças nascem e morrem muitas vezes sem conhecer comida de verdade, sem conseguir ter noção alguma do básico do básico, no vídeo abaixo podemos ver o quão triste é a vida de pessoas passando fome, de crianças morrendo por não ter nada, sem conhecer uma comida saudável e que sustente elas.
    https://youtu.be/UI3yFKVrE4I

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mostrado na reportagem a fome é um problema grave, que não é só pela falta de comida, mas sim pela má destribuição dela. Como num mundo tão globalizado como o nosso possa existir a fome e a obesidade coexistindo simultaneamente. É algo que devemos pensar?

      Excluir
  20. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno: Bruno Ribeiro
    Número: 06
    4° Formação de Docentes

    A Era da Imformacão ou Era Digital, traz comsigo inumeras transformações na sociedade ao longo do tempo, desde o jeito de ser e pensar ate a forma de comunicar-se e trabalhar. Não dá para negar que com os avancos tecnologicos tem suas vantagens, porém se não for usada corretamente pode se tornar um perigo.
    Essa facilidade em transmitir informação gerada pela globalização aliada ao desejo do capitalismo em gerar lucro, tormou-se uma arma tão poderosa que quem a controla podera ditar o futuro de uma nação.
    Todos os dias independente de onde  estamos, somos banhados por propagandas nos dizendo para realizamos nosso sonho de consumo.
    A verdade é que nosso sonho de consumo nada mais é do que uma manipulaçao imposta pelas midias sociais.
      Hoje vivemos aliendados ao celular. Como mostra no video aseguir. Utilizamos ele para tudo, desde do lazer a ate como ferramenta de trabalho. Mas será que nos damos conta da arma que carregamos em nossas nas mao?

    https://youtu.be/QBHvsSdy56A

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom como foi dito a tecnologia é uma grande aliada em nossas vidas, não podemos nos imaginar sem , ela facilita muito as pesquisas quando não sabemos algo , o problema é que tem tanta informação falsa em meio a isso tudo. Tanta propagando enganosa , tudo visando lucro sem pensar em nada mais isso se torna perigoso , se niguem liga por que fazer algo bem feito so é só pra ter lucro mesmo então quando mais melhor, se torna assim uma grande alienação e desentendimento de todos. Pensar muito antes de agir , se realmente é necesario,.
      Aluno:adriel

      Excluir
  21. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Marina Ferreira Lopes
    Número: 24
    4° Formação de Docentes
    Em ambos os vídeos o problema mostrado é o consumismo, que consequentemente causa aumento do lixo e também o uso inadequado dos recursos naturais.O uso desses recursos tem cada vez mais causado a destruição do planeta Terra e com isso o nosso fim.
    Hoje em dia 99% das coisas viram lixo em menos de seis meses e se não nos conscientizarmos esses problemas irão se agravar cada vez mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Colégio Estadual Santa Bárbara
      Curso de Formação de Docentes
      Aluna: Sara Lopes de Oliveira N°29
      4°FD

      Mas em meio a esse caos, ainda podemos ter esperanças de que as coisas melhorem, se as pessoas se conscientizarem do mal que estão causando para si mesmas, quem sabe poderemos um dia ver o nosso amado planeta terra saudável e livre de tantos problemas como estes, basta começar a mudança em nós, individualmente!

      Excluir
  22. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Daniele Aparecida Oliveira Soares
    Número:11
    4° Formação de Docentes

    Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno:Daniele Aparecida Oliveira Soares
    Número: 11
    4° Formação de Docentes

    O Consumismo dentro da moda.
    O consumismo desenfreado, está acompanhando a sociedade civil moderna, onde as pessoas acham que precisam ter de tudo, desde carros à celulares, mas as roupas e a moda em geral mechem com o bolso de muitos. Ela está sempre se atualizando, a cada estação do ano surge uma nova tendência, e com isso as marcas trabalham em propagandas que sejam atraentes para nos dizer que devemos estar sempre a par dessas novidades.
    Se olha para as pessoas pelo o que elas têm e não pelo o que ela são, e com isso gera uma ideologia ilusória na qual nos só seremos felizes de vestirmos tal marca ou se tivermos muito dinheiro para adquirir novas pessoas a cada mudança de estação.
    Dentro desse ciclo está o trabalho escravo, onde grandes empresas se instalam em países subdesenvolvidos ou até mais pobres e instalam centros de produções. As pessoas que trabalham são subordinadas nessas fábricas ficam ali por não ter outro lugar de onde tirar seu sustento.
    Há uma possibilidade de mudança, algumas pessoas estão indo contra a corrente do capitalismo, o minimalismo é um estilo de vida a qual as pessoas vivem somente com o necessário. Já outras, analisam duas compras para não comprarem produtos advindos de trabalho escravo e de empresas não cumprem processos sustentáveis.

