quarta-feira, 11 de novembro de 2015

A Servidão Moderna

A servidão moderna é um livro e um documentário de 52 minutos produzidos de maneira completamente independente; o livro (e o DVD contido) é distribuído gratuitamente em certos lugares alternativos na França e na América latina. O texto foi escrito na Jamaica em outubro de 2007 e o documentário foi finalizado na Colômbia em maio de 2009. Ele existe nas versões francesa, inglesa e espanhola. O filme foi elaborado a partir de imagens desviadas, essencialmente oriundas de filmes de ficção e de documentários. 

O objetivo principal deste filme é de por em dia a condição do escravo moderno dentro do sistema totalitário mercante e de evidenciar as formas de mistificação que ocultam esta condição subserviente. Ele foi feito com o único objetivo de ATACAR DE FRENTE A ORGANIZAÇÂO DOMINANTE DO MUNDO.

Não devemos deixar que o inimigo nos vença, as antigas discussões de capela no campo revolucionário devem, com toda nossa ajuda, deixar lugar à unidade de ação. Deve-se duvidar de tudo, até mesmo da dúvida.

Capítulos do Filme e do Livro:
I: Epigrafo
II: A servidão voluntária
III: A organização territorial e o habitat
V: A Alimentação
VI: A destruição do meio ambiente
VIII: A colonização de todos os setores da vida
IX: A medicina mercantil
X: A obediência como segunda natureza
XI: A repressão e a violência
XII: o dinheiro
XIII: Não há alternativa na organização social dominante
XIV: A imagem
XV: A diversão
XVI: A linguagem
XVII: A ilusão do voto e da democracia parlamentar
XVIII: O sistema mercantil totalitário
XIX: Perspectivas
XX: Epílogo

O texto e o filme são isentos de direitos autorais, podem ser recuperados, divulgados, e projetados sem nenhuma restrição. Inclusive são totalmente gratuitos, ou seja, não devem de nenhuma maneira ser comercializados. Pois seria incoerente propor uma crítica sobre a onipresença das mercadorias com outra mercadoria. A luta contra a propriedade privada, intelectual ou outra, é nosso golpe fatal contra a dominação presente.

Este filme é difundido fora de todo circuito legal ou comercial, ele depende da boa vontade daqueles que asseguram sua difusão da maneira mais ampla possível. Ele não é nossa propriedade, ele pertence àqueles que queiram apropriar-se para que seja jogado na fogueira de nossa luta.


http://www.delaservitudemoderne.org/texto-po.html



115 comentários:

  1. Aluna; Juliana Nunes -2A , N28 CESB
    Todo ser humano nasce livre e bom, porém o mundo o faz mudar de uma vida de liberdade para uma vida de servidão. Muitas pessoas acham que o dinheiro compra tudo e que podem ser felizes .Então os que gloriam essas pessoas acabam vivendo em um mundo de alienação achando que quanto quanto mais "grana"tiverem serão melhores que os outros, mas na verdade esse mundo de luxúria , ostentação acaba afastando os indivíduos da realidade. Aqueles que acham que podem fazer as pessoas de escravos umilhando seus empregados e as vezes ainda praticam o preconceito.
    Há aqueles que pensam que ter dinheiro é ser servido , ter jóias é motivo de felicidade ,enquanto para outros que Vivem na miséria a felicidade estaria em apenas um prato de comida. No mundo de hoje poderíamos dizer que é um mundo de total alienação e servidao aonde o principal objetivo é o consumo obcessivo de uns por bens materiais que não os traz a felicidade mas o prazer .
    Durante séculos passados havia escravos que deveriam trabalhar por obrigação e dormiam em celas e não escolhiam seus patrões nos dias de hoje as pessoas escolhem seus patrões e ainda devem pagar pela sua cela para poder sobreviver neste mundo onde o mais importante é ter dinheiro do que amor e paz entre as pessoas ,de uma coisa ,porém ,estamos certos de que enquanto houver poder ainda haverá servidão e não união .FRASE ESCOLHIDA"Por que não é o homem, mas o mundo que se tornou um anormal":Nos dias atuais as pessoas nem se importam umas com as outras, o mundo acaba tornando as pessoas verdadeiros selvagens que fazem de tudo para conseguir ter dinheiro, tudo isso só para conseguir ser servido pelos de classe mais baixa, ainda mais para viver em uma sociedade que tudo é feito pela tecnologia então as pessoas pensam que devem entrar nesse mundo.

    ResponderExcluir
  2. Aluna:Hellen Caroline Pereira, n16 CENM
    O filme ele está retratando o nosso dia a dia o mundo e o ser humano faz mudar de uma vida de liberdade para uma vida de servidão.
    Antigamente os escravos eram obrigados a trabalhar,e dormirem em celas apertadas,e,com péssimas condições, e não escolhiam seus patrões,hoje em dia as pessoas elas tem direito de escolher o trabalho que ela quer e tem melhores condições de vida.
    O sujeito pode transferir esse reconhecimento do trabalho para o registro da construção de sua identidade. E o trabalho se inscreve assim na dinâmica da autorrealização"O sofrimento no trabalho".
    "Como diz Willian Shakespeare aquela época era terrível onde idiotas dirigem cegos"(ou seja as pessoas veem o mundo como meros espectadores e não como atores capazes de mudar a realidade e pensar por si mesmo).E hoje elas tem a capacidade de ver e refletir sobre o mundo para então fazer suas escolhas.

    ResponderExcluir
  3. Aluna Eduarda Vitória Bonatto Nº10 2º B

    O documentário relata o quão manipulados somos e ao invés de reagirmos a tudo isso ao que nos oprime, permanecemos inertes, não reagindo para tornar as coisas mais fáceis sem haver a necessidade para raciocinar, mantendo-se na mesma rotina; trabalhar para poder consumir.
    Para Marx o velho e o novo se complementam, e a necessário haver um confronto entre ambos para surgirem mudanças sociais significativas. Há o confronto entre oque era o mundo antigamente e como ele esta atualmente com as diversas transformações que tem passado, com seus avanços tecnológicos e comerciais, com que as pessoas atualmente acham que é o essencial para se sentirem satisfeitas e terem uma vida prazerosa com base no que consomem e o quanto isso as prejudica tanto financeiramente quanto moralmente por saberem que poderiam ajudar muitas pessoas que realmente passam verdadeiras necessidades mas não dão a minima, preferem gastar seus dinheiros com produtos que muitas vezes acabam se tornando inúteis em suas vidas, fazendo-as com que futuramente comprem algo mais avançado para substitui-lo.
    E assim acontece o mesmo ciclo do consumismo, todos os anos haverá algo mais avançado que prenda o interesse da população.

    ResponderExcluir
  4. Aluno: João Chutz N° 18 CENM

    Para começar irei citar a frase de Shakespeare: " QUE ÉPOCA TERRÍVEL ESSA, ONDE IDIOTAS DIRIGEM CEGOS ". Em outras palavras seria que estamos vivendo em um tempo onde pessoas com melhor poder aquisitivo dominam uma classe inferior nesses termos. Onde a classe trabalhadora em massa procura ser manipulada, vai atrás disso, a escravidão é voluntária "nós" vamos a procura de serviços, onde encaramos varias tarefas determinadas para ganhar a remuneração que é a menor possível.
    " A opressão se moderniza estendendo por todas as partes as formas de mistificação que permitem ocultar a nossa condição de escravos ". Durante todos esses anos a escravidão não se extinguiu, apenas foi se "camuflando" aos olhos de todos, enquanto tínhamos um senhor que maltratava o seu escravo negro para fazer tal tarefa, agora temos um patrão que da um "agrado de bom tamanho" para seu funcionário que faz tudo certinho e sai faceiro.
    Para finalizar, acredito que num futuro não muito longínquo, uma pequena porção da sociedade irá "tirar as vendas" diante de seus olhos e começar a enxergar os erros que estão cometendo, creio que aos poucos iremos nos libertar dessa corrente que nos aprisiona a esse padrão, mas para isso será preciso que tanto a classe dos "cegos" quanto a dos "idiotas" manipuladores deverão agir.

    "Nóis que fly".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUE ÉPOCA TERRÍVEL ESSA, ONDE IDIOTAS DIRIGEM CEGOS suas palavras onde você mas mo se chama de sego pós seque as normas sem questionar . e eu te pergunto oque você esta fazendo para mudar isso então antes de falar sem pensar se questione e veja seus erros

      Excluir
  5. Aluna; RaylaC.Oliveira
    N 42
    Serie; 2A CESB
    A servidão moderna é o que se tornou o mundo, as pessoas servem " voluntariamente " como consumindo o que o mercado oferece ,comprando mercadoria que lhes escravizam cada vez mais, quanto mais tem mais querem, enquanto uns se fartam de comida e outros estão morrendo de fome .
    Somos escravos do dinheiro , um senhor do papel, e dependemos dele para comprar pois acham que assim terão uma vida Confortável Mas Na Verdade é só uma ilusão. Normalmente quando há propaganda na TV , lojas, sempre vai estar escrito; compre, consuma.
    As pessoas de hoje em dia trabalham para ter dinheiro para poder consumir e pagão pela sua cela ou melhor dizendo moradia e ainda devem servir o patrão, pensando que conseguiram por esperteza mas na real eles são escravos de si mesmo.FRASE ESCOLHIDA:"Que época terrível essa, onde idiotas dirigem cegos"-A frase trata de que as pessoas vivem alienadas ao consumo, poder, dinheiro trabalham cegamente pensando que o dinheiro compra tudo ,mas na verdade esse mundo de fantasia e acaba afastando-o do que realmente é o mundo, ainda à aqueles que pensam que estão sendo servidos nas são apenas servos.

    ResponderExcluir
  6. Aluna: Aline Cristina Da Silva N° 01 CENM Série: 2°A
    Bom, vou começar por uma frase que diz: “QUE TRISTE PENSAR QUE A NATUREZA FALA E O SER HUMANO NÃO ESCUTA” Hugo.
    Ou seja, o mundo esta em uma destruição total e o ser humano ao invés de ajudar a melhorar isso só piora, não percebe o que esta acontecendo com a natureza, esta mais interessada em ganhar seu dinheiro a custa do meio ambiente que esta sendo extinto, o ser humano prefere ter sua roupa de marca, carros importados, casas super confortáveis, mais não percebe que para ter tudo isso árvores estão sendo cortadas, animais mortos, só para garantir o luxo de sua vida, isso tudo tem um pouco a culpa da mídia que influencia o ser humano a comprar tudo que passa na TV sem nem questionar de onde vem tudo isso e o que esta sendo morto ou cortado para ter todo esses benefícios que eles tem.
    O ser humano esta sendo alienado a fazer coisas terríveis um contra o outro esta se autodestruindo, eles acham que a escravidão acabou, mais ela só se “camuflou” atrás das mídias e de políticos que falam o que querem e o povo que é alienado acredita sem reclamar de nada, e o pior e que depois ficam fazendo protestos por uma política melhor, sabendo que foi a escolha deles que transformou o país nisso.
    Não vou falar que acredito que um dia o mundo venha melhorar de algum modo, pois estarei mentindo não só para os outro, como para mim mesma, no ponto em que chegou tudo isso, acho quase impossível reverter essa situação talvez melhorar um pouco, mais não por completo como muitos ainda acreditam.

    ResponderExcluir
  7. CESB
    Aluna: Stéfani Aparecida Dzovoniarkiewicz Nº40
    Série: 2ºB
    Começo com a frase de Alain Rey, a qual quero brevemente comentar: “Nós acreditamos que dominamos as palavras, mas são as palavras que nos dominam.”
    Nós estamos acostumados a desenvolver uma linguagem que não é de estilo próprio, algo que não é real e nada do qual exercemos em função daquilo que queremos. Estamos abertos a dizer aquilo que as pessoas querem ouvir, o que elas gostam e não o que nós verdadeiramente pensamos. Isso nada mais é que uma sociedade criada, onde somos postos a guardar para nós tudo o que pensamos, pois, se falássemos a verdade muitos seriam afetados por isso, as pessoas gostam de estruturar uma mensagem só para passar pra outra que é melhor e diminuir aquela que quer aprender com suas ideias de pensamentos.
    Muitos procuram repostas dadas, não quer perder tempo e nem pensar como responder com sua própria opinião, pois, tacha como erro. Hoje em dia acontece sim de acharmos que pensamos no erro, preferimos copiar aquela resposta altamente correta apenas pra não expressar a própria ideia.
    Além disso, a nossa linguagem de comunicação se perdeu ao longo dos anos, a comunicação está cada vez mais escassa principalmente no meio familiar, a linguagem ficou por conta dos eletroportáteis, as pessoas não saem mais pra conversar se distrair e sim ficar em alguma rede social e a conversa acontece muitas vezes por ali. Enfim, é algo que está se perdendo e muitos não estão preocupados com isso, estão descansados com a maneira em que a sociedade vive e sem vontade nenhuma de mudar. Vejo um futuro em que só tem a piorar as pessoas só se importam com elas e com sua imagem!

