segunda-feira, 13 de agosto de 2018

O Xadrez das Cores

O filme O Xadrez das Cores, de Marco Schiavon, traz uma história densa, que se desenvolve como um jogo de xadrez. A temática, séria e profunda, fala da descriminação racial, onde o diretor utilizou a imagem para transmitir sua mensagem ao espectador.

Cida, uma mulher negra de quarenta anos, vai trabalhar para Maria, uma senhora de 80 anos, viúva, sem filhos e extremamente racista. A relação entre as duas começa tumultuada, com Maria perseguindo Cida por ela ser negra. Por precisar do dinheiro, Cida atura a tudo em silêncio, até que decide se vingar através de um jogo de xadrez.
Em 2005 O Xadrez das Cores recebeu diversos prêmios: Melhor Filme Júri Popular, no Festival de Cinema de Goiás; Melhor Curta Júri Popular, no Festival de Cinema Brasileiro de Miami; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular e Prêmio Especial, no Festival de Cinema e Vídeo de Curitiba; Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular no Festival de Goiania; Melhor Atriz na Jornada de Cinema da Bahia e Melhor Curta Metragem Nacional Júri Popular, na Mostra Cine Rota 22. Reprise. 22 min.


Deixe seu texto nos comentários.

45 comentários:

  1. Aluna:Jhennifer Andriele Aparecida dos Santos
    Série:2B
    Colégio:Novo Milênio

    O PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS

    A modernidade proporcionou a quebra de muitas barreiras, entre elas o preconceito. Mas não somente em relação a raça, mas muito mais abrangente, como a questão dos gêneros, das opções sexuais e até mesmo das profissões.

    Sabe-se da dificuldade de se encontrar emprego na atualidade, muitas pessoas pós graduadas estão aceitando oportunidades menos vantajosas, afim de poder sustentar suas famílias.

    A questão da opção sexual era incompreensível, um verdadeiro tabu na sociedade. Sendo que aqueles que tinham coragem de expor sua opção eram discriminados e muitas vezes sofriam bullying. Hoje, já se conseguiu quebrar algumas barreiras e as pessoas estão mais abertas e propiciar a terem opiniões individuais e não de acordo com que um certo grupo de pessoas pensa.

    Uma outra questão que obteve uma grande evolução, foi em relação a educação. Alguns anos atras, se a pessoa estivesse com uma certa idade e não tivesse estudo, além de sofrer preconceito, era considerado um caso sem solução, pois a sociedade não considerava oportuno alguém estudar fora da época "correta". Mas as coisas mudaram, sendo que nos dias atuais qualquer pessoa que queira aprender é elogiada pelo meio social e cada vez mais motivada por colegas e professores

    Os tempos mudaram, a qualidade de vida mudou e para haver evolução é indispensável a mudança. O preconceito, nos dias atuais, esta prestes a ser aniquilado e quem não evoluir junto vai ficar para traz.

    ResponderExcluir
  2. Preconceito não é uma coisa moderna, ou seja, não vem de agora.Mas sim de tempos passados, desde o tempo onde existiam escravos.
    Algumas pessoas brancas sempre acharam e ainda acham que uma pessoa por ser negra não tem cultura,não tem direitos, e deve ser excluída da sociedade e ser mal tratada.
    Antigamente este preconceito era exposto em qualquer lugar, na rua, no trabalho, e na sociedade, pois não se existiam direitos e leis que assegurassem o respeito e dignidade ao negro.
    Com o passar dos anos, temos visto que muitos negros já não aceitavam a discriminação contra eles, e se revoltaram contra a sociedade branca racista, a ´partir do momento em que os brancos se deram conta da força da pessoa negra, e começaram a temer, foi construida uma constituição que apesar de mudada varias vezes ainda assegura o direito de respeito e educação a todos, independente de raça, cor, gênero,opção sexual e individualismo.
    Apesar disso, vai de cada pessoa, ter respeito pelo próximo, pois infelizmente ainda existem pessoas que não temem à lei, e são racistas, preconceituosos , e fazem piadinhas de mau gosto com outras pessoas.
    Uma dica para sociedade: devemos conhecer a pessoa em si, sua personalidade, dignidade, e mesmo assim não temos direito de julga-la, falar sua opinião sobre alguém, levando somente em consideração sua cor, raça, gênero e opção sexual esta sujando sua própria dignidade e seu caráter pessoal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PRECONCEITO nos dias atuais
      Preconceito não é uma coisa moderna, ou seja, não vem de agora.Mas sim de tempos passados, desde o tempo onde existiam escravos.
      Algumas pessoas brancas sempre acharam e ainda acham que uma pessoa por ser negra não tem cultura,não tem direitos, e deve ser excluída da sociedade e ser mal tratada.
      Antigamente este preconceito era exposto em qualquer lugar, na rua, no trabalho, e na sociedade, pois não se existiam direitos e leis que assegurassem o respeito e dignidade ao negro.
      Com o passar dos anos, temos visto que muitos negros já não aceitavam a discriminação contra eles, e se revoltaram contra a sociedade branca racista, a ´partir do momento em que os brancos se deram conta da força da pessoa negra, e começaram a temer, foi construida uma constituição que apesar de mudada varias vezes ainda assegura o direito de respeito e educação a todos, independente de raça, cor, gênero, e individualismo.
      Apesar disso, vai de cada pessoa, ter respeito pelo próximo, pois infelizmente ainda existem pessoas que não temem à lei, e são racistas, preconceituosos , e fazem piadinhas de mau gosto com outras pessoas.
      Uma dica para sociedade: devemos conhecer a pessoa em si, sua personalidade, dignidade, e mesmo assim não temos direito de julga-la, falar sua opinião sobre alguém, levando somente em consideração sua cor, raça, gênero e esta sujando sua própria dignidade e seu caráter pessoal.

      Excluir
  3. Aluna:Maria Rita Bet Lodi
    Série:2FD
    Colégio:Santa Bárbara

    PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS
    Todos sabemos que o preconceito não é uma coisa moderna , ou seja, não é de agora. Esse ato de criar conceitos das pessoas, julgando sua cor,raça ou gênero antes mesmo de conhece-las vem da antiguidade, onde negros já eram considerados inferiores.
    Os brancos foram perdendo sua ¨superioridade¨ com o passar dos anos, após tantas revoltas por parte de escravos (maioria das vezes negros). E perceberam a força existente nessas pessoas, em 1988 foi criada uma constituição onde se assegura o direito de respeito, igualdade À todos independente da sua cor, raça ou gênero, cada um tem seus direitos e deveres dentro da sua sociedade.
    Isso fez com que a questão de preconceito fosse diminuida, quando falamos na redução de preconceito nas sociedades, estamos falando do preconceito que acontecia como antigamente, livre para qualquer um ver e saber, e a pessoa que praticava não recebia nenhuma punição.
    Porém, isso mudou após a criação da constituição de 1988, já comentada.Tanto negros como brancos, tiveram seus direitos e deveres no papel, como documento à ser respeitado e não mudado.
    Apesar de tudo isso, ainda se encontra muita prática de preconceito nos dias atuais, mas de uma forma mais discreta, porém não deixa de ser errado, muitas vezes acontecem em lugares tão óbvios e ninguém é capaz de enxergar e tomar um atitude contra os que praticam esse ato de extrema vergonha, falta de consideração, respeito e dignidade, pois quem prática suja sua própria imagem e seu caráter pessoal.
    Devíamos de muitas vezes agradecer À pessoas negras pois varias vezes elas são capazes de fazer o que um branco não faz (como podemos ver no vídeo ). Muitas vezes um negro tem mais dignidade que um branco, e não percebemos isso.
    Estamos empenhado julgando demais, falando demais, mal tratando demais, e achamos estar vendo e falando a verdade.
    Por que mesmo que existem mais detentos negros hoje em dia ?
    Na minha opinião, deve entrar um pouco de preconceito, prender negros por achar que somente eles fazem as coisas erradas, e prendendo eles dará mais segurança nas ruas, é raro ver uma pessoa branca, com um carro muito chique e que tem dinheiro ficar preso ou ser julgado. A sociedade sempre está levando pelo lado pré conceito!!