    https://www.youtube.com/watch?v=_3Pr98elSU8

    ResponderExcluir
  23. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno:ADRIEL NUNES DOS SANTOS
    Número:01
    4° Formação de Docentes

    Bom com o grande número de produtos fabricados em um ano já pra ter uma noção de quanto lixo também é produzido , tá mas esse lixo vai pra onde ? Pois bem vai para ateros sanitários o problema em si é a quantia que consumimos e ainda na maioria das vezes nem precisamos de tal produtos, mas aí entra a mídia ! ,pois bem você trabalha um mes e recebe lá deu salário chega em casa vê uma propaganda lá de um sofá que é muito fofinho pois bem você tem o seu em casa mas a mídia manipula e dis que você precisa de um daquele , outro exemplo você compra um celular , bom agora ele é bom não termina o mês já tem outro lançamento de celular que se diz melhor, lá vai você comprar , ta comprou mas ja pensou quanto lixo ta sendo produzido assim .
    E sobre o desmatamento Pois é... podemos notar que a grande Amazônia que foi grande , agora está cada vez menor , tínhamos bastante recursos naturais agora não mais , temos poucas árvores pouca água potável em nosso planeta.
    Agora falando um pouco sobre alimentos, bom sabemos que todos ou a maioria dos nossos alimentos passam por grandes dosagens de químicos até chegar para nosso consumo , bom aí está o problema tanto veneno assim não faz mal ?
    Pois bem acredite quem quiser , é claro que faz... Mas onde tá nossa solução para isso ?
    Bom já que temos comprar esses alimentos que tal a gente produzir um pouco de alimento para próprio consumo , claro niguem é obrigado a isso , mas já seria um bom começo ter lá seus dois três pezinhos de fruta sem agrotóxicos.

    https://youtu.be/rJIJCeFwdBU

    https://youtu.be/Yo3xbzSbcCE

    ResponderExcluir
  24. Como vemos no vídeo, nossa sociedade está sendo preparada para consumir cada vez mais sem pensar que nosso meio ambiente está sendo destruído em uma velocidade surreal. Também nos é apresentado o ciclo do consumo aonde somos iludidos a comprar cada vez mais com o pensamento de que esses bens materiais vão nos trazer felicidade e nos esquecemos do que realmente nós trás felicidade.
    Com todos esse consumo geramos grandes quantidades de lixo, aonde são levados a depósitos a céu aberto trazendo também doenças.
    A reciclagem que seria uma forma de reutilizar os resíduos não funciona por completo, pois alguns materiais não são recicláveis e outros por conta do desleixo das pessoas e misturado ao lixo orgânico, fazendo com que assim seja levado a aterros sanitários.
    Também vemos que grandes produtores são mais importantes do que as pessoas que fazem os produtos, muitas vezes, ganhando um baixo salário ou trabalhando em regime de escravidão.
    Devemos quebrar esse ciclo com atitudes sérias, uma delas seria baixar nosso consumo e pensar cada vez mais em alimentos orgânicos e produtos biodegradáveis, valorizar pequenos produtores e também o artesanato como forma de boicotar grandes marcas.


    https://youtu.be/UD2zxErCYh0
    Aluno Luis Felipe Pereira da luz n20
    Formação de docentes

    ResponderExcluir
  25. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Curso de Formação de Docentes
    Aluna: Sara Lopes de Oliveira N°29

    Os videos nos mostra o caos em que estamos vivendo, tudo o que há rapidamente vira lixo causando vários problemas que se voltam contra nós mesmos. O planeta encontra-se com vários problemas e as pessoas não estão conscientes de que toda essa situação só poderá se modificar caso haja uma conscientização rápida e comecem ajudar o planeta que em meio essa crise onde o consumismo é o centro de tudo. Com muitos esforços talvez ainda possamos ver as coisas se alinharem.
    https://ecotelhado.com/consumismo-voce-sabe-as-consequencias-que-geram-na-sua-vida/

    ResponderExcluir
  26. Colégio Estadual Santa bárbara
    Aluna:Fernanda Marques de Morais
    n°: 13
    4° Formação de Docentes


    Os vídeos nos mostram que nossa sociedade é baseada no consumo e lucratividade. Dessa maneira, o grave problema ambiental é decorrente dos hábitos da sociedade em relação ao consumismo desenfreado e a geração de resíduos a partir desse consumo imprudente e que não visualiza a possibilidade do fim dos recursos naturais. E ainda com toda produção de alimentos exagerada, existem pessoas passando fome. Essa é uma situação em que devemos pensar e fazer diferente para que todos tenham acesso principalmente ao alimento.


    https://www.youtube.com/watch?v=LbH2wHnPSfc&feature=youtu.be

    ResponderExcluir
  27. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Camily Anjos
    4º Formação de Docentes