    ResponderExcluir
  8. aluno lucas andrei 2 a novo milenio muitas vezes deixamos nos levar pelo que assistimos acessamos etc , as vezes por vemos uma grande personalidade dando uma entrevista na tv por ex e falando algo contrario a nossa opinião a mudamos por pensarmos que status nos fazem estar correto , muita gente se conforma com oque é ditado e não procura entender e nem questionar o porque daquilo , hoje em dia nao se a mais aquela comunicação humana e sim uma robotica , as nossas ações são definidas pelo que queremos e não pelo que nescessitamos , na internet ao invés de pesquisar a nossa economia por ex , demos ouvido as plubicidades e ouvimos uma musica q esta no topo da parada , devemos sim pesquisar , e usar a tecnologia que é uma coisa boa mais não podemos nos deixar levar pelo que simplesmente esta escrito la devemos manter uma opniao e pesquisar em outros meios e ate falar com pessoas face a face para ver se o nosso mundo realmente esta aquela maravilha , é preciso sair da tela e ir pra rua !! , hoje se diz muito oque as pessoas querem ouvir e não oque precisa ser dito precisamos ser mais francos essa : franqueza pode ser dolorida e dura mais alienação é uma prisão (que o proprio prisioneiro se tranca ) e causa muito mais transtorno vc viver de mansinho siguindo um caminho não seu do que ter uma atitude e ir talvez contrario a todos mais a favor da sua verdade

    ResponderExcluir
  9. Aluno:Felipe Ferraz
    Numero:14
    Cenm



    Bom o filme ele relata o quanto somos manipulados, nos tinha que reagirmos mas nos não fazemos nada para se tornar mas facil,nos dias atuais as pessoas elas nem se importam uma com o outro por que as pessoas elas só querem delas se darem bem na vida,elas fazem de tudo para conseguir um bom dinheiro, por isso há aquelas pessoas que se acham melhor do que os outros so por que elas tem mas dinheiro e poder acgam que podem fazer o que quiser com as pessoas de classes baixas
    Entao o mundo que estamos vivendo hoje,podemos dizer que é um mundo de total alienação onde o objetivo principal e conawguir ter oa bens materias eo poder, que nao trax a felicidade mas o prazer de ter aquilo que faz com que elas sejam melhor que os outros

    ResponderExcluir
  10. Aluno>Lucas Ribeiro, Joe mesmo, 2ºA Novo Milênio Nº22 ~~ Nóis Que fly
    >Um oferecimento>Delicias Produções<
    A frase q eu mais pude identificar foi "QUE ÉPOCA TERRÍVEL ESSA, ONDE IDIOTAS DIRIGEM CEGOS" pois mostra claramente que o povo é considerado inferior ou menor que as pessoas com maior poder aquisitivo, no caso as pessoas buscam trabalhar para outras, a grande massa procura trabalhar para pessoas, que no caso são ricos, donos de empresa, donos de multinacionais, as pessoas são manipuladas, na maioria das vezes trabalhando muito e ganhando pouco.

    é como comparar os novos tempos com a escravidão, que não mudou muita coisa, trabalhadores são manipulados, precisa-se trabalhar para consumir, ou seja, para ter uma vida "boa" ou para poder viver no "luxo" é preciso trabalhar, Você paga para viver, isso não se discute. Isso é uma das características do capitalismo, "quem mais tem, mais se da bem" é o caso dos patrões eles que mandam, e se você não obedecer ou fugir do padrão você é mandado embora, porque a demanda de pessoas que vão ser manipuladas melhores do que você é muito grande, as vezes tem pessoas que aceitam trabalhar pela metade do que você trabalhava, isso por que as pessoas não abrem os olhos, não se "libertam"

    ResponderExcluir
  11. CESB
    Gabriel Nalon
    n° 17 2B - noturno
    O documentário fala do tanto que somos manipulados e ao invés de mudar, reagir, acabamos não reagindo, ficando imóveis para nao precisar fazer nada, facilitando tudo desse modo, sem precisar em momento algum parar e utilizar o cerebro, raciocinar, vivendo dia pós dia na mesma rotina, trabalhando pra ter as coisas, ser consumidor ... como diz aquele ditado
    "Guardar o almoço pra comer na janta"
    estamos vivendo em uma sociedade onde pessoas com mais dinheiro, mais poder aquisitivo conseguem dominar pessoas que tem menos, que sao inferioriores
    classe trabalhadora é a que mais sofre com isso, pois dependem de um patrao, onde esse tem uma empresa, lucros grandes e um poder aquisitivo enorme, e que exige demasiadamente de seus funcionários e que se esses sairem fora do padrão exigido, acabam sendo demitidos, pois existem outros que possam exercer esse ofício, até mais barato.
    Analisando afundo mesmo, a escravidão nesse tempo todo, mesmo com todo o desenvolvimento do mundo, ficou apenas ofuscada,
    pois do mesmo modo que existia um senhor controlando um escravo
    existe um patrão dominando seu funcionário.
    cita também o quanto o ser humano esta se alienando para a tecnlogia
    indo pra perto de quem ta longe e ficando longe de quem ta perto
    enfim
    o ser humano esta sendo egoista
    pois se impoe a fazer coisas ruins para a sua propria especie
    apenas por prazer, por ter o luxo de se dizer melhor que o outro



    EB - Nalon#003 ��

    ResponderExcluir
  12. CESB
    Fernanda Bet ,2B número 15
    Sabe-se que vivemos em um mundo totalmente capitalista e, desde a revolução continuamos na escravidão , mas agora de um modo diferente , onde as pessoas são vistas e avaliadas pelo o que possuem e não por aquilo que realmente são .O espaço foi unificado de acordo com os interesses de cada um e não das reais necessidades , a vida das pessoas tem grande semelhança com uma prisão , onde são racionalizadas ao extremo em um mundo sujo e barulhento vivendo com a insegurança. O papel da lei da oferta e da demanda se inverteram e a miséria está em todos os lugares sendo ela interna ou externamente, e muitos , na verdade a maioria aceita essa miséria por medo de fazer diferente ao que todos os outros fazem ,mesmo sabendo que a mudança começa dentro de cada um . O escravo moderno passa a ser escravo em tempo integral , não só perdeu sua liberdade mas também é tratado como uma máquina onde cada gesto deve ser calculado a fim de aumentar sua produção . Citação: '' De que adianta o homem ganhar o mundo se perder sua alma ''. Então, somos manipulados ao ponto de deixarmos de viver , realmente , somos controlados por esse sistema o tempo todo , e muitas vezes pensamos apenas nos bens que queremos possuir , trabalhando cada vez mais para que isso aconteça e deixamos um pouco de lado o que realmente importa , afinal estamos nesse mundo para viver e não para possuir , acredito que estamos aqui só de passagem e que daqui não levaremos nenhum bem material por isso devemos cultivar nosso valor interno e não apenas querer acumular riquezas , isso não nos levará ao lugar que verdadeiramente todos queremos ir! Espero que tenham gostado.. Beijocas, e Até a próxima...

    ResponderExcluir
  13. CESB
    Douglas Rocha, nº14, 2ºA
    Somos escravos de nós mesmos, vivemos em uma servidão voluntária, escravos que vagam pela face da Terra, compramos as coisas que nos escravizam cada vez mais.
    Estamos sempre procurando um trabalho que nos torna cada vez mais alienados, que achamos que foi nos dado de forma generosa, escolhemos nós mesmos a quem iremos servir, para que não vejamos a condição de exploração em que vivemos, nos foi tirado a capacidade de criticar nossa situação por meio dos sistemas alienantes.
    Diferente dos escravos antigos que eram forçados, nós nos recusamos a enxergar a frente, eles se rebelavam e nós não, aceitamos a vida lamentável que foi designada para nós mesmos, o maior pesadelo nosso, escravos modernos, é a alienação que vivemos, as formas de mistificação do pensamento ocultam tudo de nós mesmos, enfim apenas a verdade é revolucionária.

    ResponderExcluir
  14. Aluna: Bruna Silvério N: 05 CENM Série 2 A
    Minha opinião sobre o filme a servidão moderna retrata que nós somos escravos do dinheiro e que podemos trabalhar e ganhar bastante dinheiro mas mesmo assim os comerciais de TV nos manipulam, a consumir e no momento em que paramos para refletir nos já estamos manipulados pelo dinheiro. Ou seja QUE ESCRAVIDÃO E ESSA?
    Nós precisamos parar de ser manipulados pelos outros pela mídia, e temos que impor o que pensamos e não o que os outros pensam, porque a final o que vale o dinheiro se não temos liberdade para pensar por si próprio.
    Uma frase que me chamou a atenção foi a de Willian Shakespeare “Que época terrível onde idiotas dirigem cegos”. Os trabalhadores são explorados pelos seus patrões e nem percebem que isto está acontecendo, muitos trabalhadores trabalhavam para ganhar um valor digno ao seu trabalho e recebe um valor muito mais baixo do que deveria receber.

    ResponderExcluir
  15. Aluna: Érica Rhayane N: 13 CENM Série: 2 A
    Na minha opinião o filme servidão moderna relata que somos escravos do dinheiro e da mídia as pessoas acham que o dinheiro compra tudo mas na realidade ele compra nos mesmos, vivemos em um mundo de fantasia e presos por um engano onde a mídia nos mantém manipulado para não pensar por si próprio.
    Algumas pessoas se vendem por comerciais de TV, e vao pela maneira mais fácil de ganhar dinheiro matando, roubando etc... enquanto outras se esforçam para ganhar seu dinheiro com dignidade.
    Muitas vezes algumas pessoas por serem influenciadas pela mídia vao pelo caminho errado e acabam se arrependendo mais tarde pela sua escolha. O que as pessoas não sabem que toda essa revolta da natureza e porque não pensamos por nós mesmos e sim pelo o que os outros acham e pensam sobre nós.
    E para terminar esperamos que essa realidade em que vivemos hoje acabe e que nós começamos a tirar as vendas dos olhos e ver o que está acontecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. muito bom (Raiane) mas na proxima umtexto maiorkkk

      Excluir
    2. nao sabia que o tema era so a midia!!

      Excluir
    3. TEXTO BREVE MAIS MUITO OBJTIVO !!!

      Excluir
    4. que objetivo em kkkkk

      Excluir
  16. CESB
    Luiza Padilha nº35 2ªA
    A humanidade está desmoronando com essa necessidade psicológica que o ser humano criou de trabalhar para alcançar a necessidade de perfeição. A mídia nos aliena a sonhar alto, influenciando com o pensamento que devemos ser ricos ou que devemos comprar coisas para sermos perfeitos, completos, e para isso, devemos trabalhar. O individuo entra em casa de um dia de trabalho e encontra moveis que ele comprou com seu esforço e se vê realizado, até a hora de ele ligar a TV e perceber que uma nova promoção de alguma coisa que ele já possui, mas com “um novo design”, e então, o individuo se vê na necessidade de comprar, e se envolve em seu próprio “ninho” de coisas desnecessárias. Essa necessidade de perfeição é algo criado por nós mesmos, onde pensamos que seremos excluídos de um grupo social por causa de nossas imperfeições, e assim fazemos nossa cabeça para trabalhar e ser o “modelo de ser humano perfeito”, mas com o avanço da tecnologia e a necessidade de compra causada pela alienação da mídia, há um ciclo sem fim de consumo. E o que fazer após atingir a perfeição? O que será do trabalhador que gasta maior parte da sua vida trabalhando se não houver algo para que ele possa comprar? Mesmo desempregado ou aposentado, o trabalhador possui essa necessidade de trabalhar por estar acostumado com o trabalho, de tanto obedecer, adquirimos reflexos de submissão. O escravo moderno não aproveita sua vida devidamente, realizando seus sonhos, apenas possuindo o desejo de aperfeiçoamento que nem mesmo foi criado por si próprio, apenas por ele ter visto na TV. Como diz a frase em Marcos 8, 36: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder sua alma?”.

    ResponderExcluir
  17. Colégio Estadual Novo Milênio
    Aluno: Willian Cavalheiro de Oliveira 2°A N: 33

    O filme “ A Servidão Moderna” tem como base de enredo indivíduos alienados onde não se encontram como seres pensantes, mas sim são classificados como “ZUMBIS VIVOS” onde se encontram com a sua ideia com o seu propósito perdido diante de novos ares novos objetivos de alienação em massa que a vida da o seu jeito de introduzir esses modos na vida das pessoas, esses modos são encontrados em alguns trabalhos, nos seres que são escravos da tecnologia má usada, mercadorias que são lançamentos enfim tudo o que esta interligado ao consumismo.Tudo isso possui apenas uma ligação com apenas uma ideia a do consumismo em massa onde as pessoas que a dominam fazem apenas novas e novas tecnologias inovando cada vez mais assim a publicidade faz seu trabalho a de levar essas inovações a esses ZUMBIS para que algumas cabeças pensantes que tentam ganhar essa “guerra” percam.
    Enfim o jogo do sistema é fazer as pessoas que possuem uma renda favorável para comprar e comprar tudo o que se produz, na realidade o sistema quer crescer com este plano e deixar você mais “bobo” o possível para não enxergar o problema que esta acontecendo e com isso ele não da a mínima se você ou qualquer um vai se quebra.
    “Que triste é pensar que a natureza fala e a espécie humana não escuta”
    Victor Hugo
    Bem a frase acima relata o que um dia já foi dito a muito e muito tempo atrás onde a imagem da natureza esta se extinguindo e tudo o que envolve evolução esta tomando conta de todas as áreas do mundo, ou seja, pouco a pouco estamos destruindo o que nem sabemos como se criou, mas em outra perspectiva voltando ao campo de visão, a destruição em massa esta voltada a apenas a um aspecto a do consumismo onde se destrói para ter novas e novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  18. Aluna: Diulliany Lascoski Fagundes Nº 11 2º A CENM
    O filme “A servidão Moderna”, ele retrata que todos nós seres humanos continuamos a ser escravos, pois estamos cada vez mais sendo alienados e que cada vez mais estamos buscando um trabalho que nos satisfaça financeiramente e não trabalhando por algo que realmente gostamos de fazer.
    Achei muito interessante a frase “Que triste é pensar que a natureza fala e que a espécie humana não escuta” (Vitor Hugo). Realmente o ser humano está preocupado em ter poder, dinheiro e não está nem aí para as coisas que está acontecendo em sua volta, nós não percebemos que a natureza está dando seu aviso, que nós mesmo estamos destruindo o nosso futuro e também o próprio futuro dos nossos filhos.

    ResponderExcluir
  19. Aluna: Amanda Fell CESB 2°A manhã n°02
    Nesta sociedade totalmente capitalista,estamos completamente alienados a usufruir e possuir riquezas,sem ao menos indagarmos se á necessidade de possui-las ou apenas ter pelo bel prazer.
    Nos mostramos submissos ao mercado de trabalho,onde muitas das vezes,trabalhamos incessantemente sem ao menos saber o que realmente estamos produzindo.Estamos vendados ao mundo coletivo e vivemos em um mundo de individualidade onde só se importamos com nós mesmos;atribuímos em nossa servidão moderna um novo conceito de" Deus",onde ele é apenas um pedaço de papel, no qual atribuímos devido valor ; é o que Nietzche descreve em uma de suas frases "O que outrora se "fazia por amor a Deus",hoje se faz por amor ao dinheiro,isto é,daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e a sua boa consciência".Deixamos de usar nossa razão para agirmos pelos impulsos emocionais do capitalismo,com a dominação do capital,ganhamos hábitos diferenciados como:linguagem e alimentação."O que vem a ser alimento para um é veneno para outro"(Paracelso).Quando criamos maus hábitos alimentares acabamos por prejudicar a nós mesmos,nossa saúde e estética.
    Devemos deixar de lado esse cerne alienador e irracional,para tomar frente de nossas emoções e começar a agir criticamente com nós mesmos , onde o consumismo e o capitalismo não possam mais decidir o rumo de nossos caminhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. noossaa parabens,otimo textoo iria tirar 1000 no enem!!!!!!