    ResponderExcluir
  4. Aluna: Mayara Rodrigues Antunes
    Série: 2 FD
    Colégio: Santa Bárbara

    PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS

    Muitos falam sobre o Preconceito mas esquece de falar o conceito dessa palavra, pra não cometer esse erro novamente vamos entender o real significado da mesma. O preconceito nada mais é que um juízo pré-concebido que se manifesta em uma atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento, É uma ideia Formada antecipadamente o que não tem fundamento crítico ou Lógico.
    O Brasil está longe de ser um país onde todos sejam iguais, o espaço e visibilidade a qual o negro tem em nossa sociedade não permite que o mesmo sirva de referência, embora vivemos em um país democrático não podemos descartar a ideia de que ainda exista o preconceito, que ainda é um dos maiores e mais graves problemas que assola todo o mundo.
    Por mais que digam que todos são iguais independente da cor, Raça, sexo... o racismo continua acontecendo - segundo Bernardo Seabra no texto "Preconceito Racial" combater o preconceito racial no Brasil não é uma questão simplória é preciso que nossa História seja contada sem traumas nem rancor- Acredito que todo o racismo existente não só no Brasil como no mundo hoje deriva da forma que o negro era tratado no passado, aqui no Brasil era visto como uma mão-de-obra barata a qual se não obedecessem seriam chicotados, é claro que essa passagem da nossa história não pode ser descartada pois fizeram parte de uma longa jornada de nosso país, porém se as pessoas não tratassem isso de uma forma discriminatória provavelmente não estaríamos vivendo nesse mundo tão preconceituoso em que o negro não pode ocupar um cargo mais alto na sociedade pela cor de pele ser mais escura do que a de outras pessoas, como se a cor da pele definisse a potencialidade e o caráter de uma pessoa.
    Se cada pessoa se conscientizar e fazer sua parte acabando com qualquer tipo de discriminação que porventura sinta, talvez possamos minimizar esse grave problema que é o Preconceito Racial e tornar o mundo um pouco mais igualitário para ambos independentemente da cor da pele e da opção sexual que a pessoa tenha.

    ResponderExcluir
  5. Aluna:Jessica Thais Gonçalves da Maia
    Série:2FD
    Colégio:estadual Santa Bárbara


    Preconceito nos dias atuais


    O racismo e o preconceito estão interligados , conforme foi visto no documentário xadrez das cores os brancos querem ter um "controle" dos negros. Nos dias de hoje isso acontece poucas vezes, pois com a abolição da escravidão foi criada a lei número 7.716/1989.
    Mas como o racismo não é a mesma coisa que o preconceito, eles são conceitos distintos mas que tem uma certa ligação. O preconceito seria o indivíduo julgar outra pessoa sem antes conhece seus conceitos ,já o racismo é julgar a cor da pessoa ,mas isso é crime.Como vimos no documentario a empregada por conta de ter mais melanina na pele é maltratada pela sua patroa de cor branca .O autor utiliza o xadrez para descrever o racismo ,a senhora que estava sempre jogando com as peças brancas pois dizia que elas tinham mais valor do que as peças negras.
    Cançada de sofrer racismo a empregada decide se vingar através do jogo ,ela tenta mostrar que ambas as peças brancas e negras são iguais assim como o ser humano ,que nem uma tem mais valor que a outra.
    Podemos concluir que todos somos iguais independente da cor,raça e sexo.Cada um tem seu valor ,assim como diz na frase "Deus criou vidas,e não raças"!
    Devemos pensar bem antes de discriminar alguém pois racismo é crime.

    ResponderExcluir
  6. Aluna:Tais Pochodenko
    Série:2FD
    Colégio: Estadual Santa Bárbara



    PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS


    Após assistir o documentário "Xadrez das cores" percebi muitas coisas que estão referente ao preconceito onde ele se baseia em uma mulher branca "Rica" doente que fica sozinha em casa pois seu marido morreu e não tem nenhum filho, seu sobrinho contrata uma empregada negra e simples para trabalhar na casa da velha senhora!.
    Em pleno começo do documentário já é percebido o preconceito onde os patrões são brancos e os empregados negros! não é só em um simples documentário baseado no sofrimento dos negros, mais sim eles sofrem na vida real em pleno dia a dia por serem de outra cor com a simples melanina da pele.
    Por um único motivo sermos diferentes de cor não significa que um vai ser melhor que o outro, muitas vezes julgamos a cor da pele,roupa,calçado e não sabemos verdadeiramente como é a pessoa e nem como o caráter dela é!.
    Pois o que mais vale nesse nosso mundo em pleno século XXI é o caráter e não roupas, bem materiais,cor e nem raça, devemos nos tratar iguais não queremos ser melhores que os outros pisar passar por cima e sim se juntarmos e ter um mundo melhor!!! SEM PRECONCEITO!
    #SÉCULOXXISEMPRECONCEITO !!!

    ResponderExcluir
  7. Aluna: Ana Caroline
    Turma: 2° Formação de Docentes
    Colégio: Estadual Santa Bárbara

    O preconceito nos dias atuais
    O video "Xadrez das Cores" nos mostra como é comum o preconceito mesmo indiretamente, o ato preconceituoso é concedido mesmo conhecendo o indivíduo. Também o pré-conceito que a senhora idosa havia sobre a empregada se transformou em um sentimento bom pois a dona de casa enxergou que a cor da pele não te faz melhor que ninguém porque a empregada tratou com mais zelo a senhora do que a empregada branca que a mesma julgava ser melhor.
    Preconceito é uma ideia formada antecipadamente e que não tem fundamento crítico ou lógico e envolve na maioria das vezes condições sociais, nacionalidade, orientação sexual, etnia, maneiras de falar ou de se vestir de um indivíduo/grupo social. Existem diferentes manifestações e tipos de preconceito sendo eles: social, racial e sexual, atitudes preconceituosas é quando partem para agressividade ou discriminação. No Brasil essa falta de tolerância tem crescido cada vez mais, e a pena para quem comete esse tipo de crime é de 2 (dois) há 5 (cinco) anos. Esse termo foi criado a partir de crenças e supertições que sustentam ódio ou repudio entre as pessoas.
    O preconceito não é algo que surge agora, um tabu muito grande já foi quebrado sobre esse assunto, mas ainda há muitas pessoas que vivem em uma bolha e que somente o pensamento do mesmo é certo, isso deriva por conta da escravidão que houve com os negros no Brasil, muitas pessoas tem seus pensamentos preconceituosos por isso, acham que a cor da pele é mais importante que o caráter de qualquer ser humano. O mundo nunca vai ir para frente enquanto a cor da pele for mais importante do que a vida.

    ResponderExcluir
  8. Aluno: Bruno Ribeiro
    Série: 2FD
    Colégio: Santa Bárbara


    Preconceito Na Atualidade

    Por séculos as pessoas vivem em um paradigma que é imposto pela sociedade.Desde a antiguidade até os tempos atuais há pessoas que sofrem o Preconceito (um pré-julgamento feito sobre um indivíduo ou grupo social antes de qualquer experiência), simplesmente por terem uma cor diferente dos demais, terem uma religião ou costumes diferente, ou por ser homosexuais.
    Na atualidade o preconceito é praticado de forma diferenciada a qual era a décadas atrás, porém a forma de preconceito tem como raiz o que fora praticado. Por exemplo quando fala que todo o negro é pobre faz uma pequena referência ao passado quando o negro tinha uma condição de vida diferente do branco europeu.
    De um tempo pra cá o mundo vem passando por uma transformação, os meios tecnológicos avançam, a forma de comunicação também, porém o ser humano continua o mesmo sempre pensando por si mesmo e discordando dos demais.
    No passado ou no presente o Preconceito não muda, só modifica a forma como vai ser praticada. Por exemplo antigamente quando um negro, mulher, deficiente ou um homosexual iam buscar emprego eles escutavam abertamente das empresas que não podiam ser empregados pelo fato de serem quem são. Hoje é diferente essas pessoas recebem uma resposta mais discreta como ‘você não faz o perfil da empresa’ ou algo assim. Na verdade o preconceito está longe de acabar talvez nunca acabe, pois sempre haverá algo no qual o ser humano irá discordar.