    Meio Ambiente e o Desenvolvimento da Sociedade
    O homem em tempos passados tinha uma boa relação com o meio ambiente, pois necessitava dele para sobreviver e também era de onde retiravam seu sustento. Até o período feudal, o homem explorava a natureza de forma consciente, porém a Revolução Industrial transformou totalmente a mentalidade do homem em relação à natureza e a economia.
    Um país para se desenvolver economicamente depende de inúmeros fatores e um deles seria a expansão territorial para a construção de mais empresas, isso acaba gerando conflitos de interesses.
    O meio ambiente sofre com esses conflitos, os bens da natureza ficam escassos e seria onde se iniciaria a perca da área verde, hoje em dia muitas cidades sofrem com a poluição, acarretando futuramente o aumento de problemas respiratórios por não haver árvores suficientes para auxiliar na eliminação de gás carbônico da atmosfera.
    É necessário que comecemos a repensar a maneira de consumir, por ser tão prejudicial para o meio ambiente, logo sabemos que o desenvolvimento do país ou do planeta está interligado a natureza. A exploração de combustíveis fósseis, o excesso de uso de carros, consumismo elevado, entre outros, são problemas da sociedade atual que é destrutivo.

    ResponderExcluir
  28. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Victória Graboski n° 34
    4° Formação de Docentes

    Uma das maiores preocupações do nosso século, na teoria, é a degradação do planeta Terra. Mas por que na teoria?
    Porque apesar de praticamente todos os indivíduos do planeta saberem dessa situação, nenhuma atitude significativa é tomada para mudar esta realidade.
    Enquanto nada ser feito, principalmente por parte da grande indústria, principal responsável pelo consumo excessivo de matéria prima natural e maior poluídora da atmosfera e da hidrografia, as assustadoras datas sobre o fim do mundo relacionadas a um apocalipse ambiental, se aproxirão cada vez mais.
    Mas então quais atitudes podemos tomar como indivíduos? Além de evitar o consumo excessivo, podemos prolongar a vida útil de produtos adquiridos e não patriocinar empresas que não atendem a esses valores de preservação de meio ambiente.
    Outro ponto que devemos citar é sobre saber a procedência dos produtos que consumimos, para garantir que esses não estejam sendo produzido em condições desumanas. Pois isso estaria incentivando a exploração dessas pessoas, que se afundariam cada vez mais na miséria. Como aquelas famílias moradoras da Ilha das Flores.
    Outro exemplo dessa situação é  a bateria de lítio utilizada nos celulares. Essas baterias contém cobalto extraído por crianças de sete anos que vivem em condições desumanas nas minas da República Democrática do Congo.
    http://conexaoplaneta.com.br/blog/seu-smartphone-pode-ter-sido-produzido-por-criancas

    ResponderExcluir
  29. Nome : Gelso silveira borges junior
    Numero : 22
    Turma : 2C

    Cultura e Sociedade :
    Existem varios tipos de cultura , como a japonesa citaeda em um dos videos , a nossa cultura tradicional é comer de garfo e faca , feijao e arroz , carnes assadas , para mostrar bem a diferença de culturas , mostrarei habitos diferentes que os japoneses ou portadores da cultura japonesa tem da gente.
    Muitos japoneses comen com dois palitos , nos comemos com garfo e faca , eles geralmente comem peixe cru misturado com molhos de todos os tipos . Eles sao extremamente formais e buscam pela justa causa , tem o intuito de viver muito e aproveitar o maximo que podem , claro tendo um conhecimento gigantesco , talvez esse seja o motivo do japao ser um pais de grande porte !

    ResponderExcluir
  30. Estamos inseridos no meio ambiente e a todo momento estamos interagindo com ele, a sua preservação é uma garantia de bem-estar e de uma vida saudável para todos os seres vivos. Vivemos em uma era contaminada pelo consumismo exagerado e inconsciente, onde a busca pelo “ter” gera a exploração exagerada dos recursos naturais, resultando em prejuízos ambientais e sociais, e colocando em risco o nosso planeta e a nossa população. Deste modo, é de exrema importância medidas que tenham o objetivo de reverter esse quadro, transformando as atitudes da sociedade e do governo, visando uma vida ecologicamente correta e um meio ambiente equilibrado. O capitalismo procura atender os desejos do consumidor, e movimentar a circulação do capital e mercadorias, contudo, o desejo em adquirir cada vez mais produtos, maioria das vezes desnecessários, como meio de realização pessoal provoca prejuízos financeiros para o consumidor, e quando esse consumo não é feito de forma sustentável resulta também em riscos para o meio ambiente.
    Por ser algo necessário pqrq sobreviver, o consumo sempre existiu, afinal a todo o momento consumimos sejam coisas naturais ou artificiais. Então, o consumo não é errado, o problema está em um consumismo exagerado que explora os elementos da natureza, resultando no desequilíbrio ambiental e colocando em risco a saúde e a vida dos seres vivos.


    Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna-Juliana Fátima dos Santos
    N° não sei
    4FD

    ResponderExcluir