      Excluir
    2. estudo no CENM e achei muito interessante seu texto parabéns

      Excluir
    3. Essa Amanda eh o orgulho da sala kkkkk

      Excluir
    4. mas a Amanda e muito inteligente

      Excluir
    5. nossa que texto nada ve tinha que ser essa ai..

      Excluir
    6. Agradeço a todos os elogios,porem as criticas para mim não mostram nada mais do que a incapacidade de certos individuos de ler seu proprio texto e comenta-lo, se auto avalie antes de julgar os outros espero que essa resposta faça esse ser refletir sobre si mesmo procure o erro eo egoismo que esta dentro de voce e acceite que existem pessoas que escrevem melhor que voce ... ass; Amanda

      Excluir
  20. Aluno: Railander da Rosa N° 28 2°A CENM
    Posso concluir neste documentario que todos somos escravos, todos até mesmo os ricos são escravos do dinheiro, assim como os pobres procuram a riqueza os ricos procuram se manter na riqueza.
    O homem criou seu proprio Deus que ao mesmo tempo que ele salva, ele escraviza. O dinheiro gira em torno de nós assim como o trabalho." No pain, no Gain " . Há uma solução para este problema? Junto podemos mudar o mundo? Após assistir este documentário não pude pensar em uma solução, acho que ninguem poderá e se conceguir, vai ser melhor?
    “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? " Frase que eu gostei muito pelo fato da busca do lucro, que o homem perde tudo oque tem para ganhar algo que todos tem, ou seja, ganha na vida e perde na morte."Consumismo "
    Escravidão Moderna ou Alienação pelo Dinheiro?

    E Nois Que Fly - BruXão

    ResponderExcluir
  21. Aluna: Aline Franciele Weber Korpan Nº2
    CENM 2ºAno A


    No filme "A Servidão Moderna" pode-se perceber que até nos dias de hoje ninguém deixou de ser escravo, é como se fosse uma espécie de 'cadeia alimentar' onde uns aos outros são capazes de tudo para ter o que quer. O homem é um ser tão radical, que se deixa levar por palavras impostas pelos que possuem mais poder que ele.
    Teve uma frase que me chamou muita atenção, que é a seguinte: “Nós acreditamos que dominamos as palavras, mas são as palavras que nos dominam” Alain Rey. E isso é muito verídico, é algo que está presente sempre, é algo contemporâneo na sociedade nos dias atuais, pois cremos que fazemos o “nosso valer, valer a pena”, mas não, qualquer opinião, qualquer palavra dita, independente de qual fonte seja, mídia ou nas redes sociais.
    Passamos a levar em consideração as palavras impostas pelos outros, e isso é somente um padrão para que cada vez mais a humanidade se torne mais alienada, realmente é algo deprimente saber que o homem é tão fugaz aponto de se deixar dominar por qualquer palavra imposta pelo outro. Infelizmente é essa nossa realidade, onde muitos agem como se fossem animais para obter o sucesso e outros que acabam perdendo seu senso e se alienam de um jeito são dominados por qualquer algo dito.

    ResponderExcluir
  22. Aluno: Daniel Felipe Schüler N°9
    CENM 2° Ano A


    "Baixamos a cabeça aos donos do mundo, somente por miséria e por medo."

    Por mais que está frase não está relacionada aos grandes pensadores ditos no documentário, é praticamente o que resume-o completo. Ainda nos dias atuais, a grande massa é o exemplo do escravo moderno, trabalha todos os dias, gastando suor da camisa para garantir o seu dinheiro e o sustento de sua família.
    Mas e como agir quando o peão dessa oferta e demanda, sente-se ameaçado de agir de forma diferente a este modo dominante? É ali que ele ganha o pão de cada dia, quando pensa-se em seguir ao oposto, logo vem a ideia: trabalhar aonde/com o que? Somente o medo e a miséria que o dominam.
    O mundo está totalmente dividido entre os com maior poder aquisitivo e os chamados escravos. Um exemplo retratado de forma nítida dessa separação de classes é a apropriação exclusiva do solo. Aquele que tem poder maior, consegue um valor abusivamente maior de terras quando comparado a um escravo moderno, que por mais abusivo que seja, muitas vezes só tem um pedaço de chão ao meio da cidade.
    Essa cidade que ao pé da letra, se torna a nova prisão dos tempos modernos. O morador paga pela sua própria prisão, fora dessa prisão um mundo sujo e barulhento.

    "À quoi sert à un homme de tout posséder s'il perd son âme"

    Dentro dessa sua "cela paga", como relata o documentário, o morador compra mais e mais coisas, dentre tecnologia, infra-estrutura para uma melhor moradia, móveis, tudo chique ao ultimo, tudo isso a procura da felicidade. Felicidade que ele acredita, mais aos termos completos, está cada vez mais se afastando e perdendo mais a noção, do quanto está perdendo, é a essência do viver sendo jogado fora.

    "É nóis que fly."

    ResponderExcluir
  23. Aluna: Thalia Catiane Da Silva. N°30
    CENM 2°Ano A
    “A Servidão Moderna”
    Primeiramente antes tarde do nunca, vou começar pela seguinte frase “Nisso não há professor, não há aluno, não há líder, não há guru, não há mestre, não há salvador. Você mesmo é o professor, o aluno, você é o líder, você é o guru, você é o mestre, você é tudo.” (JIDDU KRISHNAMURTI), essa frase só vem para demonstrar o quanto somos capazes de ser o que quisermos, pois somos capazes de alcançar nossos objetivos e sonhos, apenas nos basta força de vontade e atitude para encara a realidade do nosso dia a dia, pois é isto que o pequeno documentário tenta nos passar apenas nos mostra a realidade e tenta “abrir nossos olhos” para o mundo atual em que vivemos incluindo a ALIENAÇÃO de certas coisas que somos praticamente obrigados a fazer contra a vontade, ou seja, a frase que citei do vídeo fala da nossa vida, no qual é nos que decidimos o nosso futuro e não a sociedade em que vivemos.

    ResponderExcluir
  24. CENM
    Aluna: Crislara Martins Nº07 2ºAno A


    Bom, no filme pude perceber como é a nossa atual escravidão. E que muitas vezes um serviço prestado não é como realmente falam, sempre possui algo por “debaixo dos panos” onde a mídia tenta esconder ou amenizar o serviço prestado. Por isso escolhi a frase: “A televisão aliena aos que veem e não aos que a fazem”
    A mídia revela uma verdade simbólica onde tudo e todo trabalho exercido é feito de uma maneira digamos que mais simples, com o objetivo de que as pessoas acreditem nisso e não às permitindo pensar mais afundo sobre isso. Mas quem exerce o trabalho sabe como é realizado, como por exemplo, cana de açúcar, que na TV demonstra ser um processo simples até chegar ao ponto de consumo, porém não é assim, é um trabalho quase que escravo, mas eles transmitem como se fosse algo fácil e prático de se fazer.
    A TV mantém o homem alienado sem ao menos ele perceber. A mídia impõe ideia, padrão praticamente tudo. A televisão é um véu que filtra as imagens reais e as distorcem para os que estão do outro lado se tornarem cada vez mais seres alienados acreditando em tudo em que eles estão impondo.

    ResponderExcluir
  25. Aluna : Érica Weber
    Numero : 12
    2 ano A
    CENM
    O que o filme Servidao Moderna quer passar é exatamente como ainda somos escravos no mundo capitalista e comerciario , apesar de tentar impor muitas maneiras de mudar essa ideia , mesmo assim ainda nao passamos de escravos modernos
    O assunto se desenvolve atraves de uma lógica ,onde a mensagem tem foco em apresentar argumentos convincentes a respeito da condiçao do homem moderno na sociedade consumidora de produtos e serviços bem como sua dependencia do sistema .
    E com isso concluo que antes os escravos nao tinhao escolhas , e hoje que o homem pode escolher o dinhero fala mais alto que tudo !

    ResponderExcluir
  26. Aluna: Talia Pereira N°29
    CENM 2°A
    No fime “A Servidão Moderna”. Podemos se dizer que todos nós ainda somos escravos, e que mesmo trabalhando e ganhando bastante dinheiro somos manipulados pela mídia. Na frase “QUE TRISTE PENSAR QUE A NATUREZA FALA E O SER HUMANO NÃO ESCUTA” (Hugo). Ou seja o mundo está cada vez mais sendo destruído pelo ser humano, pois a maioria pensa somente em ganhar dinheiro, destrói a natureza como se n precisasse dela. E ao fazer isso muitos animais estão em extinção, não só os animais mais a natureza também. Infelizmente essa é nossa realidade, onde somos muito manipulados por mídias, políticos corruptos que prometem muitas coisas, que o povo ainda acredita...

    ResponderExcluir
  27. 2ªA COLÉGIO ESTADUAL NOVO MILENIO hoje vivemos numa ´´democracia´´ pois o governo se diz democrático mas na verdade parre ser ´´ditadura´´ pois estamos presos a oque podemos chamar de escravidão pois o governo fás nos agirmos come eles querem impondo leis cujo temos que se quir o que eles planejaram para o nosso dia pois quando somos crianças empoem que temos que frequentar as creches para nossos pais poderem trabalhar para eles gerando produtividade e quando somos adolescentes temos que ir para a escola que para o governo não é uma coisa boa pois acabam gastando dinheiro conosco onde para eles não importa se tamos aprendendo para eles o necessário é apenas mão de obra barata e desinformada a sim aceitando tudo aquilo que eles impoim sem argumentar contra e é piroso que para eles escola é uma perda de tempo e com melhor educação vem a informação que para eles é desvantagem pois tudo oque fazem não é de boa índole. e o povo n se toca que o governo estala por causa de cada um voto do povo então quem pois eles la foi o povo então quem tem poder de tirar eles dela é o povo piroso n querem que o povo senha informado do poder que tem contra o governo piroso eles não querem que você estude pois uma pessoa enformada e determinada para eles é um perigo piroso empoem tudo oque você tem que fazer o dia todo e com a ajuda das massas de comunicação eles o manipula-o piroso não seja uma vitima do sistema combata-o não seja oque eles querem um ignorante e asseite tudo oque eles querem. e por causa da arrogância desses gananciosos o Brasil não vai para frente e sim para trás e é isso que as pesquisas mostram então seja amigo daquele que te ajuda teda a armara para combater a arrogância o professor aquele amigo que sempre estará pronto para te ajudar e auciliar você então escute aquele que esta explicando a matéria com aquela explicação ele pode te tirar da arrogância . SE VOCÊ É UM FODINHA DEIXE SEU JOINHA

    ResponderExcluir
  28. CENM
    Aluno:Natan Rosário N:26
    Esse documentário, mostrou todos "nós" estamos praticamente se auto-alienando.Por que estamos comprando os "meios" de alienação para a nossa própria residencia,como por exemplo a televisão.E estas pessoas que estão se auto-alienando , acabam nem percebendo porque é algo que se tornou normal em nosso mundo.Essa alienação ou escravidão,vem desde a época dos escravos que eram obrigados a obedecerem seu "donos", até os dias atuais,podemos dizer que essa escravidão esta de forma "implícita",onde poucos conseguem ver.Nesta frase "QUE ÉPOCA TERRÍVEL ESSA,ONDE IDIOTAS DIRIGEM CEGOS".Podemos ver essa hierarquia social, onde os com mais poder aquisitivo,dominam as classes inferiores, que é a grande massa.Mas para que possa haver uma mudança o questionamento tem que partir de uma grande massa.como diz o ditado "Uma andorinha só,não faz verão''.

    ResponderExcluir
  29. CENM
    Aluna: Paula Schelmach Nª: 27 2ª
    Escravidão Moderna
    Aceitamos tudo o que nos e imposto somos como escravos, alienados, sem opinião sobre o que esta acontecendo. Somos enjaulados pela sociedade que não se tem nada de bom, sem poder dar a nossa opinião porque somos oprimidos. O mundo deve tornar-se uma grande autópsia, onde tudo o que não nós faz bem, acabaria. Quanto mais compramos mais infelizes somos, somos alienados a comprar essas mercadorias sem necessidade. Como o tempo e muito curto, as pessoas acabam comendo produtos industrializados, do qual não fazem bem para a saúde.
    O lixo e cada vez mais preocupante, pois agride o meio ambiente, as pessoas, os animais. As empresas são as que mais poluem, mas não acabam com isso, pois só querem produzir, sem acabar com o resto. Os políticos tentam não demonstrar o que esta acontecendo, tentando com propagandas mostrar que a população tem que economizar agua, mas não estão fazendo nada para que as industrias acabem com isso. As pessoas só trabalham, mas não são vistos como algo pela sociedade. Porque são comparados como maquinas, e cronometrados para não desperdiçar tempo.
    Com o seu serviço repetitivo as pessoas ficam estressadas. O nosso corpo já não nos pertence, porque somos sempre mandados sem poder fazer o que queremos. Achamos que o dinheiro vai acabar com os nossos problemas, mas isso e muito pelo contrario. Hoje em dia sonhar com um mundo melhor e crime. As crianças já nascem sendo alienadas, e os pais não conseguem repreender isso. A mulher hoje em dia e dada como objeto de consumo pela televisão, o que importa e vender e nada mais.
    O silencio das pessoas e comprado com diversão. Todos pensamos que nos somos que colocamos as pessoas no poder, pois o nosso voto e dado como nada. O que nos impõe e produzir e vender, comprar é isso que nos impõe a fazer.
    Sobre a frase, escolhi essa a de PARACELSE ´´ O que vem ser alimento para um e veneno para outro. `` com essa frase podemos identificar que nem sempre todos estamos bem com algo, muitas vezes o que e bom para alguém e ruim para o outro um exemplo e a tecnologia, que muitas pessoas não sabem como usar para algo necessário e sim se tornando ´´ escravos da tecnologia``.