    ResponderExcluir
  9. Aluna=Lituani Thasline da Silva
    Série=2°FD
    Colégio Santa Bárbara

    O preconceito nos dias atuais


    Vivemos em uma sociedade marcada por diversas contradições sociais,um fato que podemos destacar é o discurso da igualdade entre os homens,que não é aplicado no prática.O preconceito é um ponto dessa "igualdade",apesar de toda prática de preconceito ser considerada crime ainda há muitos que o praticam ,ele se tornou algo tão comum que vem passando de geração a geração.
    Nos dias de hoje ,apesar de todos os avanços nos deparamos com agreções ,discriminação,ou ate mesmo assacinatos por um simples fato de falta de respeito para com as diferenças,além do preconceito racial que é o empregado no documentário O xadrez das cores há muitos outros como preconceito linguístico,de etnia,preferência sexual ,cultural ,entre outros.
    O conceito criado do preconceito quase sempre está associado aos rótulos que a sociedade nos coloca,esses padrões sociais vem instituindo como as pessoas devem ser e aquele que é diferente desses padrões é alvo do preconceito.Ainda encontramos a desigualdade no âmbito social,no passado era considerado uma ofensa que os brancos permanecessem em um lugar onde tivessem negros,hoje não está tão aparente a descriminação sobre eles,mas de uma forma "maquiada" ocorrer o chamado racismo ,muitas vezes de uma forma sutil e passado despercebido um xingamento ,uma piada ,uma chacota .A verdade é que apesar de não ser tão evidente o preconceito não deixa de existir.
    No documentário O xadrez das cores e deixado muito claro o preconceito de Maria uma mulher branca ,sobre sua empregada Cida uma jovem negra,pobre e trabalhadora,o intuito de Maria era humilhar ,fazer a jovem negra se sentir incapaz por somente ter mais melanina na pele ,o xadrez era mais uma forma de ela humilhar Cida,porém foi ele que mudou a vida de todos na trama,fazendo Maria ver que os negros muitas vezes fazem as coisas melhor do que os brancos ,também na comunidade as crianças trocaram as armas por esse jogo.
    Se o respeito começasse a ser recíproco acabariamos com o preconceito ,devemos aprender a respeitar os outros pelas suas diferenças e começar a usar aquela velha frase de não julgar um livro pela capa,pois é inútil perder tanto tempo exercendo o preconceito sendo que todos estão a busca de uma só coisa a felicidade.

    ResponderExcluir
  10. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Luana F. Tarasciuk Silva
    Série: 2°F.D

    No filme "xadrez das cores" podemos identificar uma empregada doméstica negra e que mora em uma comunidade sofrendo discriminação racial por parte de sua patroa branca, em vários momentos sendo chamada de "negrinha" ou a patroa fazendo insinuações de que ela era ladra por ser negra.
    Preconceito é um pré julgamento de uma pessoa, são atitudes negativas contra uma pessoa, um grupo, um povo ou uma cultura diferente daqueles que o manifestam.
    Atualmente existem leis que criminalizam tais ações e punem, muitas vezes esses crimes ocorrem no ambiente de trabalho das vítimas, na escola ou até mesmo por redes sociais, os chamados crimes cibernéticos.
    É importante que para que esse tipo de crime não aconteça ou diminua é preciso passar conhecimento para as crianças desde cedo, que o outro ser diferente, acreditar, preferir, agir, de forma diferente não é um problema e que essa pessoa deve ser respeitada, talvez assim tenhamos adolescentes, adultos, idosos mais mente aberta, mais compreensivos e menos preconceituosos.

    ResponderExcluir
  11. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno:Thiago Henrique de Souza
    Série:2FD

    Preconceito nos dias atuais


    Vivemos em uma sociedade onde a palavra "preconceito" denomina boa parte da população
    Existem muitas campanhas,palestras, e até mesmo protestos contra essa prática.O preconceito em geral refere-se a varias questões:em primeiro lugar temos o preconceito racial, que é considerado perante a lei um crime inafiançavel. Depois, temos também o preconceito á estatura física, se a pessoa é magro demais, ou muito acima do peso, baixo ou alto.
    O preconceito é relativo, e contraditório, enquanto para uns, é apenas expressão de pensamento. Deveríamos estabelecer novas metas, e criarmos uma nova sociedade onde a igualdade prevaleceria acima de qualquer padrão.
    A câmara dos deputados analisa o projeto de lei 7582/14, que define crimes de ódio e intolerância baseada em classes e origem social, orientação sexual, identidade de gênero,idade,religião,situação de rua,deficiência. Quem agredir, matar ou violar a integridade de uma pessoa baseado por crimes de ódio e terá a pena aumentada em no minimo 1/6 anos e no máximo 1/12 anos de prisão.

    ResponderExcluir
  12. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Daniele Aparecida oliveira Soares
    2° Formação de Docentes
    Preconceito nos dias atuais

    Para entendermos esse problema precisamos saber a sua definição que segundo nosso livro didático é, preconceitos são atitudes negativas e desfavoráveis contra uma pessoa, um grupo, um povo, ou uma cultura diferente daqueles que os manifestam. Fundamentadas em estereótipos negativos- generalizações superficiais e depreciadoras do outro-, tais atitudes servem de base para julgamentos prévios. No filme “xadrez das cores” vemos o preconceito nitidamente e como na cabeça de alguns é um absurdo ver uma pessoa, seja ela negra, com uma classe social, opinião, sexualidade ou crença diferente da dela, acha-se que existe uma superioridade em relação a ela e outros.
    A história relata muitas, mas muitas vezes em que a humanidade foi intolerante com sua própria espécie, seja esse preconceito físico, moral ou até mesmo na área de crenças ou religiões. O preconceito continua sendo “moda” nosso país e no mundo, esse Pré-julgamento é feito de forma direta, na qual as palavras ou gestos são proferidos diretamente a pessoa ou grupo (seja pessoalmente ou nas mídias socias) ou indiretamente quando, se atravessa a rua, sai do ônibus, esconde a bolsa, porque pessoa uma negra, ou moradora de rua está vindo em sua direção ou está no mesmo ambiente que você, e também quando fecha-se os olhos do seu filho porque um casal de homossexuais então de mão dadas.

    Algumas pessoas irão demonstrar solidariedade e vão lutar por essa causa, porem outras vão continuar com tais atitudes, e pior, irão incentivar as mesmas Mas o certo é fazer que todos se compreendam dentro de suas crenças, na finalidade de saberem que todos somos da mesma espécie e toda essa guerra está relacionada a tudo que temos, fazemos e queremos: atitudes, escolhas e respeito.




    ResponderExcluir
  13. ColegCo Estadual Santa Barbára
    Aluna:Maiara Cristina De Souza
    Série: 2 Formação de docentes


    Preconceito - O xadrez das cores

    O preconceito é algo muito comum que vivenciamos ao longo da vida e através disso surgiu o racismo, onde as pessoas são julgadas por conta da cor da sua pele.
    O pequeno documentário " O xadrez das cores " nos remete exatamente o que é vivido na sociedade na qual vivemos.
    Uma sociedade essa totalmente preconceituosa, onde pessoas menosprezam outras por sua cor e os mais atacados são negros, como vimos no vídeo a patroa de cor branca maltrata a empregada de cor preta, alguns apelidos ditos pela patroa é muito comum ouvir por aí "neguinha ", "escurinha " o racismo não é somente cometido por brancos, alguns negros também cometem esse ato, esquecem da sua origem.
    No Brasil o racismo é uma coisa muito frequente principalmente nas escolas, em algum momento da docência nos deparamos com situações de extremo preconceito entre os alunos, alguns têm a vivência com pais preconceituosos que julgam e ensinam seus filhos a tratarem mal quem é de uma cor diferente da sua, ninguém nasce racista, assim como não nascemos bons ou mals, mas ao longo da vida escolhemos qual caminho seguir.
    As pessoas precisam ter mais empatia umas com as outras, se colocar no lugar do outro antes de falar algo, como diz Lázaro Ramos - "eu não sei quando o racismo começou, mas eu sei que ele termina quando começa o respeito ".

    ResponderExcluir
  14. colégio santa barbara
    aluna:maria eduarda nalon serie:2f.d
    PRECONCEITO
    Muito se tem discutido recentemente,acerca da palavra PRECONCEITO sendo definido como um julgamento moral elaborado a partir de um individuo tendo como meta atingir um ao outro,visando as correntes de estudos a partir de todos esses fatos é possível perceber que cada vez mais isso esta presente em nossa sociedade.
    Dentre os inúmeros motivos que levam a palavra preconceito estar em pauta é a questão do fato da desigualdade social sendo que no brasil concentra se cerca de 305 etnias sendo 274 línguas distribuídos entre ( negros,brancos,pardos e mestiços) alguns dos preconceitos mais ativos em nossa sociedade atual e o preconceito de classe social,a biofobia,a homofobia machismo isso tudo nos leva a verificar que o preconceito nada mais é do que valores esses que muitas das vezes deixamos por conta da sociedade que passa a nos rotular ser vistos como uma marionete controlada pela mente de alguns a sociedade hoje em dia de tudo e qual forma através da mídia tente me impor ditar me o padrão social através de uma alienação afirmando que apenas o belo é bonito.
    Em vista dos argumentos mencionados sintetizo aqui o fato do ser humano sendo um animal racional muita das vezes usa da sua inteligencia para atingir outras pessoas com julgamentos e ideias que muitas das vezes fogem do que condiz ate mesmo a nossa realidade.concluo aqui com a seguinte frase de "o espetáculo do mundo nos oferece frequentemente senas intolerância,nascidos de preconceito que querem se impor com a força,na ausência de questionamento é,sobre tudo,do exercicio da razão".RENE DESCARTES

    ResponderExcluir
  15. Colégio Estadual Santa Bábara
    Aluna:Sônia Aparecida Rodrigues Santos
    Série:2 Formação de Docentes

    Preconceito X O Xadrez das Cores

    A crueldade do preconceito racial ainda assombra. Isso precisa acabar. O olhar para o nosso semelhante que seja de respeito, igualdade e principalmente amor.
    Em pleno Século XXI, ainda existe muito preconceito, geralmente são os funcionários negros. Nas escolas, as crianças sofrem bullying, pela sua cor de pele e até mesmo exclusão, na maioria das vezes não é exclarecidos; ficando camuflado, mas ainda existe.
    Ao assistir o video o xadrez das cores percebe-se o quanto a empregada negra sofria preconceito. Era julgada pela sua patroa branca por ser uma pessoa simples, pobre e negra. Com o jogo de xadrez ela queria mostrar a empregada sua superioriedade sobre os peões pretos, tendo intuito de intimida-la; chamou-a para uma partida. E assim seguiu a patroa sempre humilhando, pois a empregada não sabia jogar. Então cansada das humilhações ela abandona o emprego; e começa a treinartreinar até conseguir aprender.
    A patroa sentindo-se sozinha pede que a empregada volte. Ela volta com o propósito de quebrar esse preconceito. E ao jogar novamente com a patroa ela ganha.
    Após algumas conversa, elas percebem que tem muito em comum, suas cores de pele não interfere em nada, poque somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  16. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Beatriz Rossoni nº 06
    2º F.D


    O preconceito no Brasil tem sido exatamente discutido, visto o aumento da violência no país a certo segmento social nas últimas décadas.
    TIPOS DE PRECONCEITO:
    - Preconceito Social: É um tipo de preconceito relacionado com a classe social, ou seja está baseado no poder aquisitivo a padrão de vida dos indivíduos, sendo classificado basicamente em ricos e pobres.
    - Preconceito Racial: Esta associada à etnia, raça e aos aspectos físicos, por exemplo, o racismo. Isso pode ocorrer entre pessoas de diferentes aspectos de cor de pele.
    - Preconceito Sexual: Associado as preferencias sexual de cada indivíduo, como a homofobia ou heterofobia.

    ResponderExcluir
  17. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Série: 2FD
    Aluna: Nicole dos Santos de Oliveira

    O vídeo "xadres das cores" trata sobre questões de racismo e preconceito no ambiente de trabalho. Uma das personagens e a empregada doméstica, uma moça pobre e negra; a outra e a patroa, uma mulher idosa, branca, rica e que ja está muito doente, por isso precisa de cuidados.
    O racismo é uma forma de considerar que a sua raça é superior a outra, e é isso que a patroa faz, trata a sua empregada como se ela não fosse um ser humano, como se fosse um ser que não tem direitos e nem o seu valor na sociedade, apenas pelo fato de ser negra.
    A empregada por sua vez, sujeita-se à toda essa forma de preconceito, por conta da situação social e econômica em que se encontra, ela necessita do emprego para sobreviver e se sustentar, então não questiona a maneira discriminatória como é tratada no seu ambiente de trabalho.
    Esse pequeno vídeo ajuda a nos mostrar o quanto o racismo, o preconceito, a discriminação, e etc., estao presentes no dia-a-dia da nossa sociedade, e que nenhum de nós deve se submeter a isso e nem se conformar com essa situação, nós precisamos fazer como a empregada fez, "virar o jogo".

    ResponderExcluir
  18. Aluna: Camily Anjos N°: 08
    Série: 2° F.D.
    Colégio: Santa Bárbara
    O que é Preconceito racial:
    Preconceito racial é toda e qualquer forma de expressão que discrimina uma etnia ou cultura por considerá-la inferior ou menos capaz.Também designado de racismo ou preconceito de raça, o preconceito racial já existe na humanidade há muitos anos não só no Brasil, mas no mundo todo.É importante referir que o próprio conceito de raça é uma construção social usada para definir o que na verdade é uma etnia. As chamadas raças humanas não existem como entidades biológicas.Não é novidade, por exemplo, pessoas brancas que praticam alguma atividade ou que têm algum hábito originado na cultura negra serem julgadas como incorretas por estarem fazendo coisas que, segundo os racistas, “não são para brancos.
    Em primeiro lugar, quase todos os grupos humanos atuais são produto de mestiçagens. A constante evolução da espécie humana e o caráter sempre provisório de tais grupos tornam ilusória qualquer definição fundada em dados étnicos estáveis. Quando se aplica ao homem o conceito de pureza biológica, confunde-se quase sempre grupo biológico com grupo linguístico ou nacional

    ResponderExcluir
  19. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Karine Mazzarolo
    Série: 2°F.D

    O documentário XADREZ DAS CORES fala sobre, preconceito e desigualdade social, onde se julga uma pessoa pela cor e por sua vida econômica
    Mais o que é o preconceito ?
    É um conceito associado à discriminação e as diferenças que existem no mundo, o preconceito é causado por causa da: classe social, da cultura, religião, etnia, pela cor da pele, a preferência sexual, entre outros.
    Tem viários tipos de preconceito: com as mulheres que é o: MAXISMO E SEXISMO, com os homens: MISANDRIA, com os deficiente físicos, com a faixa etária, com a aparência: ESTEREÓTIPOS, com o peso: GORDOFOBIA e etc...
    No vídeo mostra que ser negra e que morar na comunidade não lhe torna, uma pessoa má, que rouba ou que só faz coisas erradas.
    E sim que são pessoas normais como todo mundo, que a cor, a religião, a Cultura, o sexo ou o status não impede de que uma pessoa viva em uma sociedade Justa, com respeito para com elas , tudo isso não define o verdadeiro caráter de uma pessoa.

    ResponderExcluir
  20. Nome:Camily Vitoria
    2°Formação de Docentes
    Colégio Estadual Santa Bárbara

    Preconceito nos dias de hoje
    O preconceito é um pré-julgamento . Uma ideia formada antecipadamente de quem não tem fundamento crítico e lógico. Ele é resultado da ignorância das pessoas, geralmente envolve condição social, nacionalidade, orientação sexual, etnia, maneira de falar ou se vestir de um indivíduo.
    o preconceito surge por meio do julgamento nocivo que se faz sobre as diferenças entre as pessoas. Atualmente pela cor de pele, gênero ou classe social.
    Manifestado a partir da discriminação, o preconceito é expresso de diversas maneiras, algumas e mais comuns são o racismo, machismo, homofobia, transfobia e xenofobia.
    As reações do preconceito aparecem de maneira disfarçada por meio de insultos verbais, calúnias e ironias, mas também há a maneira explícita como perseguição, violência e homicídios.
    Ele está relacionado ao etnocentrismo que é a crença na superioridade de uma cultura sobre outras. O preconceito linguístico consiste numa discriminação contra variedades linguísticas. Sendo também um preconceito social e tem como alvo pessoas que falam de forma diferente devido um motivo cultural. Podemos identificação também o preconceito religioso, onde o indivíduo é discriminado pela sua prática religiosa.
    Hoje no Brasil há uma desigualdade enorme, sendo necessário punir preconceituosos para que essas atitudes diminuam com a Lei N°7719 de 1989, que diz: "Art.1° Serão punidos, na forma desta lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional." A pena para quem comete atos de preconceito é de 2 à 5 anos.
    O ato de preconceito gera desentendimentos, intrigas e ódio. Muitos indivíduos sofrem preconceito, se todos denunciassem, homicídios, suicídios, agressões físicas e verbais diminuiriam.
    Fazendo assim um mundo melhor.