    ResponderExcluir
  30. CESB
    Aluna: Maiara Ap. dos Santos Nº: 29 2ªB

    O "escravo moderno" aceita tudo que lhe é imposto, antigamente os escravos viviam em jaulas sem conforto algum, com condições precárias, e atualmente o escravo moderno vive em "jaulas" pagas, com conforto, onde guardam suas mercadorias, ele vive para satisfazer seus desejos, suprir suas necessidades. Vivemos uma escravidão sem algemas e correntes, criada a partir do sistema capitalístico controlador, muitas vezes não percebemos isso, vimos no filme os meios encontrados por esse sistema para controlar e fazer os servos acreditarem que quem domina o mundo e tem poder é aquele que possui dinheiro, onde com o mesmo poderá obter coisas para seu sustento e necessidades e também outras coisas nem tão necessárias. O filme relata a diferença social imposta pelo mesmo sistema controlador, enquanto uma parte da população é obrigada a estar na pobreza, na miséria, muitas vezes passando fome, outra parte está aproveitando produtos industrializados, agroquímicos, aproveitando do bom e do melhor, como dizem. Achei interessante a citação de Antonin Artaud, onde ele diz: "Porque não é o homem, mas o mundo que se tornou um anormal", não temos culpa de ter nos tornado um escravo moderno, quem nos impõe isso é o próprio mundo em que vivemos, o próprio sistema. Minha opinião sobre o tema é que a população ainda não conhece o que está acontecendo, mas que quando abrir os olhos para tudo isso, será tarde demais. O sistema controlador já está muito avançado e a população não terá condições para se curar.

    ResponderExcluir
  31. CESB
    Aluna: Franciele Boeno Dos Santos nº18 2ºA
    Vivemos em um mundo cheio de tecnologias onde todos somos forçados a usá-las. Um mundo que todos somos consumistas e, não pensamos na escravidão moderna em que vivemos, pelo qual trabalhamos somente para ter o que nos satisfaz.
    Somos tão alienados que não enxergamos, procuramos pelas melhores tecnologias, procuramos um trabalho cada vez mais lucrativo onde nos prendemos ao dinheiro, um ciclo que não muda durante anos. O trabalho move o mundo em que vivemos, onde não sabemos o destino das riquezas que produzimos.
    A escravidão moderna nada mais é do que uma servidão voluntária que nós somos os ''servos modernos'' e vivemos sobre regras de uma sociedade dominante, e que o dinheiro traz uma sensação de felicidade, quando compramos coisas novas e caras, tudo o que não é necessário.
    ''O que autrora fazia ''por amor a Deus'', hoje se faz por amor ao dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentido de poder mais elevado e a boa consciência.''
    Amora, Nietzche

    ResponderExcluir
  32. CESB
    Aluna: Fernanda Sabei, número 16, 2ºB - Noite

    O documentário mostra de forma explícita o que muitas vezes é passado por nós despercebido no dia a dia, por termos a ignorância de achar que essas características problemáticas do mundo atual são normais ou até necessárias nos dias de hoje. Por essa falta de consciência, chegamos a esse sistema que nos escraviza sem sequer notarmos. Antes mesmo de nascermos, nossos pais já adquirem as mais diversas mercadorias para nós, e conforme nascemos e crescemos aumenta nosso desejo por consumo, querendo ter aquele brinquedo que passa na televisão, ou aquela roupa da vitrine, comer naquela lanchonete... Também é notada certa censura para que desde pequenos fossemos educados e de certa forma alienados, coisas do tipo “rosa é cor de menina e azul é cor de menino”, “menina tem que aprender a cuidar do lar e de seus futuros filhos” ou o pior: “Está de castigo sem televisão/internet/celular’’, que já criam estereótipos em nossa mente, ensinando que a mídia é algo vital e já desenvolvendo obediência. Durante o período colegial é a mesma coisa, muitas vezes nos é ensinado a apenas fazer silêncio na aula sem opinar sobre o conteúdo, sem falar de conversas paralelas no colégio sobre os assuntos mais tolos possíveis que só causa perda de tempo e aumento de estupidez. Começamos a trabalhar, para acumular dinheiro para ter aquela casa dos sonhos, aquele carro, fazer aquela viagem, pois até nossos sonhos estão baseados em possuir algo, nessa sociedade vale mais o “ter” do que o “ser” na maioria das vezes, é mais admirado alguém com ouro do que alguém com caráter (que deveria ser a coisa mais valiosa de um ser humano). Essa correria do trabalho nos tira o tempo em casa e acabamos nos alimentando de formas alternativas, que acabam sendo uma forma de se envenenar aos poucos, ingerindo conservantes, alimentos geneticamente modificados, produtos químicos e muitas outras coisas, achando que esses lanches são maravilhosos e prazerosos. De repente é lançado um novo modelo de smartphone, então todos consumem, e assim vão se iludindo por acharem que há felicidade nos bens materiais. A beleza do mundo capitalista é ver gente nas ruas comprando mais e mais, ver estabelecimentos diversos sendo construídos, mas a destruição ambiental para tudo isso, a poluição, o aumento da extinção de diversas espécies, falta de água em vários locais não é dada a mínima importância por acharmos que a Terra é uma posse nossa e podemos parasitá-la sem nenhum problema, se pela fumaça de uma indústria ficamos doente, iremos precisar gastar com consultas e medicamentos diversos para a cura, caso contrário seria apenas mais um ser que não conseguiu permanecer na escravidão vivo. E se um dia fosse pensar o que plantou pra vida toda seria basicamente tudo em torno de obediência a tudo e todos e sua vontade de possuir, assim como qualquer ser humano alienado.
    Frase: “Tudo que é necessário para o triunfo do Mal, é que os homens de Bem não façam nada” – Edmund Burke.
    Em minha opinião, os valores hoje em dia estão totalmente invertidos e será preciso muito tempo para todos perceberem isso, por pura ignorância mesmo de pensarem que não há como nem por quê mudar. E é de extrema importância investir numa educação certa, para que os alunos ao invés de decorar, tirem suas próprias conclusões e aprendizado sobre os temas, pois muitos serão usados ao longo de sua jornada, quanto mais pessoas conscientes e com vontade e humilde de passar esse conhecimento para outras pessoas, maior a chance de reverter essa situação, cada um pensando e criticando por si irá aos poucos facilitar muito. Em relação a bens materiais, não é preciso ter muito, tendo condições básicas de alimentação e veste, depois é percebido que a felicidade não está em consumo, e sim em se orgulhar por conseguir conquistar algo, pelo que aprendeu e pelas pessoas e momentos bons que você teve, isso sim não é roubado e será eternizado em sua história ;)


    ResponderExcluir
  33. Aluna: Dainara Cecília Stempinhaki Nº 08 2ºA CENM
    Bom como diz no início do documentário "Servidão Moderna" a mudança deve partir de cada indivíduo, abrindo os olhos e olhando a realidade a qual muitas vezes passam diante de nós mais estamos tão fechados que não vemos.
    Em termos gerais somos apenas escravos nas mãos de grandes pessoas que manipulam aos trabalhadores, aceitando assim a condição baixa as quais muitas pessoas se submetem aceitando quieto sem questionar nada apenas porque sabe que aquele trabalho é importante. Estamos vivendo em um mundo totalmente acabado, sujo, barulhento, tirando do solo aquilo que ele nos oferece de mais bonito, mais na realidade quem ta perdendo essas coisas grandiosas somos apenas nós. Temos nossas casa que não passam de jaula, prisões onde ficamos o resto do tempo em que não estamos trabalhando, gastamos os pequenos e míseros salários acomodamo-nos com objetos que achamos ser uteis, mais que na verdade não passam de nada e só nos leva a era do consumismo frenético. Ficamos aquelas pequenas horas que nos restam isolados em frente a televisão a qual apenas transmite alienação favoráveis ao governo, presos a esferas de vidro como o celular, computadores, aos quais acabam possuindo cada vez o ser humano.
    A alimentação esta cada dia mais decadente, não passam um dia sem os industrializados pois são rápidos e fáceis, mais por trás disso estão modificações prejudiciais a saúde, que só trazem males ruins como por exemplo a obesidade, a qual 50% da população já está nessa fase, as pessoas atualmente optam pelo mais pratico tendo uma má alimentação, comendo de mais coisas erradas. Enquanto isso fome é uma das coisas piores do mundo mais é uma questão que dificilmente acabara.
    Somos constantemente influenciados pelo freneticismo de comprar cada vez mais, atingindo um publico que possa atrair mais como o infantil, os pais acabam prendendo seus filhos com esses objetos que não trazem nada de bom, apenas os tornam desde cedo escravos prontos a obedecer.. A única coisa que importa é vender e mais nada passando abundantes propagandas as quais ficamos vidrados querendo apenas aquilo e nada mais, gastando tudo o que temos sneod expostos a escravidão para ganhar e gastamos apenas com luxos e coisas muitas vezes desnecessárias mais que passam despercebidas pelos nossos olhos.
    Como diz Victor Hugo: É triste pensar que a natureza fala e que o gênero humano não a ouve. A natureza está cada dia mais depredante, fria, escassa, com tanta poluição, fragmentos são retirados diariamente não se regenerando mais, é triste pensar que ela a cada dia está nos dando sinais e o ser humano não há ouve acha tudo normal, inclusive poluir, desmatar, depredar!

    ResponderExcluir
  34. CENM
    Ana Paula Durli n°3 2°A
    “TRABALHO, do latim tripalium ‘três paus’, instrumento de TORTURA”, a partir desta frase exposta já podemos ter uma breve noção de como se encontra essa escravidão do capitalismo, onde pessoas passam suas vidas inteiras em torno de um trabalho, sendo este braçal ou não, e ainda muitas vezes as pessoas consistem tão alienadas em suas tarefas que nem se quer sabem o que produzem, acabam sendo “robôs” da sociedade (geralmente superior e com grandes condições financeiras).
    Essas vidas voltadas ao trabalho não são do mundo contemporâneo, desde que a sociedade se constituiu o trabalho já fazia parte dos indivíduos, sendo caçando em busca de alimentos e vestimentas ou até “construindo” sua moradia. Mas, lógico que este trabalho teve um avanço, de uma certa maneira, pode ser considerado bom, para obtermos toda essa tecnologia atual, mas por outro lado foi um dos piores avanços da humanidade, por conta de que o mundo dos cidadãos giram em torno desse sistema, pois desde que nascemos já somos preparados com estudos, enfim acabamos e estamos em uma vida adulta, onde para conseguir sobreviver deve-se trabalhar. É importante lembrar que isto não gira apenas nas nossas necessidades, pois convivemos em um lugar onde o capitalismo é quem toma conta, as pessoas querem sempre comprar mais e mais.
    Concluindo, as pessoas além de serem alienadas do capitalismo, querendo ou não, acabam contribuindo para que este sistema se torne cada vez mais forte com o passar dos anos. Vale lembrar que se uma pessoa não usufrui desta tecnologia acaba sendo excluída da sociedade, por isto todos acabam sendo obrigados a participar deste vigoroso mundo virtuoso.

    ResponderExcluir
  35. CENM
    Régis Olegario da Silva N°35
    "Assim como os outros Neo,você é um escravo,nascido em cativeiro,numa prisão que não pode ver sentir ou tocar" Morpheus,Matrix
    A escravidão sempre esteve presente na vida do ser humano,mas cada dia ele se supera.
    Antigamente,ela dava as caras com facilidade,apoiadas pelas leis da época,porém,agora,ela age por trás dos panos,e nos faz brinquedos de seu poder de dominação massiva.Essa mesma escravidão agora provém dos dominadores deste mundo,um pequena quantidade de pessoas que subverte a grande massa humana,e faz os acreditar que quanto mais se trabalha,mais se ganha para realizar seus sonhos,porém,o que o pessoal não percebe,é que são forçados a trabalhar por salários pequenos,com a ideia ilusória de se ganhar a vida e ter algo que lhes deixe satisfeitos.
    Para que nascemos? Qual o propósito de se viver? Já se perguntou porque o stress atinge quase todos os seres humanos? O mundo e um ninho de mentes que planejam a dominação e o poder,são magos da construção da morte,que não se importam com as consequências,desde que a mente das pessoas continue hipnotizada em sonhos cheios de falácias e desejos horrendamente banais,onde se vende a vida e o tempo para se afundar mais ainda em mentiras.
    O desejo pelo ouro do homem destrói a dignidade,porque a moeda de troca que se usa é a própria liberdade.
    È NOIS QUE FLY.

    ResponderExcluir
  36. CENM
    Vandrieli dos Santos Dzovoniarkiewicz N°31
    Muito se fala na internet em assuntos de dominação e etc,porém,é difícil encontrar conteúdos que realmente sejam úteis,como o caso do filme acima.
    Um ser humano normal nasce puro,sem consciência de como é a vida do lado de fora do útero materno,aposto que,se o mesmo soubesse de verdade,se recusaria a nascer.
    Desde os primeiros passos,o ser humano é introduzido a vontades banais,que enchem sua mente de desejos desnecessários,como por exemplo um brinquedo que muda de cor,ou uma boneca falante.Isso tudo é apenas fruto de um mundo de aparência boa,onde o "escravo" moderno é ludibriado e levado ao pensamento consumista e capitalista,com falsa ilusão de uma vida próspera e cheia de prazeres mundanos e,cada vez mais se afunda em uma atividade que beneficia muito mais aqueles que dominam.
    A escravidão para nossa infelicidade,evoluiu através dos anos,mas nunca foi abolida nunca morreu,muito pelo contrário,ela apenas se escondeu atrás das leis impostas pelos senhores do Novo Mundo.Vivemos nossas vidas trabalhando,sem tempo nem para a própria vida,correndo atrás de coisas inúteis que de logo se tornaram monótonas e simplesmente não servem mais como objeto de alegria.
    Agora lhes pergunto,será que vale a pena mesmo viver assim,como marionetes alugadas por meros papeis valiosos que muitas vezes não vemos nem a cor? Será mesmo que somos livres? Bom,desde crianças passamos nosso tempo em escolas,depois passamos nosso tempo trabalhando e após isso,nosso dinheiro vai para remédios contra doenças,já que sem eles morreríamos.
    Por fim,concluo meu comentário com a seguinte frase
    "A grande jogada do mal é fazer você pensar que ele não existe."
    È nois que fly.