    ResponderExcluir
  21. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna- Juliana Fátima dos Santos N°18
    2° formação de Docentes



    Eu acredito que cada um têm o direito de pensar como quiser, Eu acredito na relatividade.
    Nesses últimos tempos, a internet se tornou um poço de bate boca sobre temas muito importantes como a criminalidade, racismo, homofobia, e entre muitos outros.
    Na minha opinião você tem o direito sim de escolher entre ficar com uma pessoa branca ou negra, pra mim não importa a religião, ideologia de vida, não me importo se a pessoa é de direita, de esquerda ou do meio. Se ela é destra ou canhota. Cada um tem o direito de ter sua própria opinião sobre determinados assuntos. O que as pessoas não podem ser é intolerante. Existe uma grande diferença entre você ter uma opinião sobre determinados assuntos e você set intolerante com pessoas que pensam diferente de voce. A partir do momento em que você é intolerante e se acha superior a um negro, um homossexual, um deficiente, ou a qualquer outra pessoa, pra mim isso ja é um preconceito absurdo, porque o ser humano não passa de um Bando de pele e osso que quando morre apodrece e fede.
    O que precisamos entender é que existem bilhões de pessoas no mundo é que também querem expressar a sua opinião.

    ResponderExcluir
  22. NOME: Felipe Marcondes P.
    SERIE: 2°F.D

    Preconceito Nos dias atuais
    O preconceito nos dias de hoje é uma coisa que infelizmente se tornou rotina nas vidas das pessoas.
    “Julgar o livro pela capa” tornou-se algo normal hoje em dia quando observamos as pessoas com costumes diferentes, roupas estranhas ou até mesmo opções diferentes da quelas em que julgamos “Normais” o ser humano tende a julgar mesmo isso não cabendo e ele e/ou mesmo não entendendo o que esta acontecendo pré- julgam aquele ato ou ação.
    No filme podemos observar o preconceito em forma de racismo onde claramente a senhora branca ataca de varias formas a sua empregada de modo a despresa-la e rotulando ações em que na visão da Velha uma pessoa branca iria exercer de forma em que a mulher negra não conseguiria.
    Esta mulher deixava claro o seu deprezo contra os negros em um simples jogo de xadrez onde jogava as peças pretas adversarias no lixo.
    A pesar das mídias hoje em dia classificarem o preconceito como algo inadmissível são raros os casos de pessoas que nunca tiveram ou sofreram algum tipo de preconceito sendo pelo lugar onde vive, como fala, antecedentes e etc...
    Na legislação o preconceito é tratado como crime e pode encaixar-se na lei Lei nº 7.716/89. Com ênfase nos art
    1° e 20° da mesma:
    “ art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor."
    “ Art. 20. Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência nacional.”
    ( Fonte: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7716.htm )

    ResponderExcluir
  23. NOME: Felipe Marcondes P.
    SERIE: 2°F.D
    Colégio Estadual Santa Bárbara

    Preconceito Nos dias atuais
    O preconceito nos dias de hoje é uma coisa que infelizmente se tornou rotina nas vidas das pessoas.
    “Julgar o livro pela capa” tornou-se algo normal hoje em dia quando observamos as pessoas com costumes diferentes, roupas estranhas ou até mesmo opções diferentes da quelas em que julgamos “Normais” o ser humano tende a julgar mesmo isso não cabendo e ele e/ou mesmo não entendendo o que esta acontecendo pré- julgam aquele ato ou ação.
    No filme podemos observar o preconceito em forma de racismo onde claramente a senhora branca ataca de varias formas a sua empregada de modo a despresa-la e rotulando ações em que na visão da Velha uma pessoa branca iria exercer de forma em que a mulher negra não conseguiria.
    Esta mulher deixava claro o seu deprezo contra os negros em um simples jogo de xadrez onde jogava as peças pretas adversarias no lixo.
    A pesar das mídias hoje em dia classificarem o preconceito como algo inadmissível são raros os casos de pessoas que nunca tiveram ou sofreram algum tipo de preconceito sendo pelo lugar onde vive, como fala, antecedentes e etc...
    Na legislação o preconceito é tratado como crime e pode encaixar-se na lei Lei nº 7.716/89. Com ênfase nos art
    1° e 20° da mesma:
    “ art. 1º Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de preconceitos de raça ou de cor."
    “ Art. 20. Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência nacional.”
    (Fonte:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7716.htm )

    ResponderExcluir

  24. NOME; CIBELLY MICHELON Nº; 10 2ª FD

    Preconceito

    Preconceito é um pré-julgamento ou opinião formada antes de conhecer tal coisa ou alguém. Existem várias formas de Preconceito, verbal ou físico;
    - Preconceito racial; acontece quando um indivíduo agride contra sua raça, ou etnia.
    - Preconceito linguístico; é a discriminação existente entre os falantes de um mesmo idioma, um julgamento depreciativo contra o modo como alguém fala.
    - Preconceito intelectual; é a discriminação de pensamentos e escolhas, de você não poder imaginar, expor, ou desejar algo sem ser julgado.
    - Preconceito religioso; é um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
    - Preconceito social; está relacionado ao poder aquisitivo, ao acesso à renda, à posição social, ao nível de escolaridade, ao padrão de vida, que está presente no dia-a-dia das pessoas. Essa forma de preconceito acontece quando alguma pessoa é julgada inferior por suas roupas, moradia, sexo, sexualidade, aparência, condição financeira, deficiência, estilo de vida entre outros.
    Como podemos ver anteriormente, existem diversos tipos de pré-conceitos. Infelizmente, sendo bastante comum nos dias de hoje, mesmo com leis aplicadas encima disso, frequentemente é praticado o ato sendo de forma direta ou não.
    Para combater, precisamos entender alguns motivos que os alimentam, pois, somente assim, poderemos ser mais eficazes na luta contra qualquer postura preconceituosa.

    ResponderExcluir
  25. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluno:Luis Felipe Pereira da Luz n°22
    Preconceito
    O preconceito é uma forma de julgar determinado indivíduo por sua cor, religião, opção sexual ou classe social
    No filme "xadrez das cores" podemos observar o preconceito racial de Dona Maria com a sua empregada Cida que era negra, ela era bombardeada com comentários preconceituosos vindo de sua patroa.
    Cida um dia vê sua patroa jogando xadrez e pede como se jogava. A patroa se dispõe a ensinar Cida a jogar mas com uma condição que Cida ficasse com as peças pretas do jogo, cada peça que Dona Maria pegava ela fazia questão de jogar no lixo com o intuito de diminuir ainda mais a empregada.
    Cida disposta a contrariar o preconceito de sua patroa aprende a jogar xadrez e ganha a partida com Dona Maria.
    Podemos interpretar o xadrez como uma forma de conhecimento que podem mudar o pensamento e assim acabar com o preconceito.
    Em nossa sociedade, ainda existe essa prática, aonde o padrão não é aceito. Os que mais sofrem com o preconceito são os negros, grupos LGBT, religiosos que não são maioria como adeptos da umbanda e candomble.
    Mas essas minorias são amparadas por determinadas leis. Segundo a lei n°7716/1989
    Art 1° Serão punidos na forma desta lei os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça cor etnia e religião ou precedência nacional

    ResponderExcluir
  26. Marina Ferreira Lopes 2°FD n°27
    Preconceito
    É uma opinião ou uma atitude negativa contra uma pessoa, um grupo,um povo ou uma cultura. Fundamentadas em generalizações superficiais que menosprezam o outro (esteriótipos), trata-se de um julgamento simples e sem total conhecimento.
    Os tipos de preconceito mais comuns são:
    • Preconceito Racial: se associa à etnia, raça e aosaspectos físicos, como o racismo, que ocorre entre brancos e negros e é considerado crime em vários países.
    •Preconceito Cultural: associado às diferenças culturais como o etnocentrismo e a xenofobia. O etnocentrismo acontece quando um indivíduo considera seus hábitos e tradições superiores aos de outros de outra cultura. Já a xenofobia é uma desconfiança ou antipatia por pessoas que são de fora do país.
    •Preconceito Linguístico: está associado aos idiomas e a maneira de falar, abreviações, gírias, sotaques, no Brasil esse preconceito é muito comum entre as regiões do país por existirem diversos sotaques.
    • Preconceito Religioso: acontece quando não é aceito a diversidade Religiosa e os indivíduos atribuem certos juízos sobre a outras crenças, muitas vezes sem fundamentos.
    • Preconceito Sexual: é associado as preferências sexuais de cada indivíduo como a homofobia que se trata do preconceito desenvolvido sobre pessoas que têm relações com pessoas do mesmo sexo.
    Essa falta de tolerância com as pessoas têm crescido expressivamente no nosso país e se faz necessário punir os preconceituosos para que essas ideias sejam extinguidas.
    No exemplo do filme ocorre o preconceito racial, onde a empregada sofre preconceito por parte de sua patroa. Isso é muito comum de acontecer tanto no trabalho ou em qualquer outro lugar, o que é muito preocupante em um país em que temos uma grande diversidade cultural e racial.

    ResponderExcluir
  27. colégio estadual santa bárbara
    aluno: Andé luis Ransolin

    Tal texto fala de racismo explicito tão presente nos dias atuais, antes não se tinha conhecimento na verdade não se tinha esse verbo para classificar mas sempre existiu desde o principio os negros são descriminados, humilhados, excluidos e muito mais apenas por serem negros, também muitas vezes "negros" pessoas que morram em favelas morros tem uma ideias para as outras de serem ladrão vagabundos ou sujos mas muitos melhores do que outras que vivam em riqueza e luxia a questão não é dinheiro ou poder seja qual for a classe o que se espera é igualdade talvez porque aquela pessoas rouba para dar de comer as filhos e vocÊ não conhece tamanha realidade o pensar da pessoa isso não é fato triste só com negros mas á o preconceito religioso, aonde não é respeitada a religião do individuo atingido, preconceito linguistico, sexual ...
    fatos de outras pessoas que sem pensar terminão em maltratal torturosamente o outro piscologicamente ou geraldo revolta apenas causando dor, sofrimento que pode ocasional em suicidios ou aasassinatos.

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Ana Paula Seccon
    Turma: 2° Formação de Docentes
    N° 03
    Preconceito nos dias atuais
    O preconceito é uma atitude descriminatória que certos indivìduos tomam ao verem uma pessoa de tal caracteristica, ação, cultura e/ou religião, logo julgam como errada, só por ser diferente da sua.
    Em uma sociedade tão cheia e repleta de culturas no Brasil principalmente, nosso histórico brasileiro, diz que fomos colonizados por muitos povos então a diversidade é enorme, mas ainda com esse fato, há pessoas que sentem que podem pré-julgarem uma pessoas sem mesmo conhecê-la.
    As pessoas mais afetadas são as negras, mas porque? Estas pessoas pessoas no passado eram tratadas como animais e seres inferiores , isso influencia nos dias atuais, duvido muito que se o nosso historico os negros prevalecessem no poder, hoje em dia haveria quaisquer tipo de preconceito/racismo
    Na área do trabalho são cotadas vagas para afros, mas porque isso acontece se apenas deficientes e negros são cotados, brancos podem ser contratados de livre arbítrio, co isso podemos perceber que o preconceito não vem de uma pessoa ou um grupo de individuos, isso é muito maior, se trata de um pais inteiro preconceituoso.
    Porque tanto julgamento contra essas pessoas, se a única diferença delas é uma causa genética de melanina a mais na pele? Eis a questão que nunca será resolvida

    ResponderExcluir
  29. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna; Júlia Damini de Carvalho
    N° 17
    Turma; 2°FD
    Preconceito
    Algo tão cruel e errado, mas que nos dias de hoje, é normal de se ver. Um pré-julgamento, ou opinião contra um determinado grupo de pessoa, cultura, religião, opção sexual, entre outras coisas.
    Pré-julgamento às mães solteiras. Na atualidade, ser mãe solteira se tornou algo muito normal, mas nem por isso as mães escapam do preconceito. São xingadas diariamente, as pessoas que fazem o ato de preconceito, muitas vezes não sabem a história da mulher, pelo que de fato ela passou. Ser mãe solteira é, trabalhar, cuidar da casa, dos filhos, colocar comida na mesa, algumas delas recebem a ajuda do pai de seus filhos, do governo, mas não são todos os casos que há um terceiro para ajudar.
    Opção sexual; Uma batalha tão grande do grupo LGBT. Todos os dias passa notícias na, TV, jornal, sites, redes sociais, entre outros meios de comunicação, sobre algum tipo de agressão contra pessoas ou grupos homossexuais,tanto física como moral,chega ser normal ver esse tipo de coisa acontecendo.
    Por lei o preconceito é crime, leva há prisão, mas o indivíduo que faz o ato, nem sempre liga para isso. Algo que infelizmente cada dia mais está presente em nossas vidas, pessoas se achando superiores as outras, por ter um poder aquisitivo melhor, por ter um nível de escolaridade melhor, por suas roupas serem melhores que a do outro,mas de que adianta ter status, se a mente é tão fechada, e vaga? A questão que, talvez, nunca terá uma solução.

    ResponderExcluir
  30. Aluna: Tainá Katlin Loures
    Turma: 2° Formação de Docentes
    Colégio Estadual Santa Bárbara

    Preconceito nos dias atuais
    Preconceito é um pré-julgamento negativo sobre uma pessoa ou um grupo, por conta de sua cor, religião ou classe social.
    Nas sociedades atuais o preconceito é visto como uma coisa normal, perante a lei é algo errado, porém não quer dizer que não exista, pessoas dizem que preconceito é errado, mas as mesmas praticam diariamente esse ato.
    Preconceito religioso: No país existem vários grupos religiosos, ocasionalmente gera brigas entre eles, agressões não só físicas, mas também moral, pessoas que fazem pré-julgamentos por uma pessoas seguir tal religião ou acreditar em tal coisa, julgam sua fé errada.
    Preconceito social: Está relacionado quando uma pessoa é julgada por sua renda, roupa que usa, aparência, moradia, sexualidade e muito mais. Mas isso é um padrão que a sociedade impõem ao padrão de vida, mas que está totalmente errado.
    Do que adianta ter tanto poder aquisitivo se a mente é tão fechada.

    ResponderExcluir
  31. Aluno: Adriel Nunes Dos Santos
    N°:01
    Turma: 2°Formação De Docentes
    Colégio :Estadual Santa Bárbara

    PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS

    O preconceito pode ser entendido por qualquer opinião ou sentimento concebido sem exame crítico ofendendo outra pessoa, o preconceito implica, naqueles que o utilizam, um componente afetivo e valorativo que não é determinado pela realidade do grupo alvo do preconceito. Por isso, o preconceito é resistente a toda informação contraditória e exerce uma função excludente de criação de uma identidade coletiva entre os que partilham o mesmo preconceito. O preconceito é resultado da ignorância das pessoas que se prendem às suas ideias pré-concebidas, desprezando outros pontos de vista, por exemplo. Na maioria dos casos, as atitudes preconceituosas podem ser manifestadas com raiva e hostilidade.

    Como dito, o preconceito pode ser fruto de uma personalidade intolerante, porque são geralmente autoritários e acreditam nas normas do respeito máximo à suas ideias pré-concebidas, e desprezando qualquer outra ideia que ultrapasse a realidade que consideram como normal.

    ResponderExcluir
  32. Aluna; Fernanda Marques
    Turma: 2 Formação de Docentes
    Colégio Estadual Santa Bárbara

    Preconceito nos dias atuais
    O preconceito é uma maneira de discriminar considerando caracteristicas de um individuo ou grupo de pessoas de acordo com atitudes, hábitos e tradições destes.
    Normalmente ele ocorre em grupos de pessoas que simbolizam a minoria ou grupos que apresentam alguma condição de diferença, principalmente economicamente. o preconceito ocorre na maioria das vezes em grupos, considerados mulheres, negros e homossexuais os mais atingidos, sendo estes muitas vezes desqualificados devido a imposição pela sociedade.
    * Preconceito Racial: gerado pelas diferenças étnicas (racismo)
    * Preconceito Religioso: gerado pela diferença de crenças
    * Preconceito Cultural: gerado pelas diferenças culturais (etnocentrismo e xenofobia)
    * Preconceito sexual: gerado pelas diferenças sexuais (sexismo e homofobia).