    ResponderExcluir
  37. CENM
    ALUNO lucas rodrigues de oliveira N° 23

    A servidão está impregnada em tudo oque nós fazemos, em todos os pequenos detalhes de nossa vida, la esta uma servidão.
    O homem esta acabando com o próprio homem por causa da sede de poder. " o homem domina o homem para o seu próprio prejuízo" (eclesiastes 8:9), hoje o mundo esta corrompido,e é por causa do próprio homem que está assim, essa sede de poder que todos nós temos,é boa mas o poder levar os homens cmeterem loucuras, criando assim a servidão em tudo oque façamos, desde alimentos até na medicina.

    Paracelse diz: " o que vem a ser alimentos para alguns, vem a ser veneno para outros" OS "poderosos" hoje não querem saber no nosso bem estar e sim no lucro que eles teram com o produto, justamente isso acaba com a saúde das pessoas que "pagam para se suicidar' e quando buscam um tratamento, que parece ser bom, mas não é o melhor e sim aquele que o governo vai ter mais lucros. mas oque dizer dos animais e da natureza que não podem reclamar? esses são um dos mais dilacerados por os poderosos,que dizimam eles querendo como sempre o objetivo ganhar dinheiro, m a desculpa de acabar com a fome do mundo
    incrivelmente a pior servidão, para mim é o trabalho, uma tortura diaria que a pessoa se submete,e é passiva em relação a isso, aceita bem, pois vai ganhar dinheiro por isso, mas o dinheiro, ela não gasta como quer mas sim como a midia moderna, asim ser escravo e ser trabalhador, só mudou nome.
    para se livramos disso necessitamos disso; " a liberdade só existe para os que se apoiam nos mercantis" e apesar de ser dificil de se livrar destes, nao é impossivel, só depende de nós se desmenbrarmos dessa sociedade escravista aos poucos.
    É nois que voa

    ResponderExcluir
  38. Colégio Estadual Santa Bárbara-EFMNP
    Aluna: Bárbara G. Moreira. Número: 07. Série: 2A
    A crítica feita sobre o vídeo proposto referente ao nosso dia-a-dia, nos mostra explicitamente as formas de como a economia é movimentada, a corrupção presente em quase todos esses meios de adquirir poder e principalmente como somos escravos desse capitalismo que acabou dominando o mundo.
    Vivemos em um País onde nos fazem acreditar ser justo e democrático, porém, a realidade é que nossa opinião não tem ênfase e não temos chances disponibilizadas para que isso ocorra. Somos subordinados, nos iludem.. fazendo com que pensemos ter uma vida digna, justa, com condições sociais e econômicas favoráveis. A grande massa populacional é controlada por aqueles que se destacam na sociedade capitalista, é o "O PODER DOMINANTE", superior a qualquer outra classe, assim eles fazem com que acreditemos em aspectos que são lucrátivos para eles. Isto vem desde o inicio da industrialização onde o trabalhador começou a ser substituído por máquinas, e aqueles que ainda forneciam a força física, eram mal remunerados, ou seja, o salário não condizia com as horas de trabalho. Há uma classe mais baixa presenciando a miséria, e quando nos referimos a classe baixa podemos ver que nenhuma oferta de emprego, educação básica, moradia descente é ofertada para que assim, tenham oportunidade de mudar as condições criticas de vida.
    Outros aspectos presentes em nossa sociedade, cito como exemplo o consumo exacerbado de produtos supérfluos, dos quais são estocados e não utilizados, estes são adquiridos com os fins de adquirir status, fazer com que o capital cresça significativamente, melhor explicando, afim de provocar o crescimento de sua fortuna.
    A sociedade atual se tornou a mais consumidora de todos os tempos. E apesar da "crise financeira" em que estamos vivendo, que sofrem aqueles que são inferiores a classe média, o índice de consumismo não desce. Pois somos influenciados a consumir, propagandas são apresentadas no mercado nos fazendo entrar em um ciclo de vida dependente deste produto.
    Entre tantas frases presentes no vídeo Escravidão Moderna, escolhi: "Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos" (William Shakespeare). A partir da mesma, percebi que nós, a maior parte da sociedade classe média, baixa, e as demais inferiores, somos todos controlados por aqueles que possuem dinheiro. E a maioria não vê o que está acontecendo atualmente, não desejam que toda essa parafernalha de corrupções acabem. Esses chefes dominantes não se importam em pisar em outros indivíduos para crescer na vida, "idiotas" porque alguns não apresentam nem estudos básicos, cresceram economicamente de forma injusta e "cegos" porque não vemos isto. Devemos acordar, ver o que está acontecendo com o mundo em que vivemos, do qual a tendência é piorar financeiramente. Mas isto deve ocorrer antes que seja tarde demais, já que a grande parte populacional é o povo, então o povo deve expor a voz que mudará isto. Derrubar aqueles que nos controlam, que fazem deste lugar muito mais burocrático do que o necessário. Assim, conquistando o objetivo de que todos possuam uma vida no mínimo considerável, onde aqueles que não possuem nada tenham chances para se erguer, aqueles que vivem na miséria tenhm chances de viver em condições justas. E aqueles que lucram as nossas custas, sejam desmascarados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. era um texto não um livro hshshs

      Excluir
    2. Corrigindo a palavra que se encontra na linha 42, (Tenhm) - Tenham.

      Excluir
  39. Aluno: Jorge Luis Nº 27 2 º A CESB

    A dominacão de uma classe (burguesa) sobre a proletária ( trabalhadores) vem desde o tempo da escravidão, e isso não se reverte.
    Muitas pessoas estão presos a um mundo em que o dinheiro é a solucão de seus problemas seja econômico ou social. A busca incessante de lucro faz com que as pessoas tornem-se escravos modernos, trabalhando muitas vezes em uma profissão que não gostaria, mas que precisa para sua existência e para ter uma vida "boa", isso porque muitos não ganham o que merecem, trabalham dia e noite e ganham muitas vezes um mísero centavo, ou as vezes vivem do consumo em massa, sendo alienado pela mídia, comprando coisas inúteis, sem valor para sua existência .
    Um tópico que achei importante na minha opinião "O que outrora se fazia “por amor a Deus”, hoje se faz por amor do dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e a boa consciência.” As pessoas trabalham não por amor a sua profissão mas pelo dinheiro.Uma explicação a essa frase é que as pessoas procuram um "novo Deus" no qual se vende em busca daquilo que o fará "feliz" no futuro.

    ResponderExcluir
  40. CESB
    ALUNA: Tainara de Brito N°48 2°A
    "Servidão moderna";segundo o que consta no dicionário caracteriza-se em:'Estado de servo atual,escravidão.' Traduzindo para palavras populares é a forma de como o cidadão está agindo e se comportando no tempo atual.
    Meu comentário estará baseado na seguinte frase: "QUE APROVEITA O HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER SUA PRÓPRIA ALMA?. Marcos 8,36". Vivemos em um mundo que existe pessoas tão preocupadas com o bem próprio e não o bem comum,onde existe tanto "seu","meu","teu","vou" e tao pouco "nosso", "nós", "vamos", onde é tão mais importante o EU e que se dane o próximo,mundinho no qual;"se ele tem um carro bonito, eu tenho que ter um mais".E assim o homem se torna escravo das suas vontades, gostos, ou seja , escravo de si mesmo, onde o que realmente interessa é estar melhor que o outro e olha-se para o próximo apenas para ver ser esta mais poderoso que ele.
    Somos vitimas de uma sociedade capitalista,qual ficamos doentes de tanto trabalhar, dia e noite para poder humilhar pessoas que não tem tanto quanto nós temos, fazemos isso para termos a sensação de prazer ao pisar em pessoas mais humildes.
    Pensamos também, que estamos sendo os mais corretos, mas esquecemos que depois que morremos vamos todos virar a mesma carne podre, nenhum vai cheirar melhor que o outro, esquecemos que iremos terminar em nada assim como viemos do nada. Aí todos os bens que você levou a vida toda para construir será disputado por familiares criando desavenças, brigas e ate mesmo morte! Lá no nosso leito de morte irá vim as lembranças dos dia incessantes de trabalho que são bem mais do que os dia de tranquilidade,lazer em família, em que deixamos de lado o egoismo de nossa ganancia para de fato "viver", quando lembrarmos que quando a gente morre não levamos nada,ai será tarde de mais e perceberemos que por por mais que com o trabalho e o dinheiro conseguimos comprar todos os bens materiais,mas deixemos de cuidar uma coisa valiosa na qual dinheiro algum compra VOCÊ MESMO!.

    ResponderExcluir
  41. Guilherme Nº 20 2º B CESB
    O vídeo aborda de forma magnifica, a maneira como a sociedade tem funcionado ao longo dos anos, sempre visando beneficiar a classe social mais rica detentora de bens mais valiosos, a qual explora as pessoas que tiram de sua força de trabalho o próprio sustento. Também é abordado no vídeo o simples fato de nós seres humanos estarmos presos a uma vida de "condenação ao trabalho", dependemos dele para tudo, traçamos metas, criamos sonhos, conscientes de que apenas alcançaremos os mesmos se nos dedicarmos ao campo de trabalho exercido.

    “Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos.”
    William Shakespeare

    Foi a frase escolhida por mim, pois nela é retratada a situação em que nossa sociedade atual se encontra, somos desde cedo cegados pelo sistema, que rege apenas o trabalho como algo que nos dará um prospero futuro, apesar de tudo podemos escolher um campo de estudo e de trabalho, e nele nos aperfeiçoamos para que consequentemente possamos ter uma renda melhor, sobre estes conceitos criamos uma rotina, escolhemos com o que queremos trabalhar ou mesmo como seremos tratados, tendo isso em mente passamos a vida apenas sendo controlados como queríamos.

    ResponderExcluir
  42. Lanaah Fell - CESB -2°A
    A busca desenfreada pelo consumismo e pelo poder, faz com que sejamos alienados ao trabalho incessante e melancólico; assim claramente, não usamos nossa razão para definirmos de há necessidade de possuir riquezas e continuar alienado e aprisionado a esse mundo em que somos "servos voluntários".
    A sociedade atual, ou seja, a "servidão moderna", está se tornando cada vez mais manipulada e dominada pelo capitalismo; sem ao menos conhecer o que realmente existe "no fim da linha de montagem", isto é, sem conhecer a nossa verdadeira atuação/ocupação profissional.
    O sistema dominante nos subordina a buscar o lucro; de modo que nos faça alcançar a felicidade; a nos satisfazer na coisas materiais; ao invés de alcançá-la na ATARAXIA- na paz de espirito, na harmonia da vida, e, principalmente, na racionalidade. Estamos hoje, frente a uma classe totalmente escrava, que no entanto, não se dá conta disso, ou melhor ainda, que não quer enxergar; "De tanto obedecer, adquirimos reflexos da submissão".
    O que a maioria dos trabalhadores mal remunerados fazem, , depois de mais um dia entedioso, desgostoso e exaustivo de trabalho; é ligar a TV e curtir "aquela novelinha dos nove", pensando não estar sendo alienado pela rede dominante de televisão, acreditando der a melhor coisa a se fazer, depois de longas horas de cansaço; nem imaginam que "a televisão aliena, aos que a vêem e não aos que a fazem"-( Patrick Poivre D' Arvor ) .
    Apesar de tudo, o capitalismo fez do trabalho, o nosso único meio e instrumento de sobrevivência. No que as pessoas devem influir, é a julgar e criticar a forma de como o trabalho está sendo aplicado sobre sí mesmo ; não ser uma pessoa desligadas dos problemas de seu meio, buscar estar integrado em uma produção informatizada e o principal de tudo : não deixar que a restição de liberdade de pensamento, as condições humilhantes de trabalho e a jornada exaustiva , se apodere de SI...!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OBS : SEM PERCEBER, ACABEI ESCREVENDO ERRADO AS SEGUINTES PALAVRAS: der (ser)- linha 16, restição ( restrição)- linha 23!!!
      ASS: Lanaah Fell ...

      Excluir
    2. ooorrraaa merece 10..

      Excluir
    3. Quem é essa? Kkkk

      Excluir
  43. Colégio Estadual Santa Bárbara
    Aluna: Ketlin Rubbo nº 31 2ªA

    A servidão moderna é uma escravidão voluntária, aceita por essa multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. O escravo moderno paga por sua jaula, e nela acumula mercadoria, sonhando em ser feliz. A ideologia de massa despoja cada ser de si mesmo. Não é mais a demanda que determina a oferta, mas sim a oferta que determina a demanda. E assim o escravo compra o que lhe é imposto (o modelo novo de celular, o carro com alta tecnologia).
    "O que outrora se fazia "por amor a Deus", hoje se faz por amor ao dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e boa consciência" - Aurora, Nietzche. Essa frase explicita a busca incessante pelo dinheiro, quanto mais a pessoa possui dinheiro, mais o desejo de adquirir mais, assim se tornando um ciclo vicioso. As pessoas estão se tornando individualistas, pararam de pensar no bem coletivo, fazem oque beneficia a si próprio, mesmo que alguém sofra as consequências dessa ação.
    Viramos escravos desse capitalismo que acabou dominando o mundo. As pessoas passaram a crer que o dinheiro é tudo, e devido a essa busca possessiva por ele, acabam perdendo sua vida e não aproveitando os momentos de ócio.
    Muitas vezes trabalham em algo que não lhes dá prazer, apenas pelo salário. Trabalham a vida inteira almejando riqueza e sucesso, e esquecem que no fim não se leva nada de material, apenas as maravilhosas e eternas lembranças vividas.
    E assim o homem se torna escravo de seus desejos, escravo de si mesmo. Triste servidão! Obedecer, produzir e consumir, eis a regra.