    ResponderExcluir
  33. Aluna:Luzia Ap.dos Santos Nascimento
    Série:2°DE
    Colégio Santa Bárbara

    Sociedade e preconceito
    Estamos inseridos em uma sociedade totalmente diversificada,são tantas as culturas,crenças,religiões,opções sexuais,enfim diversos estilos de vida. No entanto ainda nos deparamos com uma barreira-talvez a mais antiga,repugnante e dolorosa-o preconceito;como já diz,trata-se de um pré-conceito,ou seja,um julgamento antecipado em relação a uma ou mais pessoas,seja ele por conta da cor da pele(racismo),opção sexual(homofobia),religião(preconceito religioso),dentre outras formas criadas para rotular as pessoas.
    Certamente o preconceito não surgiu hoje,ontem ou há um ano atrás,o mesmo já vem acarretando muitas gerações.Desde os tempos da escravidão-periodo que mais sentiu-se ativo o preconceito dentro da sociedade-pessoas foram julgadas,espancadas e mortas por possuírem mais melanina na pele,por não se enquadrarem nos padrões impostos pela sociedade da época,por expressarem suas crenças e tradições e assim serem taxados de inferiores.Logicamente não podemos cometer o erro de julgarmos o passado com os olhos do presente,mas nada justifica e nem apaga o sofrimento que marcou a história do mundo,em especial do nosso país.
    Ainda hoje centenas de pessoas são vítimas das diferentes formas de preconceito;atualmente é julgado como crime com pena de reclusão,isso perante a lei,no entanto vivemos em um país e uma sociedade onde nem sempre a teoria condiz com a prática. No filme "O xadrez das cores",observamos algo que infelizmente acontece no cotidiano de muitas pessoas:uma senhora de cor de pele branca possui uma empregada de cor de pele negra,a senhora maltrata a jovem com ofensas absurdas por conta da cor de sua pele. Um dia enquanto a funcionária exercia seu trabalho percebeu que sua patroa jogava um jogo(xadrez),o qual ela não conhecia,ao ser questionada sobre o mesmo á senhora responde a moça de forma preconceituosa,informando-lhe que ela não conhece o jogo porque ele é "jogo de branco";a empregada treinou e aprendeu a jogar sozinha,depois quando jogou com sua patroa,mostrou-lhe que aquele estereótipo de que uma raça é superior a outra não passa de algo fútil,como ambas estavam em potencial recíproco(em relação ao jogo)puderam perceber que a cor da pele,condição social ou econômica não interferem nos valores morais de cada um.
    Infelizmente nossa sociedade ainda precisa evoluir muito,todavia que evoluímos diariamente nos campos da ciência e tecnologia,porém regredimos no campo mais importante,em nossos valores ,enquanto seres humanos.Não necessitamos de frases bonitas,necessitamos aprender que NÃO,não somos todos iguais,somos semelhantes,pois o que nos torna especiais e únicos são nossas diferenças,as quais devem ser vistas e tratadas com algo primordial:o respeito. Você não é obrigado a aceitar,mas tem por dever,enquanto cidadão crítico e ativo na sociedade,respeitar as diversidades existentes.
    O preconceito não é um problema de quem sofre,mas sim um problema da sociedade o qual deve ser resolvido em prol do desenvolvimento da mesma.

    ResponderExcluir
  34. Aluna:Taysa Mara n°36
    Série:2°FD.
    Colégio Estadual Santa Bárbara

    Preconceito nos dias atuais.

    Em pleno século 21 ainda ouvimos e vemos a mídia falando sobre o preconceito que gera violência e em alguns casos até a morte de pessoas inocentes.
    No ranking de preconceito no Brasil os mais frequentes são:99% racial,97% LGBT e 92% estético.As mulheres são alvo de comentários machistas diariamente, sofrem preconceito pela sua função no trabalho,pela roupa que usam e o modo que se comporta na sociedade.O preconceito racial ocorre quando uma pessoa julga a etnia ou cultura de outra inferior a dela.Preconceito LGBT é discriminar alguém pela sua opção sexual.Preconceito estético é julgar pela sua aparência física.
    Estamos longe de acabar com esse tipo de raciocínio,mas se cada um fizer a sua parte e não se calar,o mundo pode ter um futuro de aceitações e mentes abertas.

    ResponderExcluir
  35. Aluno(a):Elisane Matias De Oliveira
    Série:2B
    Colégio Estadual Novo Milênio
    Preconceito
    Em nossos dias atuais o preconceito está sendo muito praticado em nosso dia-a-dia.Nós seres humanos cometemos vários erros desde uma cor de pele,altura,entre outras coisas.Somos muito falhos em fazer isso.
    Temos que ter consciência em tudo que fazemos.Não devemos se achar superior,só porque o fulano tem uma cor de pele,ou aparece com uma roupa diferente da sua.Também você estará contribuindo para a discriminação.
    O preconceito está em tudo.Hoje em dia podemos falar dos outros sem saber oque eles estão passando.As vezes as pessoas olham com uma cara de nojo para outras pessoas.Se achando mais que a outra,superior.Mas, ninguém é melhor que ninguém.Todos nós somos iguais perante Deus.
    As vezes as pessoas estão passando por tais situações em casa e acaba ficando séria olhando para você.Só que não é para você,ela está pensando sobre oque aconteceu para que os problemas de casa gerasse conflito.E você como não sabe,já vai querendo xingara pessoa,você tira conclusões precipitadas.
    Você olha com cara de nojo,e fala palavras que deixa a pessoa pior ainda.Isso é considerado como preconceito.Falando do tom de cor,a maneira de como a pessoa anda.

    ResponderExcluir
  36. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Victória Graboski n°38
    2°Formação de Docentes

    PRECONCEITO NOS DIAS ATUAIS

    Começaremos dando significado à palavra PRECONCEITO. Ela é formada pelo prefixo "pré", entendida como anterioridade/antecedência, e pelo substantivo "conceito" que seria uma opinião/julgamento/avaliação. Assim, preconceito nada mais é do que o julgamento antecipado que fazemos de um indivíduo ou grupo social sem antes realmente conhecê -los.
    Quando fazemos uma generalização superficial das atitudes, hábitos e tradições de uma pessoa ou um grupo de indivíduos, estamos fazendo um pré julgamento. Um exemplo disso é quando ouvimos dizer que todo brasileiro sabe sambar.
    O pior é quando esse preconceito se estende para casos mais extremos, como quando estereotizamos um homem de burca no aeroporto como terrorista, quando acusamos um menino negro filho da empregada de ladrão, quando opinamos sobre a sexualidade de uma pessoa pelo que ela veste. Quando justificamos um estupro pela roupa que a garota usava, quando ofendemos alguém que tenha uma religião diferente da nossa, entre outras milhares formas de preconceito.
    Em uma pesquisa realizada no Brasil (em 2017) pela SKOL em parceria com o IBOPE mostra que 17% dos entrevistados declararam ter preconceito, mas a maioria (72%) assumiu que já fez algum comentário ofensivo. Isso significa que pelo menos 7 de 10 brasileiros já reproduziram falas preconceituosas.
    Esses comentários ofensivos (as vezes sem mesmo perceber ou ter intenção) podem passar disso, causando violência e resultar até mesmo em homicídios ou suicídios.
    Bom, o assunto poderia ser debatido em muitos mais parágrafos, mas o que realmente importa é que o preconceito se torna perigoso para as pessoas e que devemos evitá-los de todas as formas possíveis, desde não sair julgando as pessoas como não incentivar o preconceito dos outros em relação a terceiros somente pela razão de "não é comigo".

    ResponderExcluir
  37. Aluna:Ariele Przysiezny
    Série: 2°B
    Colégio estadual Novo Milenio
    Xadrez das cores
    O Brasil é composto por 53% de pessoas negras no entanto o que deveria ser diversidade cultural está virando desigualdade racial. E o documentário "xadrez das cores" narra a história da convivência entre uma mulher viúva, idosa e sem filhos,a segunda Cida,jovem, negra, pobre , e sem filhos, apesar de sua eficiência de Cida , Maria a tratava com xingamentos, palavras ofensivas e discriminatórias.Enfim , a função de Maria era humilhar sua funcionária e mesmo no momento de diversão a Maria era racista, não sabia ela q seu uniún divertimento era o instrumento de libertação. Então concluo que o Brasil sofre ainda com o preconceito , mas enquanto as pessoas não se "tocarem" que a cor de alguém não interfere em nada o nosso país não vai para a frente.

    ResponderExcluir
  38. Kailaine Skczekowski Hazt1 de setembro de 2018 às 15:44

    O Vídeo relata a história de uma mulher branca e outra negra ,a senhora branca e uma idosa muito doente e muito solitária ,já a jovem negra e muito pobre ,mora em uma comunidade muito pobre , a jovem negra cuida da senhora como cuidadora ,mas sofre muito preconceito por causa da sua cor da pela .A idosa gostaria de jogar xadrez , mas não tinha compania , a jovem cuidadora sempre observava a sua patroa jogar , a empregada empenhou se para aprender a jogar para passar jogar com a idosa ,mas no entanto a senhora só aceitou jogar com a empregada , porque ela usava o jogo para descriminar a jovem .
    A idosa sempre ficava com as peças branca que representava sua cor ,já a jovem ficava com as peças pretas ,todo a vez que a idosa pegava uma peça preta ela jogava no lixo,isso representava o ódio pelos negros .
    Mas a empregada se empenhou em aprender mais e começou a jogar ganhando , ela passou a ensinar as criancac da sua comunidade jogarem xadrez .O xadrez era uma saída para aquelas crianças não viver em situação de violência.Pela qual seu filho passou ,aliás a violência era a única coisa de deixava a idosa e a jovem em condições de igualdade,a patroa foi obrigado a abortar seu filho , e a empregada teve seu filho morto pela violência.
    A empregada depois de muito ser humilhada e descriminada deixou o emprego , mas depois de um tempo A idosa voltou a procurar a jovem , a jovem aceita o emprego de volta , mas empondo novas regras , ou melhor dizendo agora o jogo virou , empregada com as peças brancas e a idosa com as pretas , no final a idosa percebe que estava errada ela percebe sua capacidade de transformação , e aceita as condições,as duas acabam se tornando grandes amigas.
    Nos dias atuais existe muito racismo , muitas pessoas sofrem descriminação caladas , porque talvez precisam de dinheiro .A violenvio está muito presente nos dias atuais , milhares de mulheres são violentadas e mortas por motivos fúteis ....

    ResponderExcluir
  39. Colégio Estadual Novo Milênio
    Aluna: Elisangela Niejelski
    Série: 2B
    O efeito da visão mal visionada
    Nos dias da antiguidade o preconceito era praticado e muito agressivo, hoje ainda, infelizmente ele prevalece.
    Aos olhos de muitos, os negros ou pobres são diferentes dos outros pelo simples fato de ser de uma cor de pele mais rara ou não possuir tantos bens. Entretanto não compreendem que o mais importante está no coração de cada um e não na simples cor de pele.
    O preconceito para alguns que tem educação, é um enorme absurdo acabaro,o qual deveria acabar de vez, pois rebaixar alguém pela sua classe social ou por ser negra é inadmissível,porém para a tristeza das pessoas com respeito, existem vários preconceituosos, os quais as vezes não valem nada, que discriminam pessoas da forma citada acima.
    Todos deviam entender que aos olhos de Deus todos são iguais e que, se fisicamente tem cor de pele diferente, deviam admirar a beleza interior de cada um e imaginar como seria estranho se todos tivessem a mesma cor ou mesma posse de dinheiro.

    ResponderExcluir
  40. O vídeo xadrez das cores ultrapassa a barreira da questão racial e aborda temas de fácil entendimento, inevitável reflexão, tais como a pobreza ,solidão,velhice e perda.
    Um vídeo que busca relatar a questão racismo e preconceito relatando uma senhora branca trata mau sua empregada negra ao decorrer do vídeo a senhora percebe que tanto quanto ela sua empregada negra tambem tinha valores,caráter e dignidade como uma pessoa branca . Uma abordagem interessante do mesmo é quando a empregada lhe dá o comprimido e a senhora pede-a mais um,no entanto ela se recusa lhe dar.
    O tema racismo abre-se uma ampla reflexão como também a discriminação social .Cidade está em prejuízo em sua vida e,por dinheiro, precisa se sujeitar a situações degradantes por sua patroa branca e racista. O xadrez também é um elemento intrigante , as personagens apresentam-se como forças contrarias, mas apesar da relação contrária ambas pussuem a força da determinação, Maria insiste em oprimir Cida ,em suas perdas jogando suas peças negras .Todavia Cida busca conhecimento sobre o xadrez e uma das lições mais belas a negação do conformismo .
    Um jogo de raciocínio, de inteligência no qual o tabuLeiro é o palco em que as personagens vão mostrando suas abilidadés que são conquistadas a cada movimento,a cada jogada .Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto mas vive suas escolhas.

    ResponderExcluir
  41. O vídeo xadrez das cores relata uma cena de preconceito que acontece quando uma senhor rica e branca maltrata sua empregada que é negra e pobre.
    O preconceito está presente no nosso dia a dia.nos praticamos preconceito quando descriminados as pessoas por conta da sua cor de pele, religião,opição sexual entre outras coisas.
    O preconceito e praticado por algumas pessoas qeq se acham melhor ou superior que as outras e jugam as pessoas por conta da sua cor de pele e não sabe como é o interior da pessoa seu caráter.
    Pessoas que praticam o preconceito não são maduras suficientes para entender que isso não leva a nada devemos sempre dizer não ao preconceito somos todos iguais.
    Para acabar com o preconceito devemos sempre estar atentos,quando vermos alguém praticando devemos chamar a atenção e falar que isso é errado,se não adiantar devemos procurar alguém que possa ajudar.

    ResponderExcluir
  42. Aluna: Aline Dias.
    Série: 2°B.
    Colégio: Novo Milênio.

    O xadrez das cores
    O documentário nos mostra que racismo ainda existe e nos traz uma sensação de impossibilidade, pois quase nada é feito para acabar com tal descriminação. Existem milhares de pessoas assim como Cida que por um emprego passa por humilhação, muitos sofrem calados,aguentam tudo por causa do dinheiro, por medo de perder um emprego.
    Esse e outros problemas mostrados no documentário são comuns como, por exemplo, a violência de um modo geral diariamente recebemos notícias sobre o número de jovens envolvidos no mundo das drogas que perdem sua vida tão cedo e mulheres que são violentadas e mortas por motivos fúteis, banais.
    Outro problema também é em relação ao idoso que na maioria das vezes fica com a família que muitas vezes não tem estrutura financeira, nem psicológica para isso o que acaba provocando,em maus tratos, ameaças etc...
    Atualmente o idoso é considerado para a família uma coisa pesada a ser carregado até o fim de seus dias, mas esquecem que um dia aquela pessoa já sacrificou a sua vida para dar uma vida digna para seus filhos.

    ResponderExcluir
  43. Vitoria Mendes
    2°B
    Colegio Estadual Novo Milénio
    vídeo xadrez das cores ultrapassa a barreira da questão racial e aborda temas de fácil entendimento, inevitável reflexão, tais como a pobreza ,solidão,velhice e perda.
    Um vídeo que busca relatar a questão racismo e preconceito relatando uma senhora branca trata mau sua empregada negra ao decorrer do vídeo a senhora percebe que tanto quanto ela sua empregada negra tambem tinha valores,caráter e dignidade como uma pessoa branca . Uma abordagem interessante do mesmo é quando a empregada lhe dá o comprimido e a senhora pede-a mais um,no entanto ela se recusa lhe dar.
    O tema racismo abre-se uma ampla reflexão como também a discriminação social .Cidade está em prejuízo em sua vida e,por dinheiro, precisa se sujeitar a situações degradantes por sua patroa branca e racista. O xadrez também é um elemento intrigante , as personagens apresentam-se como forças contrarias, mas apesar da relação contrária ambas pussuem a força da determinação, Maria insiste em oprimir Cida ,em suas perdas jogando suas peças negras .Todavia Cida busca conhecimento sobre o xadrez e uma das lições mais belas a negação do conformismo .
    Um jogo de raciocínio, de inteligência no qual o tabuLeiro é o palco em que as personagens vão mostrando suas abilidadés que são conquistadas a cada movimento,a cada jogada .Como o ser humano que se desenvolve, não nasce pronto mas vive suas escolhas.

    ResponderExcluir
  44. Aluna:Larissa Bueno
    Colégio estadual Novo Milênio

    O vídeo"xadrez das cores",falou sobre a questão do racismo e preconceito no trabalho.Onde a empregada moça pobre e negr,cuida de uma idosa,rica,branca porém doente,e precisa de alguém para cuidala, enquanto seu sobrinho viaja a trabalho.
    A empregad,ouvia de sua patroa comentários preconceituosos.Cida vê Dona Maria jogando xadrez e se interessa,a patroa se dispõe a ensinala no objetivo de diminuila ainda mais, dizendo que as peças pretas eram como Cida sem valor, e cada vez que ganhava fazia questão de de joaga-las no lixo.Cida cansada de tanto preconceito aprendeu a jogar,e ganhava todas as partidas de Dona Maria.
    O vídeo nos mostrou que o racismo ainda existe e traz a pessoa que é descriminada uma sensação de ser menor,ainda no nosso dia-a-dia existem várias pessoas que assim como Cida sofrem preconceito caladas por necessidade do dinheiro e medo de perder o emprego.O racismo assim como a violência a mulher e dentre outras inúmeras violência,são hoje em dia cada vez mais comuns,pois quase todos os dias vemos notícias de mulheres agredidas, trabalho infantil forçado,jovens roubando para sustentar os vícios.Tal preconceito, discriminação, racismo deveria acabar,pois ninguém tem o direito de rebaixar o próximo por ser diferente.

    ResponderExcluir