    ResponderExcluir
  44. Marcos Manarin Nº30 2°B CESB
    Pode-se perceber no vídeo que a humanidade se auto escravizou fazendo com que o trabalho dominasse seu cotidiano, seus pensamentos , suas ações decorrente a isso decidi escolher a frase de Victor Hugo:
    ''Que triste é pensar que a natureza fala e que a espécie humana não escuta.''
    Talvez sejam poucos ou muitos, mas mesmo através de desastres e catástrofes ainda se vemos presos a uma rotina (escravidão), forçados a sobreviver em um mundo capitalista onde os humanos passaram a ignorar as outras espécies como se fossem superficiais. Vemos animais sendo extintos quase todo o tempo devido as ignorância da humanidade diante a destruição do mundo decorrente as escolhas precipitadas feitas por um escravo moderno.
    Sem nem mesmo perceberem a própria humanidade construiu um meio de auto destruição em massa, nosso mundo vai sendo destruído aos poucos e a natureza grita por socorro diante a uma breve esperança que a humanidade escute.

    ResponderExcluir
  45. CESB
    Aluna: Samara Nakonieczni nº46 2ªB


    SERVIDÃO MODERNA:

    Vou iniciar com a frase de Edmund Burke (filosofo do século 17)
    "Tudo que é necessário para o triunfo do mal,é que os homens de bem não façam nada!" baseada na mesma, será o restante do meu comentário.
    Durante o documentário vemos a servidão moderna como algo voluntário, pelo fato de que tal servidão é aceita pela própria sociedade. Essa classe, classificada como "escravos" não possui consciência de manipulação e exploração. Mas isso é ser moderno? ou apenas um novo modo modificado de escravizar a sociedade?
    De certa forma, tornam-se escravos de si mesmo e de outros pelo simples fato de serem indivíduos "medrosos". Indivíduos sem atitude ou opinião, sem autonomia e completamente alienados á sociedade, aceitando tudo sem questionamentos ou críticas.
    O homem desgraça á si próprio, constrói sua própria prisão, e sua vida torna-se algo construído por um sistema cada vez mais sujo.O escravo obedece sem saber a razão, obedece simplesmente por que sabe que deve obedecer.
    Até mesmo através de mercadorias e alimentos somos escravizados, antes mesmo de nascermos já somos considerados consumidores e a partir do momento em que evoluímos e crescemos, também cresce nossa vontade de consumir.Muitas vezes, temos desejo de possuir tal mercadoria, mas quem acaba nos possuindo é ela, atualmente é mais importante "ter" do que "ser".
    Além disso, o escravo moderno é limitado pelo tempo (horários) e pelo sistema (escolhas),o mundo capitalista nos envolve de certo modo que a cada dia queremos consumir mais e acabamos não dando a minima importância ao meio ambiente e aos acontecimentos (como falta de água e alimentos).
    OPINIÃO: Acredito que realmente a mudança deveria vir de si próprio, o que nos torna escravos é o medo e também é ele que nos torna alienados a sociedade. Somos a maioria em frente á uma minoria que nos governa e nos oprime, más, infelizmente somos covardes, devemos deixar o mundo de ilusão e despertar para o mundo real.

    ResponderExcluir
  46. Nome: Mateus Souza Nº38 2ºA CESB

    A escravidão moderna

    O filme por si tem o objetivo de demonstrar a condição do escravo moderno dentro de um sistema totalitário mais também nos remete a uma visão critica a nossa sociedade dando nos uma visão do mundo em que vivemos.
    As pessoas da classe inferior estão presas e seguem a ideologia da classe dominante. Ao conseguir um emprego acham que o patrão foi “generoso”, mas o que ele deseja na verdade é obter lucro sobre esse individuo sem se importar com seus problemas . A classe inferior se contenta com pouco, diferente da classe dominante que deseja mais e mais dinheiro , sem um limite. A sociedade de hoje não se importa com o outro, pensam só em si mesmo são “EGOÍSTA” e “hipócrita” ao pensar que nunca necessitaram de alguma ajuda. Muitos trabalhadores estão se desligando de seus direitos por medo de ficar desempregado, pois a sua mão-de-obra é substituível por outras mais qualificadas.E assim o empregado deixa seu valor de lado e é considerado como uma mercadoria de troca

    “A televisão aliena aos que a vêm, e não aos que a fazem.” Patrick Poivre d’Arvor
    A tecnologia de hoje juntamente com a mídia alienam as pessoas, e isso gera um consumo excessivo de produtos sem a menor necessidade para seu cotidiano e assim enriquecem as empresas que há produz .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. para de copiar da internet pitiço

      Excluir
    2. popularmente conhecido como pityy



      aaaaaah pitisso nmg se importa

      Excluir
    3. eita pityy veio kkkk

      Excluir
  47. Luan Bueno número 24 2anoB
    O filme “ A Servidão Moderna” tem como base de enredo indivíduos alienados onde não se encontram como seres pensantes, mas sim são classificados como “ZUMBIS VIVOS” onde se encontram com a sua ideia com o seu propósito perdido diante de novos ares novos objetivos de alienação em massa que a vida da o seu jeito de introduzir esses modos na vida das pessoas, esses modos são encontrados em alguns trabalhos, nos seres que são escravos da tecnologia má usada, mercadorias que são lançamentos enfim tudo o que esta interligado ao consumismo.Tudo isso possui apenas uma ligação com apenas uma ideia a do consumismo em massa onde as pessoas que a dominam fazem apenas novas e novas tecnologias inovando cada vez mais assim a publicidade faz seu trabalho a de levar essas inovações a esses ZUMBIS para que algumas cabeças pensantes que tentam ganhar essa “guerra” percam.
    Enfim o jogo do sistema é fazer as pessoas que possuem uma renda favorável para comprar e comprar tudo o que se produz, na realidade o sistema quer crescer com este plano e deixar você mais “bobo” o possível para não enxergar o problema que esta acontecendo e com isso ele não da a mínima se você ou qualquer um vai se quebra.
    “Que triste é pensar que a natureza fala e a espécie humana não escuta”
    Victor Hugo
    Bem a frase acima relata o que um dia já foi dito a muito e muito tempo atrás onde a imagem da natureza esta se extinguindo e tudo o que envolve evolução esta tomando conta de todas as áreas do mundo, ou seja, pouco a pouco estamos destruindo o que nem sabemos como se criou, mas em outra perspectiva voltando ao campo de visão, a destruição em massa esta voltada a apenas a um aspecto a do consumismo onde se destrói para ter novas e novas tecnologias.

    ResponderExcluir
  48. Silvana da Silva CESB nº45 manhã 2ªA
    A sociedade em geral está atualmente vivendo dentro de um "buraco",onde não consegue sair,uma espécie de alienação,vivem em poder da tecnologia, da mídia e escravos de seu próprio trabalho.
    Quanto mais são lançados novos produtos tecnológicos, mais o ser humano trabalha para conseguir dinheiro para comprar e se sentir bem,satisfeito, porém isso não e verdade;acabamos tornando escravos de nós mesmos e nunca satisfeito estamos buscando sempre mais.
    As pessoas estão praticamente "cegas" por quê não conseguem perceber o que está acontecendo em volta de si,buscando apenas a felicidade individual ,esquecendo de nossa liberdade,"Que triste é pensar que a natureza fala que a espécie humana não a escuta" (Vitor Hugo)
    Muitos fatos são mostrados através da natureza,quando o ser se isola em um determinado lugar;longe de tudo e assim se sente livre, feliz, capaz de pensar e repensar o que está fazendo de sua vida.Mas muitos vivem trancados dentro de um cubículo onde não são capazes nem de respirar ar puro,se tornando assim um ser infeliz,que destrói vidas, natureza,ambientes,em poder de seu trabalho pensando em si próprio e excluindo os outros, será que ainda haverá um futuro onde o individualismo não mais existirá ? vamos deixar de ser alienados e pensar por si próprio, vamos andar em um caminho de sociedade e não de egoismo e hipocrisia.

    ResponderExcluir
  49. Everton Tavares nº16 2ªA
    A ideia principal do filme Servidão Moderna, é nos alertar sobre os perigos do consumismo desenfreado que vivenciamos hoje, que acaba gerando escravos de um sistema politico-econômico que busca somente o lucro, sem se importar com as pessoas.
    Em todos os lugares podemos ver propagandas sobre os mais variados produtos, e sempre com aquela mesma ideia de "compre sempre mais", e ainda que não consigamos acompanhar o desenvolvimento tecnológico para ter sempre os produtos de ultima linha, a mídia nos obriga a compra-los simplesmente para fazermos parte do grupo dos que se consideram "na moda".
    O homem moderno, em busca dos bens de consumo, esquece que vivemos em uma sociedade, assim acaba passando por cima daqueles que são menos favorecidos.
    A má distribuição de renda também é um dos problemas criticado pelo filme,
    se fosse possível dividir toda a renda de todas as pessoas do mundo, quase todos os problemas sociais poderiam ser resolvidos. A fome, as doenças, a miséria, tudo oque tentamos combater hoje poderia ser resolvido se o ser humano fosse um pouco mais justo.
    Embora pesquisas comprovem que o numero de pessoas em extrema pobreza no mundo esteja diminuindo(ainda que lentamente), a quantidade de pessoas que vivem em miséria ainda é grande. Mas a culpa não é dessas pessoas, a culpa é do egoismo do ser humano, que apenas pensa em si mesmo, que consegue dominar o mundo, mas ao mesmo tempo destrui-lo.
    "QUE APROVEITA O HOMEM GANHAR O MUNDO INTEIRO E PERDER SUA PRÓPRIA ALMA?"

    ResponderExcluir
  50. CESB 2ºA aluno: Luiz Henrique Pereira Da Luz nº36
    No mundo em que vivemos somos um novo tipo de escravos não é preciso usar chicote mas apenas o desejo de consumo. Nós escolhemos no que vamos servir e servimos cada vez mais em um trabalho mais alienante com um único foco comprar cada vez mais e o problema é que pensamos que só seremos felizes se conseguirmos determinada mercadoria .
    Estamos destruindo o mundo por apenas notas de papel que nós mesmos o damos um significado. Não podemos mais ir em lugares sem “estas notas chamadas dinheiro” pois tudo tem é particular ou do Estado. Nos grandes centros urbanos sempre está mais barulhento e sujo nunca param de construir e cada vez mais poluindo o meio ambiente sem pensar nas consequências .
    Quando achamos um emprego é quando vamos começar a matar os desejos de consumo que ainda não se realizou quando nosso chefe faz a obrigação dele achamos que ele é bom mas você é apenas um objeto de lucro e se acaso não for um bom objeto sera demitido e não ganhara mais seu dinheiro para matar seus desejos.
    Estamos perdendo tempo de n Cada vez estamos ficando mais “viciados em consumir “ e muitos pensam apenas quando ficarem ‘’velhinhos’’ vão ser felizes indo viajar para seus lugares que sonham desde jovens em conhecer mas com seu tempo esgotado com seu emprego Mas muitos Não tem a oportunidade pois só percebem que foram escravos quando estão em um hospital a beira da morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E a frase do texto?

      Excluir
    2. Que época terrível esta, onde idiotas dirigem cegos.”
      William Shakespeare era para ser essa mas me esqueci de colocar no final

      Excluir
  51. CESB
    Patrick Lennon Antonelli Lanzarini nº41 2ªA
    “O que outrora se fazia por “amor a Deus” hoje se faz por amor ao dinheiro, isto é, daquilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado e de boa consciência.”
    Aurora, Nietzche
    Seria difícil um modo de mudança para a sociedade extremamente capitalista em que vivemos, pois desde que começamos a comprar algo estamos acostumados com ela, isso provém do sistema que organiza isso, manipulando todas as gerações. Quando crianças as pessoas aprendem a comprar algo, por mais simples que seja, assim entrando no processo capitalista, dando um sentido maior ao dinheiro.
    O sistema dominante conseguiu definir que o dinheiro é o maior valor, quem é mais rico tem mais poder, e quem tem mais dinheiro, são as próprias pessoas do sistema. O problema é que a maioria dominada aceita isso e serve aos “senhores” do poder.
    A sociedade poderia ser alterada quando ocorresse uma conscientização geral das pessoas, que entendessem que o “papel” só tem valor por que lhe é atribuído, isso seria um começo para conseguir tirar as pessoas do sistema dominante do poder. Quantas coisas poderiam ocorrer com isso, como curas de doenças, a fome poderia acabar. Mas repetindo, essa mudança seria difícil, pois o sistema está em tudo, e enquanto isso continuar a sociedade vai permanecer igual, a maioria das pessoas dominada e alienada e uma minoria no poder.

    ResponderExcluir
  52. CESB
    BRUNO PARIZOTTO N°09
    Nesse mundo capitalista em que vivemos, quem tem mais, pode mais. Um mundo em que as pessoas fazem de tudo por um pedaço de papel, e o tratam como um "Deus", um Deus que está, cada vez mais, levando a humanidade ao fundo do poço. Como já dizia Friedrich Nietzsche " o que outrora se fazia por "amor a Deus", hoje se faz por amor ao dinheiro, isto é, quilo que hoje confere o sentimento de poder mais elevado EA boa consciência."
    O escravo moderno, tratado no filme, somos nós, trabalhadores, que saímos todos os dias de nossas casas para trabalhar, construir o capital, e poder usufruir do que a sociedade impõe, como se fossem coisas essenciais para a sobrevivência do indivíduo. O escravo, não é escravo por opção, mas Pois é o que ele sabe fazer preciso sobreviver com certo padrão de vida na sociedade Consumista. Eles acham que ainda tem alguma solução possível, e mesmo assim não fazem nada para mudar isso. Cada vez mais vão cavando um buraco de onde não tem mais volta.

    ResponderExcluir
  53. CESB
    Anderson Taraciuk n°03 2A
    A servidão moderna é uma escravidão aceita pelas pessoas, voluntariamente. A alienação está presente na servidão moderna, de forma que os empregados são explorados e enganados e ainda escolhem para quem vão trabalhar.
    O escravo moderno acumula suas mercadorias em sua casa e, acaba comprando "coisas", sem necessidade, apenas porque a publicidade diz que aquela mercadoria o iria fazer feliz. No sistema em que vivemos, o capitalista, não é a demanda que condiciona a oferta, mas a demanda que determina a oferta, pois quanto mais se produz, mais se pode ofertar aos consumidores. De tempos em tempos, vão surgindo novas mercadorias, que se tornam necessárias e, essenciais para a vida, mas essas mercadorias, que são vendidas para a maioria das pessoas, fazem com que essas pessoas percam as relações com outras pessoas, e também servem para divulgar o que a classe dominante quer.
    A abundância alimentícia, faz com que as indústrias alimentícias modifiquem os alimentos que iremos ingerir, visando apenas o lucro, e não a qualidade do produto, uma consequência disso é a obesidade, que atinge pessoas que não se alimentam corretamente por causa da "correria" do dia-a-dia. O consumo ou o uso excessivo das mercadorias podem trazer problemas ambientais, tais como a poluição. E tudo isso visando apenas o lucro.
    Em uma empresa, os trabalhadores têm suas funções determinadas, para que a produtividade e o lucro aumentem. O sistema atual fez dos corpos dos indivíduos, uma mercadoria, um objeto de estudo. Para o sistema dominante, é importante transformar as crianças em pessoas estúpidas, para que elas não reflitam e critiquem a ideologia imposta pela classe dominante. Essa alienação ocorre com adultos, por meio de filmes, jogos, etc. "A televisão aliena aos que a vêm, e não aos que a fazem" (Patrick Poivre d'Arvor). Os que produzem as imagens (classe dominante), sabem o que realmente acontece e, só repassam para os escravos, o que lhes interessa.
    Portanto, o trabalho gera um ciclo vicioso, imposto pela classe dominante, onde o escravo só trabalha, se alimenta, dorme, assiste televisão ou faz algo relacionado ao entreterimento, não sobrando tempo para refletir e criticar o que a classe dominante está impondo sobre ele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obs: na linha número 12 e 13, segundo parágrafo, a frase escrita está errada, a correta seria:não é a demanda que condiciona a oferta, mas a oferta que condiciona a demanda.
      Ass: Anderson Taraciuk

      Excluir
    2. obs: é nas linha e 6 e 7
      ass:Anderson

      Excluir
  54. CESB
    Gabriel Zapotoski
    n° 18 2B - noturno
    O documentário relata o quanto somos dominados na sociedade contemporânea, extremamente influenciada pela mídia, deixando de lado nossas ideologias e muitas vezes o convívio social. Nos tomando assim ”Influenciados” evidentemente seremos escravos desse processo capitalista que domina o mundo, mudando nossa forma de pensar, tirando a capacidade de se conscientizar sobre a exploração a qual somos vitimas.
    Possivelmente nos livramos de inúmeras formas de escravidão e acabamos entrando em outras ainda mais perigosas a escravidão interior e do consumo e a do convívio humano. saímos da solidez dos tempos totalitários para o da modernização. A condição de nossas relações pode ser explicada pelo falo de não estarmos satisfeitos com os objetos ao nosso redor ou ate com nos mesmos, a insatisfação pessoal não deixa espaço para outro.
    Me coloco no texto como um simples individuo desse processo irracional que somos limitados a seguir assim como Willian Shakespeare ``Que época terrível essa onde idiotas dirigem cegos ´´

    ResponderExcluir
  55. CENM
    Aluno: David Calebe Cardoso Nº:10 Série:2ºano A

    Este video é muito interessante, pois retrata muito do nosso cotidiano, em relação ao nosso dia a dia. Eu achei muito importante esta frase relatada na Bíblia em Marcos 8:36 "Pois que aproveitaria ao homem ganhar todo o mundo, e perder a sua alma ?", bom essa frase tem alguns sentidos diversos, mas o empregado no video traz a idéia de que não é útil ter riquezas, (mansões, carro do ano, ter um salário que é maior do que de vários salários mínimos juntos, entre outra ostentação), se tu não for feliz, que provavelmente não serás sendo um componente da escravidão moderna.
    O ser humano não cai em si mesmo, que é um escravo moderno, pois ele não tem a coragem de ser dono do seu próprio negócio, pois assim terá seu próprio ganho, sem ser explorado, mas a sociedade para ter seu escravo amedronta seus escravos com o pensamentos de que eles não podem e não conseguem ter um impresa própria, por conta da chamada 'GANACIA' que inflige que a pessoa queira cada vez mais ter um lucro acentuado, (sem se ligar que esta atingindo muitas pessoas e até a natureza que esta em alerta) e quanto mais as pessoas vão sendo gananciosas mais elas ficam (cegas) escrava da sociedade.
    As pessoas tem de se conscientizar que só existe pessoas com tanto poder no mundo, por conta de todos nos que somos escravos deles em suas empresas, sem nos a classe baixa, que faz o trabalho da mão de obra, não haveria essa pessoas ricas de hoje, e sem elas não haveria muitas outras coisas ruim como o racismo, preconceito, a pobreza, os roubos governamentais entre outro, todos não seriam escravos da sociedade pois não teria a má influencia sobre nossos atos pois seriamos autodidatas de nossas próprias ações.

    ResponderExcluir
  56. O "escravo moderno" aceita tudo que lhe é imposto, antigamente os escravos viviam em jaulas sem conforto algum, com condições precárias, e atualmente o escravo moderno vive em "jaulas" pagas, com conforto, onde guardam suas mercadorias, ele vive para satisfazer seus desejos, suprir suas necessidades. Vivemos uma escravidão sem algemas e correntes, criada a partir do sistema capitalístico controlador, muitas vezes não percebemos isso, vimos no filme os meios encontrados por esse sistema para controlar e fazer os servos acreditarem que quem domina o mundo e tem poder é aquele que possui dinheiro, onde com o mesmo poderá obter coisas para seu sustento e necessidades e também outras coisas nem tão necessárias. O filme relata a diferença social imposta pelo mesmo sistema controlador, enquanto uma parte da população é obrigada a estar na pobreza, na miséria, muitas vezes passando fome, outra parte está aproveitando produtos industrializados, agroquímicos, aproveitando do bom e do melhor, como dizem. Achei interessante a citação de Antonin Artaud, onde ele diz: "Porque não é o homem, mas o mundo que se tornou um anormal", não temos culpa de ter nos tornado um escravo moderno, quem nos impõe isso é o próprio mundo em que vivemos, o próprio sistema. Minha opinião sobre o tema é que a população ainda não conhece o que está acontecendo, mas que quando abrir os olhos para tudo isso, será tarde demais. O sistema controlador já está muito avançado e a população não terá condições para se curar
    andre dalmass 2a n4

    ResponderExcluir
  57. CESB
    ALUNO:Lucas Maluf n:33 2A
    Capitulo X: A obediência como segunda natureza
    "De tanto obedecer, adquirimos reflexos de submissão"
    A questão é que na verdade o homem tornou-se um escravo moderno, não muito diferente de antigamente tornou-se submisso, pronto a atender qualquer tarefa que é dada a ele. Os padrões e qualidade de vida até pode ter mudado, mas continua em busca da liberdade, que agora é tornar-se uma pessoa rica, com muito dinheiro. Enquanto essa liberdade não chega o homem faz-se mais escravo: das dívidas, das condições precárias, não sendo bem remunerado.
    Com essa escravidão moderna, as pessoas nem notam, com a correria do dia a dia. São restringidas de liberdade, são sujeitos a fazer o que o patrão manda, e estão acostumado com isso, que apenas considera só como mais uma tarefa diária. Caso não o faça, ele é substituído por outra pessoa, é essa a visão dos patrões sobre o homem é como um objeto substutuível. Um sujeito desempregado é visto como um elemento que gera preconceito, visto como um fracasso sócio-ecônomico.

    ResponderExcluir
  58. CESB
    ALUNO:João Vitor Ribas
    Capítulo VII: O trabalho
    Trabalho, do latim tripalium, três paus, instrumento de tortura
    Na sociedade capitalista, as pessoas fazem uma busca incessante pelo dinheiro, e o principal meio para gerar esse bem precioso, é o trabalho. É tanto essa procura, que essa pessoas se submetem a fazer algo que elas não gostam, tudo isso é para conseguir dinheiro, este, convertido para bens materiais.
    Pessoas que voltam do emprego para casa reclamando do trabalho, mas dependem dele para sua própria sobrevivência. Sempre retornam do serviço, odiando a segunda- feira e não vêem a hora de chegar a sexta-feira, e tudo isso para conseguir dinheiro. Podemos ver que é tanta a fraqueza dos homens, capazes de se submeterem tão facilmente, não apenas como um meio de sobrevivência, mas também como algo que cada vez o homem cobiça o dinheiro.
    A sociedade moderna vivência um era de tecnologia que cada vez é mais frequente nas famílias, é um meio das pessoas se divertirem, se auto excluí da sociedade, tornando cada vez mais raro o contato social, retornando do emprego para casa, e direto para o celular. E é essa nova era, que inventa coisas para facilitar a vida das pessoas que cada vez mais se torna escravo do trabalho.

    ResponderExcluir
  59. aluna:Meyriellin katiane de lima 1 "C" n:44
    Modo de produçao comunitario primitivo:é que todos se ajudavam nos trabalhos e tambem tinham suas horas de lazer e aproveitavam todos juntos e o trabalho nao era escravista,o que eles produziam era destribuidos para todos que moravam ali tudo era de todos e não havia competiçoes.
    Modo de produçao escravista: é que eram escravos tinham que trabalhar muito e nao tinham folga tinham que trabalhar noite e dia e se fizessem algo de errado era punidos com castigos bem severos até mesmo crianças deviam trabalhar.
    Modo de produçao feudal:era dos senhores feudais que eles faziam com que os empregados fossem escravizados com a forma com que os patroes decidissem por eles,os camponeses trabalham em suas terras sao obrigados a dedicar parte da sua semana ao trabalho na cultura do senhor alem de doar parte da produçao.
    Modo de produçao capitalista:era onde os escravos tinham suas proprias terras mais tinham que trabalhar nas terras dos patroes gerando muito lucro que ficava para os patroes.
    Modo de produçao socialista: é um mundo onde todos querem que nao aja desigualdade onde todos trabalhem por si proprios sem serem escravisados.

    ResponderExcluir
  60. CESB
    Aluna: Claudiane Furlan 4ªFD nº06
    Resumo do filme A Servidão Moderna
    O filme é realmente uma forma de repensar a sociedade moderna, sendo de principal foco mostrar ao próprio escravo moderno o sistema em que vive.
    Primeiramente, temos o escravo moderno e o trabalho. A pergunta é, por que trabalhar? Temos muitas respostas, mas a mais comum é para possuir uma propriedade privada ou simplesmente, ter dinheiro. A questão que muitos não veem está por trás disso. Vivemos numa sociedade que valoriza muito o trabalho, já que é através dele que “tiramos o sustento e gloriamos o novo deus ‘dinheiro` ”. Mas, para o sistema, o trabalho é “esquecer-se da servidão, por causa do sonho de riqueza”, é através da alienação por meio de ideias impostas e convencendo-nos a sonhos que serão alcançados pela força do trabalho.
    Com isso, somos objetos do sistema, uma vez que devemos valorizar o trabalho, pois se não darmos o devido valor e submetermos a ele, seremos desempregados e assim, outros nos substituirão com sua mão-de-obra, e nos é roubado o sonho do dinheiro.
    Em seguida, temos a mulher, duas vezes escrava, já que seu corpo é usado como objeto em propagandas para alienação de massas, com intuito de vender, e de lucrar.
    “Produza, venda, consuma, acumula”. Em terceiro lugar, onde vai parar todo o lixo que jogamos fora todos os dias? Sabemos a resposta e de todos os danos que ela produz, mas mesmo assim insistimos no consumismo e destruímos cada vez mais este planeta que depende de nós humanos, os únicos responsáveis por tanta desgraça, como secas, terremotos, destruição da natureza, extinção de animais, aquecimento global, etc.
    A mídia, tem importante papel em tudo que pensamos e por grande parte de nossa alienação. Ela nos transmite apenas o que determina que podemos ver, ficando oculta toda a desgraça por trás da felicidade dos programas como de humor, e jogos de futebol, já que nos trazem a ilusão de estarmos felizes, e faz o escravo moderno esquecer de todos os problemas para servir e dar audiência.
    Conclui-se que tudo que fazemos já nos é determinado e que somos alienados o suficiente para não vermos o sistema mercantil totalitário em que vivemos, ou simplesmente fingir que ele não existe, uma vez ocupados trabalhando em busca do “deus dinheiro”.

    ResponderExcluir
  61. Aluna : Cleice Keli De Bastiani
    N°08
    4°Formação de docentes.      
        Servidão Moderna

    O filme aborda uma extensão de temas que eu poderia citar . Mas vou tentar abranger os assuntos principais.
    Iniciarei falando sobre essa nossa sociedade capitalista, onde encontramos a divisão de classes entre os burgueses e os proletários.
    As pessoas já nascem com o intuito de conseguir dinheiro , na expectativa de, que se ter capital, terá a tão desejada liberdade.
    O escravo moderno (trabalhadores,consumidores) ,acaba deixando Deus e suas religiões para um segundo plano , colocando à frente em primeiro lugar o dinheiro, ou seja ,  tendo a vida voltada para ganhar dinheiro . Não levando em conta, que é apenas um simples papel e número.
    Esta busca constante por dinheiro, só garantiu aos escravos modernos à possibilidade da propriedade privada.
    De tantos problemas que enfrentamos diariamente, o escravo moderno desiste de querer mudanças e acredita não ter mais alternativas para solucionar .
    Através desta alienação, que os mais poderosos acabam dominando à sociedade.
    Tem várias as formas de dominar às pessoas,  os principais são a televisão e aparelhos de celular.
    A partir das propagandas , a mídia idealiza uma vida perfeita, sem nenhum problema , onde o escravo moderno fica constantemente querendo seguir o mesmo padrão. Por exemplo :usa-se muito a mulher como objeto , em que para a mulher ser bela ,necessita ser magra ;ter um corpo definido ,etc. Sem necessariamente levar em conta o caráter da pessoa ,que é o maos importante.
    Outra fato, é que na atualidade , muitas imagens sem mérito, são vistas como arte. O intuito do marketing é apenas em impor para as pessoas idéias de vida e que cada vez mais elas consumam. Estas mídias compram silêncio dos escravos modernos , usando dos sentimentos , com programas que façam o público rir e chorar em tudo o que assistam . Incentivando a sociedade cada vez mais querer produzir , vender , consumir e acumular.
    Os escravos modernos são dominados por várias formas de poder. Este poder que exclui as pessoas e que muitos querem possuir. Mas este poder não deve ser conquistado, mas sim destruido. Para que desta forma ,as pessoas vivessem em uma sociedade igualitária.
    O poder existente hoje em dia,  está nas mãos dos políticos,  perante a sociedade, todos estão em partidos políticos pluralistas, onde brigam contra os adversários. Mas , por trás , todos são aliados como um partido único, ganhando dinheiro através do trabalho da população.
    Conclui-se, que para mudar nossa sociedade, devemos parar de colocar a culpa no próximo e começar à mudança por nós mesmos, parando de acreditar em tudo o que é imposto nas mídias, escolhendo com consciência nossos representantes e acima de tudo , tentar deixar a alienação de lado  e seguir por nós mesmos a vida.

    ResponderExcluir
  62. Aluna: Raiane Natali dos Anjos Correa n°19 4°Formação de Docentes
    Servidão Moderna
    A servidão voluntária manifesta-se diariamente a nossa volta, e a partir de sociólogos como Sigmunt Bauman, "abrimos os olhos" para os grilhões claramente metafóricos que prendem nossas mentes e por consequência as ações que realizamos e/ou deixamos de realizar.
    O capitalismo superficial é extremamente atraente, o amor ao dinheiro parece correto e inofencivo, porém, "em baixo dos panos" os danos (ambiental e social) são irreparáveis. Este sistema é uma das inúmeras prisões que encontramos pelo mundo, e ele leva a outro problema indiscutivelmente escravista: o consumismo. Ele passa aos indivíduos a falsa impressão de necessidade, de que determinado produto ou serviço é indispensável, para que não seja necessário fazer esforço ou ainda para que se conquiste um "status" perante a sociedade.
    Como podemos perceber, há uma ligação entre todas as "cadeias" e mais um elo nesta corrente é a alienação. A mídia impõe conceitos e a população acata como única forma de verdade, sem conhecer o contexto no qual estão realmente inseridos.
    Muitas mudanças devem ser feitas, e não devemos ter como verdade frases como "os fins justificam os meios" pois está claro que "o homem é o lobo do homem" e somente ele pode reverter os seus erros e construir um futuro sem algemas.

    ResponderExcluir
  63. Aluna: Maria Luiza Nunes N 15
    4 formação de docentes
    SERVIDÃO MODERNA
    Portanto o filme relata referente, a servidão moderna como algo voluntário pelo fato que a servidão seja aceita pelo mundo onde vivemos. Onde os seres humanos se tornam escravos de sua própria opinião formada pela manipulação de outros indivíduos. As pessoas estão de olhos fechados para a sociedade pois não consegue perceber o que está acontecendo em volta de si mesma.
    Porém apesar de tantas dificuldades que enfrentamos diariamente o escravo moderno desiste de querer mudança pois não acreditam em alguma forma de solucionar os problemas.
    Como citado acima as pessoas são seres alienados tanto através de jornais, propagandas...com isso os sujeitos não possuem sua própria opinião e acabam levando em conta o que a mídia oferece.

    ResponderExcluir
  64. ALUNA: Thalia Pilantir Alves N°21
    4° Formação de Docente

    Servidão moderna:
    O vídeo relata a escravidão vivida pela população atual, a qual, foi criada com o tempo. Uma servidão criada a partir do sistema capitalista controlador, o qual, tem como principal objetivo mostrar quem domina é quem tem dinheiro.
    O vídeo mostra também a diferença social que é imposta pela classe dominante “ sistema controlador”, onde uns tem coisas em abundância, outros não possuem nada e por trás disso há desigualdade social, sofrimento e humilhação.
    O escravo moderno é muito alienado á mídia, ela impõe o que a gente deve possuir e para você ter um “status” você tem que ter dinheiro e consumir tudo o que está na moda. Há muitas formas de dominação um exemplo é a televisão, onde eles só passam o que querem que a gente assista e não mostram a real situação. E para distorcer isso vem as propagandas, as novelas e o futebol. E acabamos por acreditar que estamos felizes com os problemas atuais.
    Pode ser concluir, que somos alienados e não vamos atrás de meios para melhorar essa escravidão, devemos parar de colocar a culpa nos outros e irmos a luta pois a mudança deve começar por nós mesmo.

    ResponderExcluir
  65. ALUNA: Bruna Lypczinski nº3
    4 Formação de Docentes- CESB
    "Que época terrível é essa onde idiotas dirigem cegos."- William Shakespeare
    O vídeo "A Servidão Moderna" tem o objetivo de abrir nossos olhos para o Sistema Mercantil Totalitário que dominou nosso planeta.
    Mostra a maneira como estamos sendo escravizados sem que percebamos isso. Esse sistema nos aprisiona e nos aliena, transforma tudo e todos em uma simples mercadoria.
    Somos programados desde a infância para o consumo. Trabalhamos incansavelmente para obter os produtos que a mídia nos apresenta todos os dias quando chegamos em casa e ligamos a televisão. Até os momentos de lazer são planejados para que nós, escravos modernos, permaneçamos em silêncio perante a vida medíocre que levamos e a sociedade escravista que nos cerca.
    Não é preciso muito para perceber todos os malefícios desse modelo atual. Cabe a nós acabar com esse sistema maléfico e opressor, para buscar uma nova forma de organização social. Porém, o poder por ser tirano por natureza não deve ser tomado, mas sim, destruído.
    Para que aja uma verdadeira revolução é necessário que todos os escravos tomem consciência de sua condição e se unam frente à uma subjetividade comum. Enquanto isso não acontece, permanecemos escravizados pelo poder.

    ResponderExcluir
  66. ALUNA: Alessandra Gonçalves Pelantir N1
    4 Formação de Docentes- CESB
    O filme a “servidão moderna” faz nos refletir, o quanto somos cegos e escravistas pelo consumo.
    E sendo alienados desde a infância.
    Vivemos sobre influencias ao nosso redor, e algumas das várias formas de dominar os seres humanos, estão nas televisões, jornais, meios de comunicações, entre outros. A partir das propagandas a mídia idealiza uma vida perfeita, onde devemos trabalhar, trabalhar, e consumir cada vez mais, e nos dando a ideia falsa de que seremos mais felizes.
    Porém, observa-se uma mercadoria que não serve para trazer felicidade, mas para gerar um status. Em meio as várias formas de poder, os escravos modernos, acabam excluindo ainda aqueles que não tem condição nenhuma de comprar. E acaba sendo criticado e visto de forma diferente por ambos.
    Conclui-se que tem uma série de mudanças, e que devemos começar por nos mesmo, não tendo medo de ser criticado por ser diferente, e buscando sua própria felicidade.

    ResponderExcluir
  67. Aluna: Gabriela Fell N°11
    4°Formação de Docentes

    Pode-se afirmar que, devido ao complexo de consumismo determinado pelas mídias de massa, em especial as emissoras de televisão. Segundo Patrick Poivre d’Arvor “A televisão aliena aos que a vêm, e não aos que a fazem.” Portanto a grande maioria da população se encontra no estado de escravo voluntário, com uma capacidade critica parva ou até mesmo inexistente.
    Em consequência disso, nota-se que torna-los ignorantes e sem poder de reflexão foi uma necessidade do sistema dominante, para que o mesmo pudesse sufocar a liberdade de pensar e de viver do povo, e assim difundir a sua ideologia mercante, ocupando ao mesmo tempo todo os espaço e todos os setores da vida reduzindo todas as relações humanas a essa mísera condição alienante de consumo tornando todo o planeta uma simples moeda de troca.
    Ainda convém lembrar, que o aumento desenfreado das necessidades irreais e a indução de modelos de vida ditados pelas propagandas, são o principal mecanismos de sustentação da Servidão Mordena. Porém, há quem fuja desses padrões, buscando a todo momento a emancipação acabam por atrair uma atenção indesejável dese sistema, sofrendo com as diversas formas de repressão.
    Portanto é imprescindível que todos se conscientizem de que o poder é tirano por natureza, independente de quem o esteja exercendo. A única diferença da democracia parlamentar é que nós os escravos, temos a ilusão de que através do nosso voto podemos escolher quem terá dominio sobre todos. A destruição da sociedade mercantil totalitária é uma necessidade absoluta num mundo que já está condenado. Estando o poder em todos os lados,cercando-nos, então é por todas as partes e a todo momento que devemos combatê-lo.
    “O poder não é para ser conquistado, ele tem que ser destruído.”

    ResponderExcluir
  68. Jaine Monteiro 4° Formação de Docentes
    No pequeno filme podemos perceber que a alienação nos toma conta. Que desde quando novos estamos em um mundo onde nos coloca regras que devemos cumprir para sermos aceitos, assim seguimos para estarmos em um padrão. Status nos torna escravos da modernidade para ser aceitos pela sociedade, sabemos que é errado mas não mudamos pois nos sentimos bem em um círculo onde todos são alienados. Para que isso mude deve começar de nós , ou seja, cada um por sim não devemos esperar alguém mudar e sim você começar. A tua opinião própria sem alienação te levará mais longe que muitas onde todas são seguidas de padrões. Dessa maneira deixaremos de ser escravos da sociedade e de nós mesmos onde nos deixamos levar por algo que passa na televisão, internet e redes sociais.

    ResponderExcluir
  69. ALUNO: Michael Rabello
    SERIE: 4ºFormação de docentes

    A servidão moderna é uma escravidão voluntária onde não há o chicote, mas há o desejo do consumo, pois samos pessoas alienadas e compramos mercadorias que nos mesmos escravizamos. Nos hoje em dia nos deixamos ser manipulados, quando escolhemos um governante um emprego, isso só acontece por que nos mostramos satisfeitos com tudo o que foi falado anteriormente. Mas o pior não é isso e sim acharmos que estamos lutando pela nossa "liberdade".


    Muitos de nós somos escravos de redes sociais, somos para mostrar, mostramos para existir, existimos para fotografar e colocar nas redes sociais, e o número de curtidas atingidos é o nosso combustível para prosseguir.

    Concluo então que hoje em dia em nossa sociedade todos somos escravos de alguma maneira ou de outra e por mais que tentamos ser livres sempre estaremos presos por algo que nos mesmos deseixamos.


    ResponderExcluir
  70. Aluna:Rayane pereira N:20
    Cesb 4°formação de docentes

    O mundo está cada vez mais sendo destruído pelo ser humano , a maioria pensa somente em ter dinheiro e destruir a natureza, antes não podíamos escolher e muito menos ter opiniões próprias e agora que podemos escolher, podemos ver que o dinheiro fala mais alto do que qualquer coisa. A corrupção está presente em quase todos esses meios de adquirir poder e como somos escravos desse capitalismo que dominou o mundo . Se tornemos escravos da nossa própria opinião, sonos pessoas alienadas, através dos jornais , televisão , pois não passam verdades , ela impõe o que devemos e podemos ver ..

    ResponderExcluir
  71. Aluna:Carla Raiane Batista 4°F.D
    A servidão moderna é uma escravidão voluntária, consentida pela multidão de escravos que se arrastam pela face da terra. Eles mesmos compram as mercadorias que os escravizam cada vez mais. Eles mesmos procuram um trabalho cada vez mais alienante que lhes é dado, se demonstram estar suficientemente domados. A escolha do explorador quem deverão servir para que isso acontecesse, foi necessário tirar desta classe a consciência de sua exploração e de sua alienação. Ficando assim o raciocino do quanto estranho é a modernidade da nossa época. O reverso dos escravos da antiguidade, aos servos da Idade média e aos operários das primeiras revoluções industriais, o curta demonstra que estamos hoje em dia frente a uma classe totalmente escravizada, pessoas que são manipuláveis por todo tipo de veículos de comunicação, que traz o entretenimento para amenizar e maquiar a verdadeira face da realidade. Sendo ignorado o que deveria ser a única e legítima reação dos explorados. O documentario traz as minorias que reagem a este estilo de vida inaceitável da exploração humana e de recursos naturais para fins de obtenção de capital. A mensagem do curta seria até que ponto estamos sendo manipulados, fingimos não ver o obvio, deixamos o lado humano social e mergulhamos no individualismo na cobiça por ascensão materialista nos tornando cegos diante de uma situação exploradora que o capitalismo selvagem traz, sendo as pessoas passivas diante desse modelo de economia.

    ResponderExcluir
  72. CESB
    Aluno: Cleberson Breno Caldas de O.
    Série: 4º F.D
    o filme quer passar que somos escravos e tenta abrir nossos olhos nesse mundo capitalista e mercantil, não enxergamos ou muitas vezes não queremos enxergar o que nós é imposto apenas aceitamos e deixamos levar pela alienação. Nós mesmos nos escravizamos quando achamos que consumir acabaria com nossos problemas, mas fica cada vez mais claro que é apenas uma ilusão de saciedade, afinal não há bem algum ao sermos explorados. A pessoa trabalha insaciavelmente para conseguir o seu dinheiro e é manipulada a gastar mais, e com os objetos comprados ele mesmo se escraviza.
    As pessoas vão em busca do que querem porque viu em uma propaganda ou algo do tipo e dão ouvido a mídia, e não ao que elas realmente necessitam. A diferença dos escravos de antigamente para os escravos modernos é que antes era feito rebeliões para que algo mudasse e hoje apenas aceitamos não fazendo nada para mudar

    ResponderExcluir
  73. CESB
    Aluna:Ana Caroline De Souza
    Série: 4°F.D
    Servidão Moderna.
    A servidão moderna nada mas é que uma escravidão por vontade nossa. Atualmente nos somos "escravos modernos", pois fazemos parte do processo capitalista, vivemos neste mundo alienante do consumo. Onde entramos em um ciclo: Trabalhar e consumir, o que mais chama atenção e que não percebemos que somos "escravos modernos/consumistas", quanto mais temos mais queremos ter.Portanto tomemos consciência de nossas atitudes, nos somos o futuro do no país. Mas para isso deveremos pensar mais sobre nossos atos e atitudes, vamos ser pessoas mais pensantes.

    ResponderExcluir